Por Roberto Kuppê (*)

Tiro no escuro?

Bolsonaro, Marcos Rocha, Cloroquina, anti-vacina chinesa e Trump! São cinco apostas do candidato a prefeito de Porto Velho, Breno Mendes (Avante). Quer queiram ou não os adversários, BM conseguiu chamar a atenção ao associar o nome dele à essas figuras políticas e à cloroquina. Se isso foi um tiro certo, só saberemos no dia 15 de novembro, ou seja, daqui a uma semana e meia. Uma possível ascensão de Mendes nas pesquisas acende o sinal de alerta no bunker de Hildon Chaves (PSDB). Além de Breno Mendes, o candidato Vinícius Miguel (Cidadania) avança sobre o ninho tucano, ameaçando destronar HC do cargo.

Injusto

Breno Mendes foi injusto com a bancada federal de Rondônia, taxando-os de traidores. Não são traidores. A maioria está com Bolsonaro. A maioria não se manifesta contra as atrocidades praticadas pelo despresidente.

Mrs Cloroquíneos

Na “live” do governador de RO, Marcos Rocha (sem partido) com Breno Mendes (Avante), ambos defenderam com ênfase a cloroquina. Inclusive ambos disseram que tomaram. E ambos são contra a vacina chinesa. Apesar da morte de mais de 160 mil pessoas, a Covid-19 que, além de enriquecer empresários e políticos, entrou na campanha política municipal. Mórbido.

Trump X Biden

A disputa entre a direita e a direita (isso mesmo!) nos Estados Unidos está no Brasil e se transformou na direita contra a esquerda. Quem é bolsonarista é Trump. Quem é esquerdista é Biden. Lembrando que tanto Trump quanto Biden são de direita e ambos são belicistas.

Vinícius Miguel

O Joe Biden tupiniquin, Vinícius Miguel (Cidadania), está correndo as periferias e distritos de Porto Velho, onde estão o grosso dos votos. Está sendo bem aceito nas comunidades mais carentes de serviços públicos. VM obteve 70 mil votos na Capital em 2018, na eleição para governador. Se repetir, estará no segundo turno.

A melhor candidata

Não à toa que é a candidata deste colunista em 15 de novembro. A mais completa candidata a vereadora por Porto Velho, em se tratando de propostas é, sem dúvida alguma, Luciana Oliveira (PT). Jornalista, ativista, ganhou a simpatia da maioria dos formadores de opinião pela luta em prol da democracia, pela defesa dos mais pobres, pelos gestos humanitários. Recentemente, ganhou uma ação proposta por um Doutor da Universidade Federal de Rondônia. O Doutor ofendeu os muçulmanos e Luciana se doeu por considerar quer todos devem professar livremente suas crenças religiosas. Disse o Doutor: “Muçulmano é a desgraça que assola a humanidade… seus mandamentos são: matar infiéis, tomar suas esposas e tomar suas propriedades… então se declaram guerra… merecem o perdão divino no além… E bala na cara dos homens de boa fé…”. Luciana festejou: “Estou muito feliz porque meu jornalismo cumpriu sua finalidade, dar voz a um grupo social  injustamente  associado ao terrorismo. Não pratico o islamismo, mas combato a intolerância religiosa e o racismo como forma de construir uma sociedade mais humana e justa”, destacou Luciana Oliveira após o encerramento do julgamento”.

Estupro culposo

Pegou super hiper mal o julgamento e a absolvição de um estuprador branco, rico e bem relacionado. Na foto ao lado, o quarteto da inquisição: brancos, ricos e nenhuma mulher na defesa, apenas Mariana Ferrer, a vítima. “Este é mais um dos inúmeros casos em que, em vez de ser acolhida em seu sofrimento, a vítima passa a ser acusada, pelo simples fato de ser mulher. É uma demonstração de machismo, preconceito, discriminação e poder masculino, que não pode ser aceito como normal. A sociedade precisa, urgentemente, enfrentar todos os tipos de violência que afetam as mulheres”, postou o candidato a prefeito de Porto Velho, Ramon Cujuí (PT). E, apesar deste quarteto ser de direita e bolsonarista, foi unanimidade a indignação. Até partidos da direita protestaram. E por falar em protestos, hoje, em Brasília, às 19 horas, haverá manifestação em frente ao STF.

Relembrando

Um jovem negro foi preso durante uma manifestação portando uma garrinha de Pinho Sol. A ele não foi dado o benefício da dúvida e condenaram por entender que era um terrorista.

Confúcio Moura

Os senadores repudiaram, nesta terça-feira (3), a decisão da Justiça de Santa Catarina que absolveu o agressor de um crime de estupro, com a argumentação da defesa de que foi cometido um “estupro culposo”, sem a intenção do crime, mesmo com a vítima dopada e em estado inconsciente.  A informação é do senador Confúcio Moura (MDB-RO).

 

Parabéns, Dr. Welison

O candidato a prefeito de Nova Mamoré, Dr. Welison (PDT), é um dos poucos candidatos que têm a coragem de falar em cultura, em terras onde só se falam em agricultura, pecuária e indústria. Ele entende que sem cultura não há educação. E sem educação não há desenvolvimento, crescimento. Por isso ele fez questão de gravar um programa na praça principal de Nova Mamoré para exaltar a cultura como parte de seu programa de governo. De origem humilde, Dr. Welison lembrou de sua infância pobre no banco da pracinha da cidade. Foi ali que ele sonhou que um dia iria mudar a vida dele e a de outras pessoas. Como candidato a prefeito, ele está quase conseguindo. “A educação é a base para uma boa vida, boas oportunidades. É a chave para a diminuição da criminalidade, da diminuição da pobreza, da ignorância… A educação é o que faz o homem ser mais e ser melhor sempre! Se você permitir uma criança a sonhar com um futuro melhor, ela poderá fazer coisas incríveis quando se tornar um homem. Assim como fez meu pai, eu quero dar a oportunidade da educação de excelência aos pequenos de Nova Mamoré e dos distritos, pois, serão eles o futuro da nossa região. Eles quem trarão as riquezas no futuro. Só depende de oportunidade”, disse Dr Welison.

No Rio, é a Benedita!!!

Parece que a cidade Maravilhosa vai dar um exemplo ao Brasil. Aleluia. Antes tarde do que nunca. Negra, mulher e evangélica! A candidata a prefeita do Rio, Benedita da Silva (PT) encostou em Marcelo Crivella (Republicanos). Está em segundo nas pesquisas. A Coluna do RK está na torcida.

Nomes de candidatos vereador Porto Velho

A coluna informa o nome de alguns bons candidatos a vereadores de Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Barbosinha (PL), Joelson (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Tiago Lins (Cidadania), Cris Cézar (PSD), Bosco da Federal (PTB), Anísio Gorayeb (PSB), Arnaldo Buiú (PSD), Arimar Sá (Republicanos), Antônio Sávio (PDT), Cliver Heron (PV), Daiana Huff (MDB), Dr. Samir Coimbra (Avante), Luciana Oliveira (PT), Hérika Fontenele (PL), Fernando do Sintero (PT), Francimar Simão (PT), Geraldo Lima (PT), Giovana Barros (PT), Itamar (PT), Itamar Gurgel (DEM), José Ironildo (PT), Moisés Ribeiro (PT), Professor Garivaldo (PT), Raimundo Nonato da CUT (PT), Ricca San (PT), Renata Evans (Cidadania), Silvia Sadeck Soares (Republicanos), William Homem do Tempo (Podemos), Rosa Negra (PT), Paula Vlasak (PT), Chicão Santos (PSB), Chiquinho do Sintax (Avante), Marisa Amorim (PL), e Chiquinho do PT (PT).

Guajará-Mirim

A candidata a prefeita de Guajará-Mirim  pelo PV, Dra. Taíssa, está bem e pode surpreender. Também pudera. Com um cabo eleitoral como o candidato a vereador João Kinho da Barbearia (PV), é fácil. Joãozinho está bem nas pesquisas e poderá se eleger vereador. Estamos na torcida.

 

 

 

Guajará-Mirim 2

E por falar em mulher e Guajará-Mirim, não podemos deixar de lembrar da nossa candidata a prefeita, Profa. Lílian (PT). Veja aqui a prposta dela para a educação:👇

Nesse período delicado de pandemia e na pós-pandemia, utilizaremos as tecnologias de informação, para aprimoramento da aprendizagem, respeitando rigorosamente as medidas sanitárias; tomando todos os cuidados para proteger e dar segurança aos professore e alunos;
– Vamos fortalecer os Conselhos Escolares para participar das decisões da Escola;
– Daremos atenção especial ao Conselho Municipal de Educação, que será nosso principal parceiro;
– Quanto às crianças com deficiência e transtornos globais do desenvolvimento, vamos assegurar o atendimento especializado, fortalecendo o Centro de Atendimento Multidisciplinar, o Centrinho;
– Se Deus quiser, quando essa pandemia passar, vamos tornar o espaço da escola disponível para atividades de esporte, cultura e lazer para a comunidade, inclusive nas Escolas da Área Rural.
– buscaremos parcerias com o IFRO, a UNIR e outras instituições de ensino.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments