22 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 19, 2022
spot_img

Coluna do RK-Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê (*)

Vinícius prefeito

A menos que Hildon Chaves (PSDB) vença no primeiro turno ou que tirem Vinícius Miguel (Cidadania) do segundo turno, o jovem advogado e professor da Unir poderá ser o próximo prefeito de Porto Velho. É o que dizem os números do Ibope divulgado ontem. Este resultado do Ibope já era esperado: Hildon Chaves (PSDB), 23%,  Vinicius Miguel (Cidadania), com 12%; Cristiane Lopes (Progressistas), 9%; Dr. Breno Mendes (Avante), 7%; Lindomar Garçon (Republicanos), 6%; Coronel Ronaldo Flores (Solidariedade), 5%; Williames Pimentel (MDB), 4%; Sargento Eyder Brasil (PSL), 3%; e Leonel Bertolin (PTB), Pimenta de Rondônia (PSOL), Ramon Cujuí (PT) e Samuel Costa (PCdoB), com 1% cada um.

Vinícius prefeito 2

As eleições ocorrerão exatamente daqui a um mês, em 15 de novembro. Até lá o atual prefeito Hildon Chaves não dormirá sossegado, sabendo que terá uma sombra lhe perseguindo. Por outro lado, Vinícius Miguel terá 13 sombras no seu encalço, pela oportunidade de disputar o segundo turno. Alguns candidatos, porém, terão que rever suas estratégias de campanha. Muita água há de rolar por debaixo da ponte do rio Madeira.

Garçom +rejeitado

A pesquisa Ibope também perguntou em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum: 49% citaram Lindomar Garçon. Outros 34% falaram o nome de Hildon Chaves. Depois, aparecem, Williames Pimentel (26%), Pimenta de Rondônia (25%) e Cristiane Lopes (18%). Em segundo na pesquisa, Vinícius Miguel tem a menor rejeição.

Não a bolsonaristas

A pesquisa revela que candidatos declaradamente bolsonaristas não estão sendo bem cotados. Nem os de esquerda, tampouco. Porto Velho rechaça também os candidatos apoiados pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (sem partido). Eleitores estão cautelosos, doravante, após o fracasso do governo Bolsonaro.

Haja fake news

Enquanto isso a turma do fake news está a postos, espalhando suas mentiras contra candidatos A ou B. Certamente, após o Ibope, Vinícius Miguel será o que mais vai sofrer. Mas, cuidado ao “baterem” em VM. Pode surtir efeito contrário.

Hérika deferida

A candidata a vereadora Hérika Fontenele (PL) já pode respirar aliviada. O TRE acaba de deferir a candidatura dela, após pedido de impugnação por suposta reprovação de contas pelo TCU. O autor da denúncia aduziu que a pretensa candidata ao cargo de vereadora, teve contas reprovadas pelo TCU, quando atuou como Secretária de Saúde no período de 12/03/2001 a 09/12/2002, no Município de Machadinho do Oeste. Na ocasião ela pagou multa e está quites com a justiça.

Cultura & Economia criativa

Em live na última terça feira, o candidato a vereador do MDB Dabson Bueno expôs suas propostas para a área cultural do município de Porto Velho. No evento, o candidato detalhou de que forma pretende legislar para que o ambiente cultural ganhe dinamismo, tenha apoio do poder público e gere ganhos para os artistas, tornando um setor importante da economia do município. “Fortalecer o órgão de cultura, criar um calendário permanente e setorizado (artesanato, artes plásticas, música, teatro, etc.) e oferecer microcrédito em condições adequadas são instrumentos importantes para fortalecer a agenda cultural e estimular os nossos talentos”, diz Dabson Bueno.

Amazônia

A destruição da Amazônica causará um impacto altamente negativo para a economia, mas três setores correm grandes riscos: o agronegócio, o transporte fluvial e as hidrelétricas. Todos têm em comum a sustentabilidade das suas atividades diretamente ligadas à abundância de água. Os prejuízos já podem ser sentidos, com as secas enfrentadas por diversos estados brasileiros, as mudanças climáticas, o desmatamento crescente e os incêndios mais numerosos e intensos dos últimos anos.

Nomes de candidatos vereador Porto Velho

A coluna informa o nome de alguns bons candidatos a vereadores de Porto Velho: Dabson Bueno (MDB), Barbosinha (PL), Joelson (PCdoB), Sid Orleans (Cidadania), Tiago Lins (Cidadania), Cris Cézar (PSD), Bosco da Federal (PTB), Anísio Gorayeb (PSB), Arnaldo Buiú (PSD), Arimar Sá (Republicanos), Antônio Sávio (PDT), Cliver Heron (PV), Daiana Huff (MDB), Dr. Samir Coimbra (Avante), Luciana Oliveira (PT), Hérika Fontenele (PL), Fernando do Sintero (PT), Francimar Simão (PT), Geraldo Lima (PT), Giovana Barros (PT), Itamar (PT), Itamar Gurgel (DEM), José Ironildo (PT), Moisés Ribeiro (PT), Professor Garivaldo (PT), Raimundo Nonato da CUT (PT), Ricca San (PT), Renata Evans (Cidadania), Silvia Sadeck Soares (Republicanos), William Homem do Tempo (Podemos), Rosa Negra (PT), Paula Vlasak (PT), Chicão Santos (PSB), Chiquinho do Sintax (Avante),  e Chiquinho do PT (PT).

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,440FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -Governo de Rondônia

Latest Articles