COLUNA DO RK-BASTIDORES DA POLÍTICA NACIONAL E REGIONAL

0
307

Por Roberto Kuppê (*)

                                Covid e as eleições 2020

Dois pré-candidatos à prefeitura de Porto Velho, pegaram a Covid-19. O primeiro foi o jovem advogado, professor e ativista Vinícius Miguel (Cidadania). O outro, o ex-secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel (MDB). Vinícius já se recuperou. Já Pimentel, está quase pronto para a disputa interna no partido pela indicação de candidato. O outro emedebista que também vai postular a indicação é o ex-secretário de Planejamento, George Braga. Falando no vírus, o Covid-19 pegou também o atual secretário da Saúde, Fernando Máximo (Patriotas).

                                 Consórcio da morte

O número de casos confirmados de Covid-19 no Brasil subiu para 1.719.660, indica o boletim das 8h desta quinta-feira, 9 de julho, do consórcio de veículos de imprensa formado por O GLOBO, Extra, G1, Folha de S.Paulo, UOL e O Estado de S. Paulo. Os números são consolidados a partir das secretarias estaduais de Saúde. O total de óbitos é de 68.089. Nesse ritmo, a coluna prevê que teremos 100 mil mortes até 31 de julho. Faltam “só” 32 mil.

                                           Nova Mamoré

Professor Claudionor, prefeito de Nova Mamoré

Repercutiu nacionalmente a reportagem do Mais RO, intitulada “É pauta para o Fantástico: como o prefeito de Nova Mamoré não fechou a cidade que teve apenas 5 óbitos”. Professor, simples, mora de aluguel, Claudionor Leme da Rocha (PDT), 43 anos, só fechou a cidade nos primeiros 30 dias da pandemia, entre março e abril, mas que após esse período o município continuou absolutamente tudo funcionando, enquanto o estado se fechava por conta da Covid-19. Claudionor simplesmente fez a coisa certa na hora certa. O telefone dele congestionou tanto ontem, que teve que desligar se não não trabalhava. Veja link da matéria no final da coluna.

                                     Nova Mamoré 2

Apesar do número pequeno de mortes, o município ainda é o nono em casos confirmados por 10 mil habitantes, 91. A explicação é que Nova Mamoré tem apenas 32 mil habitantes. Ji-Paraná, por exemplo, tem 132 mil habitantes e 42 casos por 10 mil habitantes.

                                  Confúcio X Covid-19

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) apresentou na segunda-feira (06), no Plenário do Senado, o Projeto de Lei n° 3669, de 2020 para tornar obrigatória a divulgação diária, pela internet, em site eletrônico, dados referentes ao combate da Covid-19. A proposição altera a Lei no 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. A proposta do parlamentar é para que sejam divulgados, diariamente, até às 20h, no Diário Oficial da União (DOU), resguardando o direito ao sigilo das informações pessoais das seguintes informações: quantitativo de casos confirmados, recuperados, suspeitos, em investigação e de óbitos, números de leitos ocupados e disponíveis, dos equipamentos adquiridos e em uso, bem como das despesas realizadas, inclusive, valores dos equipamentos doados ou transferidos por entes estatais e privados, entre outros dados. De acordo com o senador, a matéria visa aperfeiçoar a recente lei que trata a respeito das medidas para enfrentamento da pandemia.

                                          PT de Rondônia

Ramon Cujui é presidente do diretório municipal de Porto Velho

O PT confirmou em reunião virtual no último domingo, o nome do professor, funcionário público e bacharel em Direito, Ramon Cujuí, 50, para a prefeitura de Porto Velho. O PT homologou também os nomes de 27 candidatos a vereador, sendo sete mulheres. Nestas eleições o PT terá presença em 82,69% dos municípios, sendo 18 candidaturas próprias. Em Porto Velho, o PT deverá fechar o cargo de vice com o PSOL. Em Ji-Paraná o PT lançará a vereadora Cláudia de Jesus para a prefeitura. Já em Guajará-Mirim, a professora Lílian.

 

 

                                          Fábio Marques

Por falar em Guajará-Mirim, o jornalista mais amado e odiado da Pérola do Mamoré, Fábio Marques, vai sair a vereador pelo PDT, partido aoqual é filiado desde 1990. “Cansei de ser coadjuvante”. Ele quer emprestar a experiência dele à Câmara de Vereadores. O foco dele é o social, Vai procurar, se eleitor, fazer projetos que gere emprego e renda para a juventude. Teria meu voto se fosse eleitor de GM. Ah, ele é odiado apenas pelos adversários. O prefeito, por exemplo, não gosta das linhas escritas pelo jornalista que tem uma coluna bastante lida no município.

                                             Saiu  fora

O coronel da reserva da PM de São Paulo, Glauco Carvalho, apresentou nesta quarta, 8, sua renúncia ao cargo de vice-presidente da Associação de Oficiais da PM em razão de discordar da maioria dos demais associados, que apoiam o presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada após reunião da diretoria, na qual Glauco expôs seus motivos. “Convivi com um jovem deputado chamado Jair Messias Bolsonaro no inicio dos anos 90. Ele é a antítese do que é um militar na acepção lata da palavra”, afirmou. “Como todo espertalhão, prega a ordem, mas descumpriu a ordem estabelecida em normas legais no final dos anos 80. Como todo falastrão, defende o militarismo, mas foi um indisciplinado por excelência. Como todo estelionatário, prega moralismos, mas é useiro e vezeiro em transgredir preceitos éticos públicos. Como todo incauto, despreza e desdenha da doença e da dor alheias. Como todo insensato, cria confusões e disputas em torno de problemas que na realidade não existem. Como todo radical, agride verbalmente e ofende seus adversários. Como todo imaturo, não pode ser contrariado. Como todo estulto, quer valer-se das armas para depor os mecanismos pelos quais ele foi alçado ao poder. Como todo arrivista, quer o poder pelo poder”, disse Glauco.

                                O melhor dos mundos

O melhor dos mundos para o petismo seria a anulação das condenações contra Lula, cujos processos, já se comprovou, foram manipulados para tirá-lo das eleições de 2018. Lula seria eleito pela terceira vez e não teríamos assistido e vivenciando a toda essa barbárie. O Antagonista, veículo conhecido como porta-voz da operação Lava Jato, publicou nota nesta quarta-feira (8), sem citar fontes, onde afirma que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, tem dito a interlocutores que Gilmar Mendes, o novo presidente da Segunda Turma, não deveria pautar, na volta do recesso, julgamento do habeas corpus do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

                                    O melhor dos mundos 2

O processo aponta para a suspeição no caso do ex-juiz Sérgio Moro e pretende anular as sentenças de Lula, tanto no caso do triplex no Guarujá quanto no do sítio em Atibaia. O Antagonista prevê, em sua nota, placar favorável a Lula na Suprema Corte. Afirma ainda que “para Toffoli isso seria “devastador para a imagem não só da Corte, mas também de todo o Judiciário, uma vez que as sentenças já foram confirmadas por outras instâncias”. Vários juristas do Brasil e do mundo afirmam desde o início dos processos exatamente o contrário. Lula é vítima de lawfare e a virada virá exatamente da instância superior, o que desmantelaria toda a trama das instâncias anteriores que o condenaram.

                                   Retaliação Ambiental

Por causa de seu desleixo com a Amazônia, que teve recorde de focos de queimadas em junho, o presidente Jair Bolsonaro assusta investidores globais e expõe o País a um desastre financeiro. O Brasil entrou numa encrenca monumental. O desleixo do presidente Jair Bolsonaro com a Amazônia expôs o País a uma situação complexa e vexatória, que envolve alguns dos maiores banqueiros do mundo e poderá ter consequências econômicas desastrosas. Segundo noticiou o jornal Financial Times, um grupo de megainvestidores, que administra um fundo de mais de US$ 3,7 trilhões, ameaça deixar o Brasil caso a destruição da floresta não seja interrompida. Uma carta com este alerta, subscrita por 29 instituições financeiras, foi entregue ao governo brasileiro há duas semanas. Motivos para o mercado global estar apavorado não faltam.

                              Banco da Amazônia, 78 anos

Principal Instituição financeira de fomento da região Norte, o Banco da Amazônia completa nesta quinta-feira, 9 de julho, 78 anos de existência. Por conta das restrições impostas pela pandemia da COVID-19, a organização vai marcar a passagem da data de forma diferenciada das que vem realizando nos últimos aniversários. Este ano, a celebração será feita com colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral por meio de uma campanha institucional que será veiculada nas redes interna e sociais da organização. O Banco da Amazônia tem sete superintendências regionais, 120 agências e seis postos de atendimento. Há unidades localizadas nos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, São Paulo e no Distrito Federal. A campanha em homenagem aos 78 anos do Banco da Amazônia começa a ser veiculada a partir desta quinta-feira nas redes sociais do Banco da Amazônia. Quem quiser conhecer a campanha, pode acessar o Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter e Youtube da instituição.

Veja aqui: É pauta para o Fantástico: como o prefeito de Nova Mamoré não fechou a cidade que teve apenas cinco óbitos

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político