Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
244

                               Por Roberto Kuppê (*)

                         Prêmio Excelência

Há três anos Rondônia ganhava destaque nacional pela modernização da gestão, inovação, e planejamento. O então governador Confúcio Moura (MDB-RO) deixou ao sucessor as bases pensadas. “Cabe aos poderes e ao povo cobrar que nada ande pra trás”, postou o ex-Chefe da Casa Civil da época, Emerson Castro, ao lembrar do acontecimento. Na foto está o responsável por esta tão importante premiação internacional: George Braga (ao lado do senador) , ex-secretário de Planejamento. “Projeto de todas as secretarias capitaneada pela Sepog, apontando rumos e direções até 2030. Foi um dia magnífico! Em segundo lugar ficou o Estado de São Paulo. Confúcio recebeu esse prêmio das mãos do Geraldo Alckmin. Planejamento em linhas gerais até 2030”, comentou Braga ao comemorar os três anos do feito. Braga é pré-candidato a prefeito de Porto Velho. Tem bagagem pra isso.

A que ponto…

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) decidiu, nesta segunda-feira (22), impor a Jair Bolsonaro (sem partido) a obrigatoriedade de usar máscara de proteção facial no Distrito Federal. Em caso de descumprimento, a multa diária é de R$ 2 mil. O Brasil atingiu a marca extraordinária de 1 milhão e 100 mil casos confirmados de Covid-19 e a tristes 51 mil mortes. E o presidente dá mais importância à morte de um soldado atrapalhado que enroscou o paraquedas no avião.

Porto Velho

A capital de Rondônia tem quase 10 mil infectados e 307 mortes pela Covid-19. Mas, apesar disso, empresários estão mais preocupados com o tilintar da máquina registradora. “Manter o comércio aberto também é salvar vidas”, dizem os empresários. A coluna dá razão aos empresários pela preocupação, mas, tem um vírus assassino lá fora matando a quem se atreve ir para as ruas.  A realidade é essa.

Porto Velho 2

A CUT rebateu os empresários. O “É preciso ressaltar que falências e falidos se recuperam mais falecidos são perdas irreversíveis. A CUT-RO repudia essa preocupação exclusiva do movimento ‘PeSar Rondônia’ em tentar salvar os comércios sem se preocupar em sacrificar vidas. Repudia também, com veemência, a omissão e a irresponsabilidade do governador Marcos Rocha que, insensível às quase uma centena de mortes em apenas uma semana, mantém a reabertura ampla de comércios”.

                                        Impeachment já!

É imperativo que o presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PSL), seja imediatamente afastado. Seja por renúncia, impeachment ou anulação da chapa eleita em 2018, de alguma forma ele tem que ser afastado pelo bem do Brasil. É uma questão de vida ou de morte.

                                          Pegando no pé

O deputado estadual Jair Montes(Avante-RO), está literalmente pegando no pé dos responsáveis pela reforma do Hospital Regina Pácis, adquirido pelo governo por R$ 12 milhões. Ontem ele esteve acompanhando a montagem dos leitos que irão atender a população. “Será uma vitória para os rondonienses no combate ao covid-19”, disse o deputado. Desde o início da pandemia o deputado tem feito alertas, críticas e cobranças às autoridades. Jair Montes é um dos únicos a enfrentar o vírus de perto.
O gabinete de Jair Montes já teve duas baixas. Clézio e Anedilson do Cristal da Calama faleceram mês passado. A Covid-19 pegou também o professor Herbert Lins (foto) que se recupera, além de Ableide e Edcarlos Cabeludo que também estão se recuperando.

                                     PM X ICMBio

Ibama, Exército e Polícia Militar de Rondônia fiscalizam desmatamento ilegal, em Rondônia (Foto: Fernando Augusto/Ibama/2019)

O Ministério Público de Rondônia (MPRO) e o Ministério Público Federal em Rondônia (MPF/RO) expediram a Recomendação Conjunta nº 002/2020 à Polícia Militar do Estado de Rondônia, em que orientam a corporação que retorne à prestação de apoio às operações do Ibama e ICMBio, tendo em vista a importância da ação conjunta dos órgãos de controle e ambientais no combate às práticas criminosas, sob pena de incorrer em responsabilidade por omissão e improbidade administrativa. O Comandante Geral da Polícia Militar suspendeu o apoio às ações e operações desenvolvidas pelos parceiros Ibama e ICMBio.

                                        PM X ICMBio 2

“É melhor preservar vidas do que vegetação”, admitiu o comandante-geral da Polícia Militar de Rondônia, coronel Alexandre Luís de Freitas Almeida, ao justificar a suspensão do apoio a operações de combate ao desmatamento. Desde o dia 9 de junho, fiscais do Ibama e do ICMBio não contam com a proteção das forças policiais do Estado nas operações que destroem equipamentos de madeireiros e garimpeiros acusados de crimes ambientais.

Rindo litros

Sabe aquelas figuras que pediram o fechamento do STF? Pois é. Eles foram presos e o STF não revogou as prisões, muito pelo contrário, as prorrogou. Agora a defesa deles está apelando, sabe prá quem?  Para o STF que eles queriam fechar. “Ao excelentíssimo senhor Ministro…”.

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político