Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
4371

Por Roberto Kuppê (*)

Especial José Dirceu

O colunista esteve ontem, como único jornalista convidado para um jantar em homenagem ao ex-Chefe da Casa Civil, José Dirceu. Aqui o trataremos como Zé, um brasileiro simples, humilde e injustiçado. O jantar foi na Vila Planalto, histórico bairro que serviu de acampamento para os engenheiros e construtores de Brasília. O nome do restaurante Tia Zélia. Não poderia ser mais simples, tanto o nome quanto o lugar. Apesar de simples, piso de chão batido, o restaurante da Tia Zélia é famoso por ser o preferido do então presidente Lula, que frequentava o lugar. Tornou-se o point preferido da esquerda.

A história de Tia Zélia

Tia Zelia é fã do Lula e do PT e tem um restaurante na Vila Planalto que tem uma parede em homenagem ao partido

Depois da comida, a atração do Restaurante Tia Zélia são as histórias de amizade da proprietária com o ex-presidente. Ela o conheceu em 2008, quando participava de uma feira no Centro de Convenções e conheceu um dos cozinheiros do Planalto. “Esse cozinheiro escreveu uma carta de apresentação para mim, e pediu que eu entregasse ao Lula pela assessoria da Presidência. Decidi entregar a carta. Nunca a li, mas acho que falava muito bem de mim. ”Tia Zélia conta que assim que o presidente recebeu a carta, ela foi chamada pelo Planalto para conhecer Lula. “Eles vieram aqui me buscar, fui direto para a sala da Presidência. Daí começamos a bater papo, ele veio no restaurante inúmeras vezes.” Resumindo, Tia Zélia é xodó de Lula.

 

Tia Zelia vai fazer uma rabada hoje, em Curitiba, para Lula almoçar

Tanto que hoje, quarta-feira, 18 de abril sabe onde ela está? No acampamento Lula Livre, em Curitiba fazendo uma rabada que será entregue hoje ao meio dia para Lula almoçar. Quem pagou as passagens dela e a hospedagem foi o PT.

 

Vídeo de Tia Zélia no acampamento Lula Livre em Curitiba

https://www.facebook.com/DeputadoPauloTeixeira/videos/1918431124867600/

Zé Dirceu, Maurício Calixto, Daniel Pereira

Foi através deste colunista que ZD soube da morte de Maurício Calixto, colega dele de Câmara dos Deputados. Ficou extremamente triste. “Éramos amigos. Gostava dele”, disse ZD. Em seguida o ex-Chefe da Casa Civil surpreendeu o colunista falando de Daniel Pereira, o novo governador. Eu perguntei se ele o conhecia. Disse que sim. Claro, DP era petista nos bons tempos do PT. Na foto comigo, meu novo amigo, José Dirceu, em jantar que pode ter sido de despedida.  Em liberdade, enquanto aguarda o julgamento de seu último recurso no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), marcado para amanhã, diante da chance de ser preso mais uma vez, ZD pediu que os membros partido não se preocupem com ele, mas sim com a liberdade do ex-presidente Lula.

ZD na trincheira

“Meus companheiros de cela muitas vezes, pela inocência, se desesperaram, e eu falei: ‘está vendo esse cisco?’ É o Moro’. Ele não é nada, é um instrumento. O aparato policial-judicial é um aparato de perseguição política. Não é só de criminalizar o PT, há setores que estão percebendo isso. Quando chegaram nos bancos, no PSDB e no Judiciário, a Lava Jato acabou. O que aconteceu com o trensalão? Com as últimas decisões do STF, abriram a porteira”, questionou Dirceu, ao mencionar o cartel do Metrô em São Paulo.  “Todo lugar é uma trincheira. Onde eu estiver, vou estar numa trincheira, mas sou como um de vocês: eu estou preocupado com Lula, não comigo. Vocês podem ver que eu me cuidei. Eu sou um soldado, temos que libertar o Lula. Temos que enfrentá-los e não baixar a cabeça. Eles têm de ter certeza que vamos ressurgir das cinzas. Temos que ser implacáveis com eles. Eles não deixaram a gente governar, por que vamos deixar eles governar?”, afirmou.

Meus advogados

Antônio Carlos Kakay e o ex-ministro da Justiça, Eugênio Aragão estão rindo nesta foto comigo. Tudo porque eu disse que eles serão meus advogados na campanha eleitoral, rumo à Câmara Federal. Claro que era só para descontrair. Kakai é um dos maiores e melhores advogados do País. Advoga para Lula, Sarney e até para o ex-senador Expedito Júnior. Kakai disse que Expedito é um grande amigo dele. O ex-ministro Eugênio Aragão é outra sumidade no direito. É um dos ferrenhos defensor da democracia. Kakai e Aragão foram prestar homenagem ao amigo Zé Dirceu.

Podval e Zeca Dirceu

Outro grande jurista do Planaldo Central presente no jantar é Roberto Podval, nesta foto com o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR). Podval é sócio do presidente da OAB-RO, Andrey Cavalcante em famoso escritório do DF. Podval que advoga para muitos envolvidos na Lava Jato, o faz por vocação, por reconhecer a necessidade de proteger o direito de defesa contra os abusos praticados pelo Estado.

Marcos Ciqueira e RK, com Dr. José Oscar Pelúcio

O advogado José Oscar Pelúcio, ilustre representante do movimento comunista brasileiro, preso, torturado durante a Ditadura Militar, também esteve presente ao jantar em homenagem ao guerreiro Zé Dirceu. Dr. Oscar é amigo e confidente de Lula também. A história de luta de Oscar consta em vários livros sobre os tempos sombrios que o país viveu. Na foto comigo e com o ilustre Marco Ciqueira, anfitrião deste colunista no jantar em homenagem à ZD.

Fernando Neto, o braço direito de ZD

Este comigo é Fernando Neto, ex-secretário Nacional da Juventude no governo Lula. Ele é braço direito do ZD e muito influente no PT nacional.