Por Roberto Kuppê (*)

Jovens também morrem

Um jovem de 26 anos morreu na noite deste sábado (28) em São Paulo com coronavírus, segundo a assessoria de imprensa do Hospital Santa Cruz. Ele estava internado na unidade desde o dia 23 de março com problemas respiratórios. Lembrando que, mesmo não morrendo, o jovem que pegar o vírus tem a capacidade de transmitir para seis pessoas. E essas seis, para mais seis cada uma. Isso dá milhares em um mês.

Matemática

Tem muita gente negando os fatos, ignorando a realidade e desmentindo a matemática. Alguns institutos e universidades mundo afora, atestam que em dois ou mais meses, milhões de pessoas poderão ser contaminadas no Planeta, podendo matar milhares delas. São estudos científicos. Projetam que no Brasil poderão morrer mais de 500 mil pessoas. Se não obedecermos o isolamento social.

A cara do vírus

O Covid19 encontrou no Brasil um campo fértil para se multiplicar. Tem uma parcela da população (cerca de 57 milhões de pessoas) que está colaborando. Esta foto ao lado não é das eleições de 2018. Foi tirada ontem em frente ao Estádio do Pacaembu, que vai virar hospital para as vítimas. O triste disso tudo é que essas pessoas vão contaminar suas famílias, seus pais, avós, crianças. Bolsovid38 é um vírus perigoso também.

 

URGENTE!

CNM e entidades municipalistas vão se reunir com Paulo Guedes neste domingo; reunião será transmitida ao vivo. Neste domingo, 29 de março, o presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, e os presidentes das entidades estaduais de Municípios vão se reunir com o ministro da Economia, Paulo Guedes, virtualmente, para debater ações que podem minimizar os efeitos do novo coronavírus (Covid-19) aos cofres municipais. A reunião terá início às 12h30 e será transmitida, ao vivo, pelas redes sociais da CNM, pelo FacebooYoutube.

 

Pergunta

Os recursos financeiros chegarão à ponta, nas palafitas, nas favelas, no Nordeste? Ou ficarão concentrados nas mãos dos de sempre? Como conhecemos nossos políticos e a maioria dos empresários, mais uma vez a corrupção estará presente, mesmo em tempos de pandemia.

Fato

“É preciso tirar Bolsonaro do poder antes de conceder benefício financeiro para a população, ou ele ainda lucrará com esta pandemia”, Augusto Branco (Porto Velho-RO).

Eles não admitem

Dia desses, na Globo News, Miriam Leitão falou que Bolsonaro ignorou as ONGs, que agora estão fazendo falta para levar recursos financeiros contra os efeitos econômicos do coronavírus. Quase ela diz que foi o PT quem ajudou as ONGs a levar projetos sociais para todo o Brasil. Aliás, o Renda Mínima aprovado no meio da semana passada, é um projeto petista.

Coronavírus

Dividir recursos financeiros com todos é a solução para a Economia. Isso não é comunismo. Consta na Constituição.

                                            Quem é burro?

Bolsonaro não é burro. Conseguiu enganar a 57 milhões de eleitores. Burro foi o Haddad que não soube mentir.

                                       O que ele fala…

A imagem pode conter: 1 pessoa, texto

Bolsonaro 2018: “família em primeiro lugar”; Bolsonaro 2020: “idosos podem morrer, eu lamento”.

Mandetta X Bolsonaro

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), está se equilibrando entre a ciência e a política. Está na corda bamba, optando se salva vidas ou se mantém no cargo. Ele teme ser retaliado se radicalizar e optar pela medicina. O título de herói ou de covarde está nas mãos dele.

Telemedicina

O Senado deve votar em breve projeto de lei que libera o uso de telemedicina, em caráter emergencial, durante a crise ocasionada pelo coronavírus (PL 696/2020). A proposta foi aprovada pelo Plenário da Câmara dos Deputados na quarta-feira (25). A telemedicina será autorizada para qualquer atividade da área da saúde. O uso de tecnologias de informação e de comunicação, como videoconferências, poderá ser destinado a serviços oferecidos por médicos, nutricionistas e psicólogos. O senador Confúcio Moura (MDB-RO), que é médico, afirmou que o avanço da tecnologia já apontava para o uso da telemedicina. “O projeto é muito importante para agora e para o futuro. Neste momento vai ajudar muita gente, principalmente os idosos, pessoas que estão confinadas, pessoas com distúrbios de ansiedade, depressão e outros distúrbios psiquiátricos”, disse Confúcio.

Alerta, alerta, alerta

A Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família, informa a toda população que os R$ 600 que o Governo Federal pagará a trabalhadores informais, autônomos e sem renda fixa por três meses em razão da crise econômica do período da pandemia do coronavírus ainda está em fase de aprovação pelo Senado Federal. (Será votado nesta segunda-feira). A Semasf informa que é falsa qualquer informação que circula em redes sociais e whatsapp dizendo que o projeto já está aprovado e que procure a Central de Cadastro Único das prefeituras para receber.

Alerta,alerta, alerta 2

Assim que o projeto for aprovado e a Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf) receber as orientações do Ministério da Cidadania, de imediato serão divulgadas as normativas sobre como de fato irá se processar o pagamento do benefício. Qualquer dúvida, entrar em contato com os seguintes canais, de segunda a sexta-feira: Cras Betinho – 98473-6269; Cras Paulo Freire : 98473- 6076; Cras Irmã Dorothy : 98473-4364; Cras Dona Cotinha: 98473- 6030; Cras Elizabeth Paranhos : 98473-6030 e Central do Cadastro Único: 98473-3814.

Marcos Rocha mau

Rondônia tem poucos casos, mas não é para fazer pouco caso. O governador de Rondônia, Marcos Rocha (Patriotas), não está protegendo a população como deveria. Não assinou a carta dos governadores contra as irresponsabilidades do presidente Bolsonaro. E se Rondônia, por isso, sofrer uma grande contaminação?

 

 

RONDÔNIA NÃO ESTÁ FAZENDO TESTE DE CORONAVÍRUS…

O secretário de saúde de Rondônia, Fernando Máximo, divulgou vídeo nas redes sociais admitindo que o Estado está sem fazer testes de coronavírus há vários dias, por falta de materiais (kits). Como então ele e o governador liberaram vários tipos de comércio pra abrirem esta semana, incluindo conveniências e escritórios de contabilidade, senão conseguem sequer fazer um simples exame???

Assista o vídeo da insensatez no link abaixo:

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político

Facebook Comments