COLUNA DO RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1938
Roberto Kuppê, no Comitê de Imprensa do Senado, em 2006

A imagem pode conter: textoO Mais RO lança hoje, sábado, o caderno Eleições 2018, um hotsite dinâmico e bem elaborado que conterá tudo sobre as eleições deste ano no Brasil e em Rondônia, em especial. A previsão do lançamento é para as 13h30 horas, horário de Brasília. No hotsite serão publicadas matérias jornalísticas, entrevistas, calendário eleitoral, os bastidores das reuniões, as alianças costuradas e, enfim, tudo em relação às Eleições 2018.

Daniel no ninho da cascavel

O vice-governador de Rondônia, Daniel Pereira (PSB), confirmou à Coluna RK que conversará hoje com o governador Confúcio Moura (MDB). Ao chefe do executivo ele dirá que vai seguir a orientação do partido de apoiar a candidatura do senador Acir Gurgacz (PDT), ao governo de Rondônia. Na versão bíblica, Daniel entrou na cova dos leões. Amigos, correligionários e até Confúcio sabem que Daniel Pereira venceria se se dispusesse a enfrentar a cascavel.

Expedito e a causa impossível

O ex-senador Expedito Júnior (PSDB), é pré-candidato ao Senado Federal ou ao governo de Rondônia. A primeira opção ocorrerá se o senador Ivo Cassol (PP) sair a governador. A segunda opção, se o senador Ivo Cassol não sair a governador. Diante do cenário, a futura provável coligação entre o PSDB e o grupo político de Cassol vai dar muito o que falar. Em nível nacional, os partidos envolvidos estão afinadíssimos.

Dodge pega o trator

Imagem relacionadaSe depender da procuradora geral da República, Raquel Dodge, Expedito Júnior pode ir preparando a campanha para governador. É que ela determinou que o senador Ivo Cassol cumpra de imediato a pena de pouco mais de quatro de prisão em regime aberto, transformada em restritiva de direitos com prestação de serviços à comunidade. Mas, contudo, Ivo continua inelegível por oito anos.

Café com política

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, barbaAdivinhem sobre o que conversavam estes dois jovens, aspirantes de políticos? De política, claro. Num encontro casual no Exclusiva Café & Cultura do Porto Velho Shopping, os jovens Vinícius Valentin Raduan Miguel e Augusto Pellúcio colocaram o papo em dia. Vinícius Miguel é pré-candidato ao governo de Rondônia pelo Rede Sustentabilidade. E, Augusto Pellúcio, é o representante do Livres em Rondônia. O Livres que recentemente deixou o PSL assim que Jair Bolsonaro botou os pés no ex-partido liberal. Porque Bolsonaro é tudo, menos liberal. Após deixar o PSL, Augusto Pellúcio está a procura de um partido que atenda ao seu desejo de contribuir para o desenvolvimento de Rondônia. Pelo que se observa nesta foto, ele está muito próximo do Rede Sustentabilidade.

Curso eleições 2018

As eleições de 2018 serão um marco no processo eleitoral brasileiro, que acelera para mudanças significativas, ainda que o Congresso tenha estabelecido os freios de proteção desde sempre. Somente nesta década já vimos mudanças estruturais muito importantes sob qualquer aspecto, em especial na comunicação e na legislação que regula as etapas antecedentes do pleito eleitoral até a campanha. Acompanhando estas mudanças, a empresa Bueno Marketing, que sempre esteve à frente com inovações, lançou o Curso Eleições 2018, que integra iniciativas voltadas para o aprimoramento do processo político-eleitoral. Saiba tudo sobre o curso aqui.

Assassinatos de jornalistas

O Mais RO acompanha com determinação as investigações sobre o brutal assassinato do jornalista Ueliton Brizon no dia 16 de janeiro, em Cacoal (RO). Ontem o site noticiou que o Programa Tim Lopes, financiado pela Open Society Foundations investiga assassinatos de jornalistas de RO e GO ocorridos nos dias 16 e 17 de janeiro, respectivamente. O site Repórteres Sem Fronteiras publicou também sobre o assunto: Dois jornalistas assassinados em apenas dois dias. Vale ressaltar que em 2017, segundo boletim da Fenaj, não ocorreu nenhum caso de assassinato de jornalista em decorrência do exercício profissional e houve grande redução de mortes de outros profissionais da comunicação e comunicadores populares. Em 2017, houve um único caso: o blogueiro Luís Gustavo da Silva foi assassinado no Ceará. Em 2016, foram cinco mortes.

Fátima Cleide

A ex-senadora Fátima Cleide (PT-RO) está numa encruzilhada democrática. Se sai ao Senado ou à Câmara Federal. Após ser eleita senadora em 2002, perdeu uma eleição para governadora de Rondônia em 2006 e para deputada federal em 2014. Desta vez, o PT de Rondônia precisa eleger representantes em Brasília, já que não elegeu nenhum na última eleição. Ela é o nome mais forte do partido para deputada federal ou senadora da República. Amigos e admiradores mais próximos estão orientando a ex-senadora a optar pela Câmara Federal. Seria eleita com facilidade.

 

O Triplex de Lula

Lula é o legítimo dono do triplex. Foi eleito em 2002, 2006 e caminha para se eleger em 2018. Três vezes presidente da República. Se isso ocorrer, entrará para a história como único político brasileiro a sentar três vezes na cadeira de presidente. Mas, ele não queria. Estava cansado. Porém, a Lava Jato através do juiz Sérgio Moro, reacendeu a chama e Lula está de volta mais forte do que nunca. Há quem diga que no dia 24 de janeiro, na próxima quarta-feira, ele será absolvido. Aí será um abraço. Tudo graças à Lava Jato que descobriu, após três anos de investigações, que Lula é honesto. Isso a militância do PT já sabia.

Teori Zavaski

A imagem pode conter: 1 pessoa, textoHá um ano, no dia 19 de janeiro, morria o ministro do STF, Teori Zavaski.  Hora antes de acontecer o acidente aéreo que matou o ministro, o senador José Medeiros (PSD-MT) antecipava que algo de muito grave aconteceria que abalaria o STF (veja aqui). Nunca lhe foi perguntado porque postou aquela mensagem. A PF concluiu que foi acidente e ninguém será punido.

Leia aqui a coluna anterior, do dia 16 de janeiro.

Informações para a coluna: [email protected]

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto