Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
200

Por Roberto Kuppê (*)

Abstinência de corrupção

O governo Bolsonaro quer inventar a roda no tocante à prevenção da gravidez na adolescência. É grave a falta de discernimento desta turma. Secular e mundialmente, a melhor prevenção é a educação sexual nas escolas e uso de preservativo. O que este governo precisa mesmo é fazer abstinência de voos com avião da FAB.

Sinistra Damares

Por falar na ministra, ela deu uma demonstração de crueldade ao gravar vídeo e distribuir nos canais do governo federal, chamando a pobre trabalhadora Cleomar Marques, sem braços e sem pernas, de mentirosa. Foi uma total falta de respeito corroborada pelo governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) e primeira Dama, Luana Rocha, além do secretário da Saúde Fernando Máximo e do ouvidor do INSS. Foi necessário o governador ir hoje na casa da pobre mulher para, tipo, pedir desculpas.

                                             Avante, Jair

Dos 24 deputados estaduais de Rondônia, menos de meia dúzia apresenta algum trabalho sério. A coluna apurou que um dos mais atuantes é o deputado estadual Jair Montes (Avante), que contrariou muitos críticos e está sendo elogiado por muita gente. Principalmente quando assumiu a luta contra a Energisa, ao lado do advogado Breno Mendes e do novo advogado Raimundinho Bike Som. Jair Montes contou à coluna que esteve no interior semana passada e ficou maravilhado com a pujança do turismo, do agronegócio, principalmente da piscicultura. Na próxima coluna mais detalhes com vídeos.

Sucessão em Jipa

Além da forte pré-candidata Lílian Pires (PSB), mais um candidato se apresenta, mas já está dando briga. Trata-se de Airton Gurgacz (PDT) que quer o lugar do companheiro de partido, o atual prefeito Marcito Pinto (PDT). Marcito é candidatíssimo à reeleição, com o sem o apoio do clã Gurgacz.

Marketeiro atrapalhado

Quem está igual a goiaba podre é o Chefe da Casa Civil, João Gonçalves Júnior, que pouco se fala dele na mídia, a não ser para criticar. O jornal eletrônico Rondônia Dinâmica fez um duro editorial contra ele. Segundo o noticioso, a gestão do militar Coronel Marcos Rocha, do PSL escora-se à identidade da figura mais badalada e ao mesmo tempo mais inapta –, de toda a alta cúpula do Palácio Rio Madeira: José Gonçalves da Silva Júnior, o Júnior Gonçalves. Escalado para ser o armador do Executivo estadual nas jogadas travadas com os demais Poderes, ele, considerado o homem do toque de Midas às avessas por ajudar a falir e levar à bancarrota tudo o que toca, agora encostou o dedo no governo, tornando o processo de putrefação inevitável. E isto a despeito da bajulação patrocinada diariamente pela imprensa chapa-branca.

Instituto Rondon

Além da sede em Porto Velho, o Instituto Rondon terá uma coordenação em Guajará-Mirim, para trabalhar diretamente na defesa dos índios e Reserva Ouro Preto. Grileiros bandidos estão tomando as terras dos índios para plantar cana de açúcar, além de roubar as riquezas minerais. O ativista comunitário João Santos, o Kinho, será um dos coordenadores. Ele conhece a região com a palma da mão.

Milene na China

A atacante Millene, ex-jogadora do Corinthians, natural de Cacoal, Rondônia, estava em Wuhan, na China, uma das cidades mais afetadas pelo coronavírus. A atleta de seleção brasileira voou com uma familiar e com o empresário Jaime Catão e já está em Portugal.  Ela deixou a China após o governo Bolsonaro dizer que não ia resgatar os brasileiros em Wuhan. Foi graças ao empresário dela, que intermediou a transferência para o futebol chinês que conseguiu autorização do governo do país europeu para colocar as brasileiras no voo com cidadãos franceses e portugueses. Ela viajou com portuguesa, ja que tem dupla cidadania.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo RJ, DF, RO e AL