Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê (*)

Médicos pelo Brasil

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) comemorou a aprovação do Médicos pelo Brasil (antigo Mais Médicos) que volta com uma nova roupagem. Um programa muito importante para o Brasil. ” O PLV nº 25 está acima das ideologias, acima dos partidos, acima dos
interesses, porque ele é, antes de tudo, federativo. Um acordo federativo
importante que vai ajudar as prefeituras, os estados necessitados a
incorporar médicos pagos pelo Orçamento Geral da União, sem impactar nas
folhas de salário das prefeituras. Isso é algo extraordinário”, disse
Confúcio que é médico e ex-governador de Rondônia. Foi o projeto mais importante aprovado no Congresso Nacional em 2019.

                                          Para reflexão

                                        Lula mais forte

É impressionante. Quanto mais pisam em Lula, mas ele cresce. Ontem, a decisão do TRF 4 de confirmar a condenação em segunda instância e ainda aumentar a pena, foi uma clara demonstração de perseguição ao petismo, à esquerda. Mas, apesar da tentativa de aniquilar o petista, Lula se torna mais forte à medida em que os seus algozes deixam rastros, pegadas da inquisição.

                                    Lula mais forte 2

O advogado de lula, Cristiano Zanin Martins, considerou a decisão do TRF-4 uma afronta ao STF. Zanin afirmou que o recurso de Lula no caso do sítio foi julgado em “tempo recorde” e que “argumentos políticos” e não jurídicos foram apresentados tanto pelo Ministério Público Federal como pelos desembargadores. “A questão do Direito ficou evidentemente desprezada.” Para ele, Lula foi condenado “por práticas de atos indeterminados”. “É uma decisão que mais uma vez despreza o Direito e busca na política a sustentação para manter uma condenação”.

                                     Lula mais forte 3

Em Itabira, MG, Marcelo Oliveira matou a mulher a facadas e foi condenado a 17 anos de prisão. Ontem o TRF-4 condenou Lula a 17 anos de prisão pelo sítio de Atibaia. A pena desproporcional apenas realça o caráter militante dos desembargadores do RS. Vai cair no STF.

                                  Enquanto isso…

….ficam mais claras a perseguição quando assistimos estupefatos o fechar dos olhos da justiça contra o Aécio Neves (PSDB-MG) que declarou (tem gravação) que era para matar antes de delatar, em referência ao portador de malas de dinheiro fruto de propinas. A pena de Aécio foi se eleger deputado federal. Michel Temer (MDB-SP) que foi considerado o chefe do quadrilhão do MDB está livre, leve e solto gozando do dinheiro roubado ao longo de 40 anos de vida pública. Isso sem falar em mais de dois mil políticos que receberam propina da JBS (Friboi) para suas candidaturas em todo o Brasil.

                                           Níver de Raupp

“Uma mesa farta, muitos assessores, políticos, parentes e amigos todos reunidos num só ambiente. Assim foi a passagem do aniversário do senador da República, Valdir Raupp (MDB), que completou 62 anos nessa quinta-feira (24). Entre uma comemoração e outra, eis que o senador recebeu votos de felicidade e vida longa por seus seguidores e é claro de figurinhas bastante conhecidas da área política”. Ah, mas isso foi há dois anos. Agora fora do cargo de senador, Raupp foi esquecido. A coluna, porém, lembra. Há quatro dias Valdir Raupp completou 64 anos. Sem festas, porém. Quanto ao jantar anual com a imprensa em Porto Velho, a coluna não sabe dizer se haverá.

                                Governo Bolsonaro

É impressionante o quanto este governo procura criminalizar as ONGs pelo bem que elas fazem ao País. Parece que ser bom, generoso, politicamente correto é um pecado neste governo. Quanto pior é o ser humano, melhor para este governo. O Ministério Público Federal em Santarém, no Pará, encaminhou ofício à Polícia Civil do Estado pedindo acesso integral ao inquérito aberto contra brigadistas pelos incêndios florestais em Alter do Chão, em setembro passado. Nesta semana, agentes prenderam quatro funcionários da ONG Brigada de Alter do Chão e cumpriram mandados de busca e apreensão na sede do Projeto Saúde e Alegria (assista ao vídeo abaixo). Inacreditável. Enquanto fazendeiros tocam fogo nas florestas e não são presos, o governo Bolsonaro mandou prender voluntários, pessoas que trabalham de graça em prol da natureza. Isso sem falar no porteiro do Condomínio Vivendas da Barra, que passou de testemunha para investigado no Caso Marielle.

                   Perguntas, perguntas, perguntas…

E os 39 kg de cocaína à bordo do Aero Bozo? Cadê o Queiroz? E os 400 kg de cocaína no helicóptero do senador Perrela (PSDB-MG)? E o Aécio por que está solto? E o Temer? Quem mandou matar Marielle? Por que Carlos Bolsonaro mexeu nas provas do crime? Por que ministros de Bolsonaro, mesmos condenados ou indiciados continuam nos cargos? E as fake news que elegeram Bolsonaro? Vai ficar por isso mesmo?

                         Bolsonaro no Tribunal de Haia

Por conta das atrocidades, mortes de índios e desmonte dos órgãos de controle do meio ambiente, duas entidades brasileiras de defesa dos direitos humanos entraram, na quarta-feira 27, com uma representação contra o presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Penal Internacional (TPI), com sede em Haia, na Holanda. A denúncia acusa o chefe de Estado brasileiro de “incitar o genocídio e promover ataques sistemáticos contra os povos indígenas” em declarações e medidas de seu governo. Assinam a representação o grupo de advogados Coletivo de Advocacia em Direitos Humanos (CADHu) e a Comissão de Arns, associação formada por personalidades do mundo político, juristas, acadêmicos, intelectuais, jornalistas e militantes sociais, presidido pela socióloga Margarida Genevois. As entidades consideram Bolsonaro responsável por “um crime contra a humanidade”.

                                        Bolsonaro ri

Sabe o que Bolsonato fez após receber a notícia de que fora denunciado ao Tribunal de Haia? Riu! Veja o vídeo que ele mesmo postou. Lembrando que os investidores estão se afastando do Brasil por conta das irresponsabilidades de Bolsonaro.

                           Depois da recessão, a inflação

O ministro da Economia, Paulo Guedes, “comemorou” a alta do dólar. Enquanto Bolsonaro que não entende nada de economia ora para a moeda americana cair, PG disse que o dólar alto é bom. Claro, é bom para quem exporta, sempre foi. Mas, é ruim para quem importa trigo, algodão, por exemplo. O combustível é negociado em dólar. Com, aumento da gasolina, aumenta o frete. Aumentando o frete aumenta o preço dos alimentos. A inflação é inevitável. Mas, daqui a pouco Paulo Guedes vai dizer que inflação alta também é bom. Vai entender.

                                     Bolsonaro, 1 ano

No primeiro ano de governo Bolsonaro aumentou o Diesel, aumentou a gasolina, aumentou a retirada de direitos, aumentou a desigualdade. Sabe o que não aumentou? O salário do povo e a geração de emprego!

 

                                     LGBT Rio

A Defensoria Pública do Rio de Janeiro (DPRJ) realiza hoje, quinta-feira (28), o seminário “Falar da Morte para gerar a Vida” em celebração ao Dia da Memória Trans — celebrado anualmente no dia 20 de novembro. Além do debate com ativistas da comunidade LGBT+, serão apresentados os dados reunidos pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) sobre o número de assassinatos de pessoas trans no Brasil em 2018 e 2019 e haverá o lançamento do convênio entre a Defensoria Pública e a sociedade civil para pesquisa e levantamento de dados sobre casos de violência contra a população LGBT+ no país. O evento “Falar da Morte para gerar a Vida” acontece às 14h, no auditório do 2º andar da sede da Defensoria Pública, localizada na Avenida Marechal Câmara, 314, no Centro do Rio.

                               Tem que pagar imposto

Igrejas de Rondônia têm que pagar impostos sim. A decisão se deu em julgamento no Plenário Virtual, que julgou procedente a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5816. Por maioria, o Plenário do Supremo, em sessão virtual, declarou a inconstitucionalidade da Lei 4.012/2017, de Rondônia, que proíbe a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre as contas de luz, água, telefone e gás de igrejas e templos religiosos.

                                        Prêmio Diamante

O Tribunal de Justiça de Rondônia recebeu o Prêmio Diamante de Qualidade 2019 pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ, durante o XIII Encontro Nacional do Judiciário, em Maceió-AL. O prêmio, segundo o CNJ, foi pela produção, gestão administrativa e judiciária, produção de dados estatísticos e transparência das informações. O Prêmio Diamante é concedido aos nove melhores dentre os 90 tribunais participantes,  tendo  o TJRO obtido o segundo maior índice entre os  três Tribunais de Justiça estaduais premiados nessa categoria. A categoria Diamante, na qual o TJRO foi reconhecido, é conferida às instituições que alcançaram 10% das maiores pontuações relativas e superaram os 70% na pontuação relativa do tribunal.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

Facebook Comments