Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê(*)

                               MC Gui deportado dos EUA

A coluna desta terça abre com uma nota de repúdio ao funkeiro MCGui, que, de forma irresponsável e criminosa praticou bullying contra uma menininha que aparentemente usava peruca devido a um câncer. Em passeio pela Disney, nos Estados Unidos, ele gravou uma garotinha que estava acompanhada pela família, dentro de um trem, e deu várias risadas enquanto aproximava a câmera do celular em direção à menina. Para muitos, o famoso constrangeu a criança e praticou bullying contra ela.“Chegamo na Disney, mano, olha isso”, disse o funkeiro mostrando a imagem da garota que virou o rosto ao perceber que era gravada. Logo que o vídeo foi publicado, internautas começaram a criticá-lo. “Apaguei os stories anteriores que eu fiz no trenzinho que vem aqui pra Disney. Um site de fofoca postou dizendo que eu tava fazendo bullying com a criança. (…) fiquei impressionado por assistir filmes e ver que aqui as pessoas, os americanos, se parecem muito com o que a gente assiste”, disse. “A internet está muito chata e também não tenho que ficar me explicando de nada”, disse em outro trecho. Diante disso tudo, o funkeiro pode acabar deportado do país por conta de sua atitude. Internautas estão organizando uma carta à Disney para que possíveis providências sejam tomadas. Como não poderia ser diferente, MCGui foi uma das celebridades que comemoraram a vitória de Bolsonaro em 2018: “Por um Brasil melhor, Deus acima de tudo”, postou ele na ocasião.

 

Delegado Waldir

Tem um velho ditado que diz que “quem tem c…tem medo”. O deputado federal Delegado Waldir (PSL-GO), conhecido por usar armas em plenário, recuou e aceitou a indicação de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) para liderar o partido na Câmara dos Deputados. O recuo, ao ver desta coluna tem a ver com uma certa ameaça do presidente Bolsonaro contra o parlamentar. Como se sabe, Delegado Waldir teve um assessor preso por envolvimento em roubo de carga em Goiás. Deve ter uma vida pregressa nada recomendável. Neste governo onde não falta “gente de bem”, é cobra engolindo cobra.

Top 10 + e –

A coluna vai eleger as 10 personalidades de Rondônia de maior destaque nos últimos 10 anos. Os escolhidos serão dos meios políticos, empresariais, industriais e sociais. O quesito máximo para a escolha será o comprometimento com o social, com as demandas sociais como educação, saúde e segurança. Também serão escolhidas as 10 piores personalidades de Rondônia. Achar 10 personalidades positivas será difícil. Mas, as 10 piores será trabalho fácil. Dentre as 10+ encabeça a lista o senador Confúcio Moura (MDB-RO). E, dentre os 10-, encabeça a lista Natan Donadon (MDB-RO). Aguardem!!!

                                        CPMI das Fake News

No período da tarde hoje, terça-feira, a CPMI das Fake News fará uma audiência pública sobre o fenômeno das chamadas notícias falsas na sociedade e na democracia. O evento será no Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado, e poderá ser acompanhado pelos brasileiros no portal e-Cidadania. A deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) denunciou em entrevista que Carlos, Eduardo e Flávio Bolsonaro são líderes de uma rede especializada em campanhas de difamação e notícias falsas usando aplicativos de mensagens. Joice afirmou que os filhos de Jair Bolsonaro mantêm funcionários que criam perfis falsos em redes sociais, como Instagram, WhatsApp e Twitter. De acordo com a deputada, eles dispõem de ao menos 1.500 perfis falsos, que alimentam uma rede de informações falsas. É o que ela chama de milícia digital. “Não é só fake news, mas também campanhas de difamação”. Joice anunciou que vai fazer denúncia ao Ministério Público e apresentará queixa na Comissão de Ética da Câmara dos Deputados. “Não vou ficar apanhando e ficar quieta”. Fogo no cabaré.

Pavão misterioso

O jornalista Glenn Greenwald, fundador e colunista do site The Intercept Brasil, afirmou nesta segunda-feira 21/X que publicará em breve uma reportagem sobre o famoso “Pavão Misterioso”, perfil no Twitter que a deputada federal Joice Hasselmann (PSL-SP) atribuiu ao vereador Carlos Bolsonaro (PSl-RJ), filho do presidente da República.

Lotex

raspadinhaDepois de sucessivos adiamentos e dois leilões cancelados por falta de interessados, a Loteria Instantânea Exclusiva (Lotex) será leiloada nesta terça-feira (22). Conhecida como raspadinha, a Lotex atualmente é operada pela Caixa Econômica Federal, que detém o monopólio das loterias no país. O leilão será às 10h. Segundo a Secretaria de Avaliação, Planejamento, Energia e Loteria do Ministério da Economia (Secap), os envelopes lacrados com as propostas foram entregues na última quinta-feira (17) à B3, antiga Bolsa de Valores de São Paulo.

Segunda Instância

A milícia virtual fascista e ignorante anda espalhando que o fim da prisão em segunda instância vai colocar nas ruas cerca de 200 mil presos, dentre eles assassinos, sequestradores, traficantes e políticos corruptos. Não é verdade. A medida vai beneficiar menos de 5 mil presos que, de alguma forma, foram condenados sem a devida defesa amplamente contemplada. No primeiro momento apenas 38 políticos seriam beneficiados, dentre eles, Lula, preso inocentemente há 600 dias. Aliás, pela lei Lula já deveria estar solto devido ao cumprimento de 1/6 da pena. Lula, porém, não aceitou a liberdade provisória. Ele quer que seja decretado inocente.

Consenso

Há um consenso no meio jurídico que Lula não teve um julgamento justo. A divulgação de mensagens pela chamada “Vaza Jato” tem demonstrado que Lula não teve um julgamento justo. Houve uma condenação injusta, imposta por um grupo político interessado em tira-lo da disputa eleitoral de 2018. Como acabaram elegendo um imbecil, setores do judiciário estão propensos a libertar Lula. Até políticos eleitos na onda Bolsonaro, como o deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) estão indignados pela forma como foram enganados e estão numa campanha para promover um novo impeachment.

                                        PT de Rondônia

O Partido dos Trabalhadores realizou no último final de semana as eleições das etapas estaduais do seu 7º Congresso Nacional. Com participação efetiva de seus filiados e filiadas, o partido definiu seus novos Diretórios Estaduais, Comissões de Éticas, Conselhos Fiscais e Presidências Estaduais, numa grande celebração democrática ocorrida em todo o país. O maior partido do Brasil realizou suas eleições internas sem brigas, desavenças, na maior paz e com muita democracia. Em Rondônia foi eleito o ex-deputado federal Anselmo de Jesus, que obteve 121 votos. O segundo colocado foi Ernani Coelho, com 103 Votos. No final, todos se confraternizaram mostrando que no PT respira-se democracia.

Denúncia grave contra o PSL de RO

Parece que o inferno astral do PSL está apenas começando. Em processo de total esfacelamento em nível nacional, o partido de Bolsonaro em Rondônia também está às voltas com candidaturas laranjas e denúncias de cobrança de pedágio para poder se candidatar. Além da iminência de ter toda a bancada eleita em 2018 cassada, o partido poderá perder até o governador eleito em 2018. Segundo o portal O Cuidão (www.ocuidao.com.br), em vídeo divulgado (veja abaixo), Mabel Viana, ex membro do PSL de Rondônia, pré candidato ao Senado Federal, teria desistido da candidatura depois de exigência de propina para poder concorrer a vaga. No vídeo ele revela que houve exigência de 1 milhão de reais para a consolidação da chapa ao governo do Estado. Clique no link do vídeo abaixo e confira. Ideal ver a partir dos 6 minutos do video.

Eleições 2020

Enquanto o TSE não penalizar fortemente candidatos eleitos sob influência de fake news, mais e mais políticos serão eleitos de forma criminosa. Pelo jeito, as eleições de 2020 repetirão o que aconteceu em 2018, quando um presidente da República foi criminosamente eleito apoiado por um batalhão de milicianos virtuais que fez a opinião pública acreditar que ele seria o próprio Messias.  De nada vai adiantar, por exemplo, um cidadão com virtudes sair candidato a prefeito de uma cidade, se uma horda de milicianos virtuais macular a sua reputação.

                             Breno de Paula na ALE-RO

Será nesta sexta-feira, 24/10,  o Seminário Regional para debater os impactos da Reforma Tributária Para os Estados e Municípios e as consequências para a indústria e comércio. O advogado tributarista Breno de Paula , referência nacional, participará como palestrante.

▶️ Local: Assembleia Legislativa de RO
▶️ Data: 24/10 às 15h

 

Breno em Brasília

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Breno de Paula, pessoas sorrindo, pessoas em pé e ternoBreno de Paula está em Brasília, onde esteve pela manhã no Senado Federal, com o senador Marcos Rogério e do diligente advogado Felipe Pestana tratando da MP 889 que regulamenta a transação tributária no âmbito da União Federal.

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

Facebook Comments