Coluna do RK- Bastidores da política nacional e regional

0
1698

Por Roberto Kuppê (*)

 

Daniel Pereira, governador

Governador de Rondônia, Daniel Pereira

E assumiu o governo de Rondônia, o professor e advogado Daniel Pereira, de 53 anos. Assume por nove meses, com discurso de continuidade ao que vem dando certo e prometendo melhorar ainda mais o que vinha sendo feito. “Esse é um dos governos mais bem avaliado do Brasil e vamos continuar o compromisso assumido em 2015 nas ruas e conquistado em 2016 nas urnas porque estamos no rumo certo. O governador Confúcio Moura trouxe o barco chamado Rondônia até aqui, e é um projeto coletivo que prosseguirá’’.

O ex-governador Confúcio Moura

Confúcio Moura, ex-governador

Já está em Ariquemes, o ex-governador Confúcio Moura, que continua no MDB e se prepara para uma campanha rumo ao Senado Federal. No discurso de despedida, Confúcio disse que ninguém pode segurar o crescimento do Estado.

Jesualdo Pires, ex-prefeito

Jesualdo Pires, ex-prefeito de Ji-Paraná

Quem também deixou o cargo de prefeito de Ji-Paraná, para se candidatar à um das duas vagas de senador da República, foi Jesualdo Pires (PSB), que esteve presente à posse de Daniel Pereira, governador do mesmo partido.

Nova União

Outro prefeito que também deixou o cargo ontem foi o de Nova União, Luiz Gomes (MDB), que concorrerá a uma das 24 vagas da Assembleia Legislativa. Em seu lugar assumiu a vice Adnael Azevedo (PDT).

Pimentel, deputado estadual

O agora ex-secretário da Saúde, Williames Pimentel, vai concorrer à uma das 24 cadeiras da ALE-RO. O adjunto, Luiz Eduardo Maiorquim, passa a comandar a pasta sob o governo Daniel Pereira.

Mauro Nazif

O ex-prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif (PSB) esteve presente à posse do governador Daniel Pereira, na Assembleia Legislativa. O novo governador fez questão de elogiar o ex-prefeito que não costuma aparecer muito em solenidades oficiais, as quais não seja obrigado. Perfil discreto, Nazif será candidato a deputado federal.

Roberto Sobrinho

Roberto Sobrinho foi inocentado

A mídia continua não sendo generosa com o ex-prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT), duas, três vezes inocentado por crimes que não cometeu, mas que foi acusado e amplamente divulgado pela imprensa. Sobrinho tentará se eleger deputado estadual e recomeçar a vida pública de cabeça erguida.

Lula, inocente

Assim como Roberto Sobrinho foi, o ex-presidente Lula caminha para o cadafalso. A prisão dele é questão de horas ou dias. Com HC negado e com prisão decretada pelo juiz Sérgio Moro (PSDB), Luís Inácio Lula da Silva entrará para a história dos mártires, condenado por um crime que não cometeu.

Lula, inocente 2

Lula está entrincheirado no Sindicato dos Trabalhadores de São Bernardo do Campo, protegido por uma corrente humana formada por milhares de simpatizantes, políticos e correligionários. Após nova manobra de Cármen Lúcia para manter Fachin como relator no STF, o ex-presidente Lula não deve se entregar a PF na manhã deste sábado (07) como foi noticiado por advogados do PT. Para deputados, senadores e líderes políticos, o ex-comandante do Planalto deverá continuar resistência histórica contra prisão arbitrária e ilegal do juiz Sérgio Moro. Dali só sai se Moro for buscá-lo. A PF teme invadir o local porque sabe que haverá resistência.

Ciro Gomes, o crápula

Até a manhã de hoje, o presidenciável do PDT, Ciro Gomes, não foi visitar Lula em seu quartel general. Ciro só quer os votos dos eleitores de Lula. Deste colunista, ex-pedetista, não terá. Marina Silva se esqueceu também que foi no PT que ela surgiu na política. Foi eleita senadora graças ao Lula. Também não terá meu voto.

Vídeo homenagem à Lula

https://www.facebook.com/cineaudiovisual/videos/820698121418185/

 

Não vai se entregar

Informações não oficializadas  de que o ex-presidente assistiria à missa em memória de Marisa Letícia e depois se entregaria a Polícia Federal foram desmentidas. Não vai se entregar. A condenação de Lula é arbitrária. A negativa do HC foi um atentado à Constituição Federal. O pedido de prisão formulado ontem é ilegal porque não se esgotaram os recursos a favor de Lula. Portanto, ele vai resistir à prisão o quanto puder.

Dia do Jornalista

Hoje, 7 de abril, é o Dia do Jornalista. Desejo a mim e aos demais jornalistas um dia de reflexão, por uma imprensa livre e imparcial. Que tratemos dos casos Marielle Franco e Lula com isenção. Que noticiemos sobre os pobres também. Que não nos isentemos da culpa pela situação em que está o País hoje.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político