Por Roberto Kuppê (*)

Mil desculpas

A coluna esteve fora do ar por uns dias por problemas de saúde do titular. Por recomendação médica a frequência da coluna deverá ser mais espaçada, duas vezes por semana, sempre às terças e sexta-feiras.

Ele está limpo

O deputado federal José Guimarães (PT-CE), virou alvo da rede de fake news bolsonarista. Desenterraram uma mentira antiga, onde de acordo com uma das mais importantes agências de checagem de fake news na internet averiguou que um ex-assessor do Deputado foi preso em um aeroporto em 2005 com dinheiro nas roupas de baixo. Veja aqui.Porém o deputado José Guimarães nunca teve nenhuma relação com o caso, tanto que foi absolvido pelo STJ na época. Hoje José Guimarães é um dos poucos Deputados que não respondem a nenhum processo no STF, tem ficha limpa, tanto que foi um dos classificados a concorrer o prêmio congresso em foco de melhor parlamentar, só quem tem ficha limpa pode ser classificado para este prêmio de acordo com o regimento. Tirando os fake news bolsonarista, não existe nada contra sua honra. Em tempo, o deputado está processando seus detratores. E vai ganhar mais uma vez as ações.

Ele está sujo

O governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL) e diretor geral do DER/RO Coronel Erasmo Meireles de Sá, são denunciados na Assembleia Legislativa de Rondônia e Tribunal de Contas do estado por usarem maquinário do DER para beneficiar familiares da primeira dama Luana Rocha. A denúncia foi protocolada pelo advogado Caetano Neto que registrou em vídeo. Veja a baixo.

 

Bueno, bueno

Excelente análise do jornalista Armando Bueno, acerca dos quase dez meses de governo Marcos Rocha: Passados nove meses a criança não nasceu. Apodreceu no útero do estupro político perpetrado pelo coronel Marcos Rocha, quando aplicou um golpe no PSL para tomar o partido na mão grande, bem no estilo de gangster, bem do jeito que fez na ASTIR. O estado está falido com a queda da nota B para C determinada pelo Tesouro Nacional, o que significa a total incapacidade do estado em realizar compromissos financeiros. E isto ocorre exatamente nas mãos daquele que se julga grande administrador.

O mundo contra Bolsonaro

A ministra do Ambiente da França, Élisabeth Borne, disse que a França não vai assinar o acordo entre a União Europeia e os países do Mercosul nas “condições atuais”. Em uma entrevista ao canal de televisão francês BFM TV, a ministra do Ambiente da França, Élisabeth Borne, afirmou que a França não vai assinar o acordo comercial entre a União Europeia e o bloco do Mercosul. “Não podemos assinar o acordo de comércio com um país que não respeita a floresta amazônica, que não respeita o Acordo de Paris. A França não vai assinar o acordo Mercosul nestas condições”, explicou a ministra.

                                                Há um ano

Há um ano uma nova liderança surge com força total. Que em 2020 deverá deixar os caciques de barba de molho. Vinícius Miguel é o preferido da juventude portovelhense para a prefeitura da Capital de Rondônia.

Há um ano 2

Há um ano também, o eleitor rondoniense, teleguiado pela onda bolsonarista elegeu um péssimo administrador para o governo de Rondônia. O ex-candidato ao governo Expedito Júnior (PSDB) tinha o melhor programa de governo que, além do desenvolvimento de Rondônia, previa a proteção da natureza, dos indígenas. Neste atual governo, não há interesse algum na proteção do meio ambiente, muito pelo contrário.

                                     Não à mineração

O presidente Bolsonaro mandou seu ministro das Minas e Energia à Rondônia para estudar a liberação da mineração de ouro e diamante em terras indígenas. A revolta da comunidade foi à altura da violência que é transformar reservas indígenas em uma currutela. Prospecção de ouro só traz prejuízos ao meio ambiente, além de provocar mortes. Milhares de garimpeiros morreram durante as décadas em que a garimpagem correu solta em Rondônia. Muitas famílias até hoje não sabem o que aconteceu com alguns garimpeiros que sumiram no rio Madeira.

Bolsonaro na China comunista

O presidente Bolsonaro vai na próxima semana para China comunista, onde acontece uma grande feira mundial. Durante a estada dele no país comunista, pretende fechar acordo comercial para a exploração do turismo no Mato Grosso do Sul e na Costa Verde (Angra dos Reis). A anulação de decretos que visam a proteção ambiental deverá acontecer sob o comando de Rodrigo Maia (DEM-RJ). Com isso, a bandeira vermelha da China vai tremular em terras patrióticas.

Enquanto isso…

Num ato inédito, indígenas, defensores de direitos humanos, juízes, grupos anti-castristas, líderes do movimento sem-terra, LGBT, católicos, movimento negro, de mulheres, ambientalistas e entidades internacionais se unem em uma coalizão de mais de cem instituições para declarar sua preocupação com a candidatura do governo de Jair Bolsonaro na ONU. Numa carta enviada a todos os governos na manhã desta terça-feira, o grupo pede que o Brasil não receba os votos dos países estrangeiros diante da ofensiva de Bolsonaro contra os direitos humanos e contra a democracia.

                                                ARQUILAU DE PAULA

Assembléia Legislativa concede Medalha do Mérito para AdvogadoA Assembleia Legislativa de Rondônia por meio de decreto concedeu ao advogado Francisco Arquilau de Paula medalha de Mérito Legislativo. O Decreto foi publicado no dia 03/10/2019 no Diário Oficial.

A  justificativa da homenagem se deve à extensa vida profissional do Arquilau no ano em que a OAB-RO completa 45 anos. Sua trajetória se confunde com a própria história da Ordem dos Advogados, do qual foi fundador e presidente no período de 1979 a 1981.  Advogado inscrito sob o nº 1 – B, se dedica ao fortalecimento do estado democrático de direito, das instituições e da advocacia.

Ao longo da vida, Arquilau de Paula prestou relevantíssimos serviços à sociedade rondoniense, como Procurador Geral do Município de Porto Velho, Conselheiro Federal da OAB, Professor da Unir e Faro – Faculdade de Rondônia, Presidente da Federação de Desportos de Rondônia, 1º Secretário de Justiça do Estado de Rondônia e muitos outros exercícios.

Francisco Arquilau de Paula é sócio fundador do escritório Arquilau de Paula advogados associados com 48 anos de existência. Escritório que se notabiliza atualmente na especialização do direito tributário.

CPI da Energisa

O jornalista Samuel Costa esteve no Rio de Janeiro, onde, na ALE/RJ, se reuniu com os técnicos de uma CPI destinada a investigar irregularidades na prestação de serviços das concessionárias de Energia Elétrica ENEL, Light-Serviços de Eletricidade S\A. O objetivo foi buscar subsídios para substanciar a CPI da Energisa.

Estamos na ALE/RJ, reunidos com os técnicos da CPI destinada a investigar irregularidades na prestação de serviços das concessionárias de Energia Elétrica ENEL, Light-Serviços de Eletricidade SA. Vamos juntos em defesa dos consumidores de Rondônia. #CPIDAENERGISA

Publicado por Samuel Costa em Segunda-feira, 7 de outubro de 2019

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

Facebook Comments