Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Por Roberto Kuppê (*)

Dois presos, duas medidas

Lula não vai passar mais um Dia dos Pais em casa. Mas, o Eike Batista, preso a menos de uma semana, vai. O habeas corpus concedido ao empresário Eike Batista na noite desse sábado (10) pela juíza Simone Schreiber, trouxe à luz uma discussão que já havia sido se desenrolado no decorrer da Operação Lava Jato: a autoincriminação. Ao decidir pela liberação de Eike, Schreiber explica que  a prisão temporária ocorreu como forma de fazer com   Batista produzisse provas contra si mesmo durante o interrogatório. Segundo ela, o princípio é idêntico ao da condução coercitiva onde o alvo é levado e obrigado a depor. No caso de Lula, pode todo tipo de arbitrariedade e ninguém fala nada.

Feliz Dia dos Pais para quem não tem um preso sem provas.  Feliz Dia dos Pais para quem luta por justiça. Feliz Dia dos Pais para quem tem coragem de denunciar os verdadeiros bandidos da Nação.

Até quando?

Até quando vão manter a condenação sem provas de Lula? Há quase dois meses o The Intercept revelou que tudo não passou de uma armação do senhor Moro em conluio com Dallagnol que criaram um personagem monstruoso para condenar o ex-presidente melhor avaliado de todos os tempos. Isso não pode continuar assim. Isso não pode ficar assim. Tudo bem que se soltar Lula, desmorona a República. Tudo bem se soltar Lula o Exército vai intervir. Afinal, estamos numa ditadura militar, travestida de democracia.

Cadê o Queiroz?

Eleito para mudar o Brasil e combater a corrupção (kkkkkkkk), Jair Bolsonaro (PSL), há sete meses de 10 dias no governo, só tem feito cagada, uma atrás da outra. E destruído conquistas e benefícios à população pobre e carente. Em vez de combater a criminalidade e a corrupção, tem feito exatamente o contrário, alimentando a violência escondendo a corrupção para debaixo do tapete. O Caso Queiroz que envolve ele e os filhos, é um exemplo clássico de que combater corrupção não é seu forte e sim proteger corruptos. Tão logo as investigações sobre Queiroz bateram à porta do Palácio do Planalto, Bolsonaro tratou de barra-las até hoje não se sabe onde está o Queiroz. O Caso Marielle é outro. Quando as investigações chegaram no quintal (literalmente falando) de Bolsonaro, o delegado do caso também foi trocado e mandado para baixa da égua.

Curva de rio

As pessoas sensatas do governo Bolsonaro estão sendo demitidas, exoneradas, afastadas. Não importa que seja técnico renomado. Foi honesto, está fora. Foi tecnicamente correto, está fora. Tem que ser tranqueira pra enroscar na curva de rio.

Mickey Mouse

Já não está fácil aprovar a indicação de Eduardo Bolsonaro para a embaixada dos Estados Unidos. Pesquisas mostram desaprovação da opinião pública – inclusive entre eleitores de Bolsonaro.
Além do nepotismo, há uma desconfiança generalizada sobre a capacidade diplomática do 03, que nem sequer domina o inglês. A Folha neste domingo traz um furo capaz de acabar com o sonho de Eduardo.
Para aprovar a indicação, Bolsonaro, segundo o jornal, oferecendo cargos e favores aos senadores. Ou seja, Bolsonaro estaria praticando o que sempre condenou. E, pior, para ajudar seu filho. Lembremos que ainda tem muita repercussão reportagem do O Globo mostrando o empreguismo da família. Revelar o jogo da “velha política” apenas para proteger a família vai ferir a imagem de Bolsonaro em seu eleitorado.

O que segura Bolsonaro?

O que segura Bolsonaro é o Exército, porque estamos vivendo uma ditadura militar disfarçada. Censura à imprensa, boicotes a canais de televisão, demissão de jornalistas que ousaram criticar Bolsonaro não são exemplos de democracia. Só na Venezuela é assim.  Qual a solução? As ruas! Nesse sentido, a  União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou um calendário dos locais e horários que ocorrerão manifestações contra o desmonte do governo Bolsonaro na área da educação. A entidade informa que 46 cidades já estão mobilizadas para o grande ato. Confira.

 

Eleições 2020

Em busca de novos nomes para disputar as eleições de 2020 em Porto Velho, os partidos começam as suas apostas em nomes fora do meio politico, tentando repetir o fenômeno Hildon Chaves em 2016 e Vinícius Miguel que apesar de não eleito foi bem votado em sua primeira disputa eleitoral de 2018 ao governo de Rondônia. O alvo da vez é o Dr Orlando Leite, médico, perito federal e professor universitário. Ele tem sido namorado por pelo menos dois partidos políticos na capital. Endocrinologista, Orlando faz parte de uma das famílias pioneiras do Estado. O médico é diretor de um dos hospitais de Porto Velho e reconhecido internacionalmente pela dedicação ao tratamento de diabéticos, sendo referência no assunto.

Será?

Esta foto diz tudo, mas também não pode dizer nada. Contudo, como em política pode tudo, menos perder, esta foto pode significar uma forte dupla para 2020. Parece dupla sertaneja: Léo Moraes e Vinícius Miguel. Quem viver, verá.

 

Dia do Advogado

Hoje, domingo, além de ser Dia dos país, é  Dia do Advogado.Esta data homenageia os profissionais responsáveis em representar os cidadãos perante a justiça. O Direito é a ciência das normas que regulam as relações entre os indivíduos na sociedade. Na oportunidade, a coluna homenageia a sobrinha deste, a advogada Lízia Márcia Paiva Moura (que milita em Brasília), além de Diego Vasconcelos, Vinícius lemos, Walter Lemos, Itamar ferreira (CUT), Robson de Oliveira, Ernandes Segismundo, Raul Fonseca, Breno Mendes, Breno de Paula, Fabiano Souza, Henrique Leite, Júlio Yriarte, Vinicíus Miguel, Rafael Miguel, Aurimar Lacouth, Raimundinho Bike Som, de Porto Velho. Waldeney Resky e José Orlando Paes Barreto Pinto, do Rio de Janeiro. Ex- Chefe da Casa Civil de RO, advogado Emerson Castro, novo cervejeiro de Petrolina, no Pernambuco.

Espaço do colaborador anônimo

Ghost Friends Berader****O ex prefeito de Ariquemes e ex-deputado estadual Lourival Amorim, empresário,  pescador é contador de história. Ele é liso que nem tambaqui pulando quando quer comer. Com essa nova situação do pescado em pleno desenvolvimento no estado de Roubônia ou Rondônia, ele está querendo ressurgir das cinzas como o paladino politico…adivinhem usando quem? o PSL do presidentão e governadorzão e vice governadorzinho( Zé Jodan )…é isso mesmo. O PSL em Ariquemes está nas mãos do L.Amorim…diga-se que o seu fiel aliado e homem de confiança Francisco Clementino da Silva,Vice presidente( Júnior Silva ). O vinculo pode ser visto em várias fotos nas redes sociais.**** O deputado federal Léo Moraes (Podemos) se reuniu com o vice-presidente da República, general Mourão.  General perguntou o que Léo Moraes queria para sair do Podemos e ser seu representante na Câmara Federal pelo PRB…o deputado ficou pensativo e disse: eu quero ser o pai do filho perdido(BERON)…quero dá um jeito na dívida…o general que não gosta de ser testado,deu logo uma ordem: chama o Paulo Guedes aqui. O deputado quando escutou que iria ser o pai da suspensão da divida,,,deu um jeito de ir embora…kkk…quis testar o General…e se ferrou. Na verdade, não teria como Léo sair do Podemos e ingressar no PRB sem ser cassado ****O deputado estadual que é conhecido como um homem de palavra…colocou os seus pitbuls na rua para deixar pronta a nominata do seu partido agora…o AVANTE para garantir um espaço na Câmara Municipal de PVH. O seu estrategista que aprendeu com o saudoso Miguel Queiroz a fazer conta para eleger deputados****Carlos Maestro,vem se reunindo com figuras da politica como Dr.Macário e Flávio Lemos…em breves encontros para alavancar o AVANTE e quem sabe…na sobra o líder do governador na Assembléia Legislativa Jair Montes, colcocar uns malucos pelo poder em embarcar na onda Bolsominios para vereador. Vai ser briga de foice.***O deputado da família Eyder Brasil (PSL),  que será candidato a prefeito de PVH foi visto em baladas nada comuns no outro lado da ponte do Madeirão. Lá ele é o Rey da banana,,,ops. Quem conhece ele bem é o dep.federal Crys…em tempos de quartel em Manaus…uma hora vamos abrir a caixa preta do passado nada social de ambos.****Feliz dia dos Pais para os amigos de hoje e sempre.

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo Rio-Brasília e Rondônia

 

Facebook Comments