24 C
Porto Velho
quinta-feira, março 28, 2024
Home Colunas Coluna do RK Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
214

 

Das Galáxias…..

Dois processos administrativos contra o superstar Deltan Dallagnol estão na pauta da próxima sessão do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), marcada para a próxima terça-feira, e é nessa ações que pode ser determinado o afastamento dele da Lava Jato e, o que é mais provável, de suas funções no Ministério Público Federal. O afastamento está previsto em dois artigos do Regimento Interno do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), o 77 e o 88. O primeiro caso que gerou a proposta de instauração de processo administrativo disciplinar é de agosto do ano passado, quando, em entrevista à rádio CBN, Deltan Dallagnol, o Pica das Galpáxias,  atacou três ministros do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski. Deltan estava sendo entrevistado sobre a decisão da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal de remeter para a justiça eleitoral e para a justiça federal em Brasília a delação premiada da Odebrecht que citava o ex-presidente Lula e o ex-ministro da Fazenda, Guido Mantega. Era um caso sem nenhuma relação com a Petrobras e, portanto, sem conexão com a Petrobras, que justificaria a permanência da investigação em Curitiba. “O Supremo não está olhando para essa figura que está diante de nós”, disse Dallagnol, em entrevista a Milton Jung, apresentador da rádio CBN. “O Supremo está olhando para a figura que estava diante dele um ano atrás. Não afeta nossa competência, vai continuar aqui. Agora o que é triste ver, Milton, é o fato de que o Supremo, mesmo já conhecendo o sistema e lembrar que a decisão foi 3 a 1. Os três mesmos de sempre do Supremo Tribunal Federal que tiram tudo de Curitiba e mandam tudo para a Justiça Eleitoral e que dão sempre os habeas corpus, que estão sempre se tornando uma panelinha assim… que mandam uma mensagem muito forte de leniência a favor da corrupção.”

Das Galáxias 2

Deltan Dallagnol, como se soube a partir da revelação de suas conversas secretas pelo Telegram, nunca se preocupou com a corrupção, mas com a manutenção em seu poder de casos que pudessem gerar visibilidade e networking, condições que favorecem seu projeto de enriquecer através de palestras remuneradas. Em uma conversa com sua esposa, pouco depois dessa entrevista que concedeu à CBN, Deltan Dallagnol disse qual era seu plano.

Das Galáxias 3

“Vamos organizar congressos e eventos e lucrar, ok? É um bom jeito de aproveitar nosso networking e visibilidade”, afirmou. “Se tudo der certo nas palestras, vai entrar ainda uns 100k [R$ 100 mil] limpos até o fim do ano. Total líquido das palestras e livros daria uns 400k [R$ 400 mil]. Total de 40 aulas/palestras. Média de 10k limpo”, acrescentou. Essa conversa faz parte de um grupo que criou para discutir a abertura de uma empresa, em que ele e o procurador Roberson Pozzobon, o Robito, seriam administradores por baixo do pano, já que a legislação proíbe membros do Ministério Público de exercer a gerência de empreendimentos empresariais.

Bolsonaro divide o País

No rol de desqualificações de Jair Bolsonaro para ocupar qualquer cargo público, especialmente o de presidente, entra agora o pendor à chantagem. Ele afirmou na segunda, dia 5, que não vai negar recursos aos estados do Nordeste — desde que os governadores divulguem que são seus parceiros ou algo do gênero. A razão é que “boa parte” deles é socialista. Sim, isso mesmo. “O que eu quero desses respectivos governadores: não vou negar nada para esses Estados, mas se eles quiserem realmente que isso tudo seja atendido, eles vão ter que falar que estão trabalhando com o presidente Jair Bolsonaro” disse. “Caso contrário, eu não vou ter conversas com eles. Vamos divulgar obras junto a prefeituras”. Ou seja, ou se submetem ao tiranete, ou nada feito. Como apontou Flávio Dino, do Maranhão, é uma orientação administrativa gravemente ilegal. Esse disparate foi proferido após a inauguração de uma usina de energia que usa painéis solares instalados sobre as águas do Rio São Francisco, em Sobradinho, Bahia, mais uma obra que não é dele. A Caixa Econômica Federal reduziu a concessão de novos empréstimos para a região neste ano. Na semana passada, Bolsonaro chamou os nordestinos de “paraíbas”. Seu ódio é límpido e cristalino.  Em contrapartida, aparece com apenas 25% de apoio entre a “sub-raça”.

Mais ameaça

Antes disso, o sujeito havia feito outra ameaça com relação à nomeação de Eduardo para a embaixada do Brasil em Washington. “Sim, o Senado pode barrar sim. Mas imagine que no dia seguinte eu demita o Ernesto Araújo e coloque meu filho. Ele não vai ser embaixador, ele vai comandar 200 embaixadores e agregados mundo afora”, disse. “Alguém vai tirar meu filho de lá? Hipocrisia de vocês”. Bolsonaro não é dono do Brasil e nem de verbas que distribui a seus amigos e parentes. O chantagista é, antes de tudo, um fracassado. Bolsonaro não sabe governar. Sua especialidade, está-se vendo, é o bullying.

Armas matam…

Os estados Unidos, mais do que nunca, caminham em passos largos para reduzir armas nas mãos de civis. Cerca de 100 milhões de norte-americanos possuem armas em casa. Milhares de pessoas morreram, vítimas de atiradores solitários ou não. Os dois últimos massacres chocaram até ao presidente Trump que condenou veemente os atentados. Já, na contramão, o presidente do Brasil disse após os últimos ataques nos EUA que não se pode evitar este tipo da ação sem armas. Para ele, armas não matam. “Quem mata é quem puxa o gatilho”, disse o Debi Loide.

Confúcio propõe pacto pela educação

O senador Confúcio Moura (MDB-RO),  propôs um grande pacto com os municípios de Rondônia, denominado de “Pacto pela Aprendizagem”. O projeto de curto, médio e longo prazo está em desenvolvimento desde o início de fevereiro, em dez cidades do Estado. O projeto possui três pilares básicos: diagnóstico, formatação de leis municipais e fomentação da capacitação dos técnicos e gestores da educação, que propõe uma mudança positiva na forma de aprender e ensinar os alunos do ensino fundamental público nas redes municipais. As ações visam a realização de reforma na gestão pedagógica, administrativa e aprimoramento infraestrutura escolar, bem como suporte nas demandas com emendas parlamentares e apoio técnico na busca de recursos no Governo Federal.

Confúcio Moura recebe em Brasília

Por falar em Confúcio Moura, ele  recebeu ontem (05/08), o secretário Nacional de Políticas sobre Drogas (Ministério da Justiça), Luiz Roberto Beggiora. Durante a reunião, Confúcio Moura tirou dúvidas referente a Medida Provisória (MP) 885/2019, que propõe agilizar a questão de bens de traficante apreendidos pela polícia. Ativos, barcos, aviões, casas, veículos e equipamentos que ficam anos deteriorando aguardando uma decisão judicial devem ganhar rapidez com a Medida Provisória, que sugere no máximo um ano para proceder o leilão dos bens apreendidos e convertê-los em dinheiro para o fundo antidrogas.40% desse recurso deve ser destinado aos estados, para que seja feito investimentos em segurança pública. Inclusive a modernização e a simplificação dos processos para construção de presídios. O senador Confúcio disse ser favorável.

                                                           Nota do Cremero

Breno de Paula convidado

O Conselho Federal da OAB por intermédio da Comissão Especial de Direito Tributário,  presidida pelo advogado Eduardo Maneira, promoverá o Seminário de Direito Tributário em Comemoração aos 30 anos do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O seminário será realizado no dia 12 de agosto, das 9h às 18h30, no auditório do Conselho Federal, em Brasília – DF. O advogado tributarista rondoniense Breno de Paula foi convidado para participar do Seminário de Direito Tributário em comemoração aos 30 anos do STJ. É um dos palestrantes.

Breno de Paula convida

O Instituto dos Advogados Brasileiros por intermédio da Comissão Especial de Direito Tributário, da qual o advogado rondoniense, Breno de Paula é um dos membro, promoverá o Seminário de Direito Tributário sobre Reflexões Conselho de Contribuintes. Os interessados poderão se inscrever, gratuitamente, na página de eventos do IAB. O seminário será realizado no dia 13 de agosto, das 9h às 12h, no auditório do IAB, no Rio de Janeiro – RJ.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Espaço do colaborador anônimo

Bom dia caros leitores. O ex-vereador de PVH e que logo se tornou deputado estadual, o falastrão Hermínio Coelho, que se dizia o cara da moralidade, está batendo de porta em porta de partidos para se garantir na eleição de 2020*** Na questão da nova situação eleitoral se passar nos trâmites das votações e leis, acabará com a mamata do mais votado da coligação levar mais gente com ele para o poder legislativo, tipo efeito Tiririca****Logo vamos mostrar como vai funcionar a nova articulação****A propósito, tem gente que pensa que político é santo e santo faz milagre político. Um deputado famoso em Brasília por ser do partidão que elegeu um bocado de gente, só arrota por que hoje está na situação. Deputado federal de Rondônia que serviu champanhe Chandon e canapés na sua posse, está sendo indicado p…****Quem está em Brasília neste momento é o prefeito de Pimenta Bueno, Delegado Arismar. Foi até ao gabinete do Crisóstomo para agendar reunião e solicitar benefícios para o município que administra. Arismar é um dos poucos quadros do PSL que vale a pena acompanhar****O advogado Breno Mendes está se dedicando á advocacia, onde ele é mestre. Política deixou de lado por enquanto****O deputado Crisóstomo é o bobo da Câmara. Logo será também levado ao Conselho de Ética****Reunião com empresários para tirar fotos, isto é normal. Agora, levar os recurso de verdade para o Estado, é que são elas**** Tem parlamentar pulando de lado para o segundo turno da reforma da previdência. Tem deputado de Rondônia e Acre que vão votar contra a determinação do partido****. O deputado federal quase prefeito de PVH, Léo Moraes  (Podemos) que em menos de um anos trocou de partido e logo em seguida já eleito, está  sendo assediado por grandes partidos**** O contador Claudiney, está sendo indicado pelo seu patrão deputado Crisóstomo, para o cargo de Coordenador Geral do Núcleo de Saúde,  em Rondônia. Claudiney ajudou na prestação de conta de Cris. Um bela presente de agradecimento, hein?****