COLUNA DO RK-Bastidores da política nacional e regional

0
1764
Roberto Kuppê, no Comitê de Imprensa do Senado, em 2006

Por Roberto Kuppê (*)

 Marielle

E a violência continua matando pobres, negros e favelados. A vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ), assassinada brutalmente na noite de quarta-feira, 14, no Rio de Janeiro, além de pobre, negra, favelada, era ainda feminista, ativista e defensora dos direitos humanos. Simplesmente a assassinaram a sangue frio Um crime bárbaro que abalou o Brasil e repercutiu no mundo. O assassinato de Marielle é o retrato de um Brasil racista, preconceituoso, homofóbico e individualista.

Quem matou Marielle?

Com certeza não foram os pobres, negros e favelados como ela. Era por eles que ela lutou até a morte, literalmente falando. Há fortes indícios de ter sido praticado por policiais pelo modus operandis e pelo calibre das balas periciadas pela Polícia Civil. Foi até identificado o lote da munição: de um volume destinado à Polícia Federal em Brasília. Coincidentemente, o governo quer federalizar a investigação. Ou seja…

Lula na linha de tiro

Os atiradores que mataram a vereadora Marielle Franco podem estar apenas afinando a pontaria. O ex-presidente Lula poderá ser o próximo alvo. As balas que acertaram a ativista eram de munição da Polícia Federal de Brasília.

Bolsonaro

O presidenciável Jair Bolsonaro (PSL-RJ), foi o único dos 13 presidenciáveis que não se comoveu com a morte da vereadora carioca. A tara dele é por criar um campo de concentração para refugiados venezuelanos em Roraima, se eleito, claro. Vou sugerir ao ex-presidente Lula ou a quem for eleito que crie um semelhante, só que em Cuba. Castigo bom para fascistas.

Vinícius Miguel

Dos pré-candidatos ao governo de Rondônia, Vinícius Miguel (Rede) foi o único que se manifestou sobre a morte da vereadora Marielle Franco. Ele esteve no ato organizado pelo Coletivo de Mulheres, no Mercado Municipal. Ah, Vinícius, não tem como separar o pré-candidato ao governo do militante pelos direitos humanos. São uma só pessoa. Sorry.

 Eleição da OAB-RO deflagrada

O pleito será em novembro mas, o processo já foi deflagrado com um movimento do presidente da ordem,  Andrey Cavalcante que quer fazer o sucessor. Ele escolheu Elton Assis para ser o representante da gestão, com o intuito de agregar e ter uma chapa única.
Diego Vasconcelos lança um balão de ensaio que também é pré-candidato à presidência da OAB. Parecendo, talvez, que seja somente um blefe para melhor negociação de seu lugar no grupo do Elton. Tudo ao menos demonstra que o grupo que está na gestão desde 2012, está, na verdade, dividido.

Eleições 2018

A menos de sete meses das eleições, o quadro sucessório em Rondônia está em aberto, totalmente indefinido. Apenas uma pré-candidatura está definida, a do professor Vinícius Miguel, da Rede Sustentabilidade. Lançaram seus nomes, mas não estão definidos ainda os seguintes pré-candidatos: José Guedes, do PSDB, que flerta com a possibilidade de lançar a deputada federal Mariana Carvalho. O ex-senador Expedito Júnior também está no páreo.

Cassol e Acir

Dois senadores em apuros e uma sentença a ser prolatada. Ivo Cassol já está condenado e deveria estar cumprindo pena. Não está. Acir Gurgacz aguarda o julgamento dos recursos da defesa.

Maurão e Daniel Pereira

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB) foi lançado ano passado o candidato do governo à sucessão de Confúcio Moura (MDB). Acontece que uma gravação clandestina e ilegal implodiu a pretensão dele. Já o vice-governador Daniel Pereira (PSB), que deve assumir o cargo em abril (ou antes) poderá herdar o espólio de Maurão, e ser ele o candidato do governador.

Confúcio senador

É consenso na corte que nada impede a candidatura do governador Confúcio Moura ao Senado Federal. O que tinha de empecilho já foi extirpado. Segundo fontes, Confúcio estaria só aguardando o prazo final para desincompatibilizar-se.

                                      Luto

A advocacia de Porto Velho está de luto com a partida de Paulo Henrique Gurgel Amaral. O colunista envia suas condolências ao amigo Antônio Orlandinho Gurgel do Amaral, colega do curso de Economia da Unir, da primeira turma.

China compra a Ulbra

Sim, a nossa bandeira é vermelha. A China chegou em Rondônia, através da educação. Um grupo chinês, de Hong Kong, arrematou as unidades da Ulbra de Ji-Paraná e Porto Velho.

Estavam inclusos no lote Centro Universitários em * 4 * dos 7 estados da região Norte:

1 –CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO JI-PARANÁ – CEULJI/RO
2 – CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE SANTARÉM/PA
3 – CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE MANAUS – CEULM/AM
4 – CENTRO UNIVERSITÁRIO LUTERANO DE PALMAS – CEULP/ TO
5 – INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE ITUMBIARA/ GO
6 – INSTITUTO LUTERANO DE ENSINO SUPERIOR DE PORTO VELHO – ILES/ RO

VALOR TOTAL DA AVALIAÇÃO DO LOTE: R$ 1.285,000,000,00 (um bilhão duzentos e oitenta e cinco milhões de reais).

Vocação

Quem tiver paciência, ouça na íntegra o áudio da reunião entre Sintero, professores e o governo de Rondônia, que quase deflagrou uma crise.

 

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político