Por Roberto Kuppê (*)

Bolsonaro e a dupla vitória

Pode-se dizer tudo do presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), menos afirmar que ele não é um excelente estrategista político. Mesmo acamado, se recuperando de uma cirurgia no hospital israelita Albert Einstein, em São Paulo, Bolsonaro deu as cartas nas eleições das presidências da Câmara e Senado Federal. Impedido sequer de falar por causa das complicações de saúde, Bolsonaro contrariou recomendações médicas, conduzindo do leito do hospital a eleição no Congresso Nacional. Tanto que depois teve que ser medicado com urgência após passar mal, com vômito e náuseas. Quase faz a alegria do vice, general Mourão. Quem conduziu com eficiência os bastidores das eleições foi o Chefe da Casa Civil, o multiinvestigado Ônix Lorenzoni (DEM-RS). Em matéria de esquema e estratégia não tem para ninguém. Desta forma, o governo fez barba, cabelo e bigode. O DEM está por cima, comandando as duas casas, além de três ministérios no governo Bolsonaro.

Marcos Rogério, o vitorioso

Quem está sorrindo de orelha a orelha é o senador Marcos Rogério (DEM-RO). Além de ter sido eleito senador de uma forma impressionante, obtendo mais de 320 mil votos, Marcos Rogério saiu-se duas vezes vitorioso nas eleições para as presidências da Câmara e Senado Federal. Na sexta, no dia da posse como senador por oito anos, Marcos Rogério apoiou e viu o deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ) se reeleger presidente da Câmara dos Deputados. No dia seguinte, no sábado, foi a vez de David Alcolumbre (DEM-AP) se eleger com 42 votos (um a mais que o necessário), no primeiro turno, portanto, presidente do Senado Federal.

Quem é David Alcolumbre

David Samuel Alcolumbre Tobelem nasceu em 1977, em Macapá, capital amapaense, e é empresário. Começou na política no PDT, partido pelo qual se elegeu vereador de Macapá em 2000. Também foi secretário de Obras do município. Em 2002 foi eleito deputado federal, sendo reeleito em 2006 e em 2010. Desde 2006 é filiado ao DEM e faz parte do diretório nacional e do conselho político do movimento jovem da legenda. Em 2014 foi eleito senador, com 36,26% dos votos válidos. No Senado, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) e participou de colegiados como a Comissão Temporária para Reforma do Código Comercial e da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul. Em 2018, foi candidato ao governo do Amapá, mas não se elegeu. Seus suplentes são José Samuel Alcolumbre Tobelem (DEM) e Marco Jeovano Soares Ribas (DEM).

Samuel Araújo, primeiro suplente na posse

Como não poderia deixar de ser, o empresário Samuel Araújo, na foto ao lado desta articulista, também tomou posse em Brasília como primeiro suplente do senador Marcos Rogério. Feliz da vida por mais esta importante conquista, Samuel Araújo não esconde a vontade de assumir o Senado, nem que seja por um dia. Poderá assumir por quatro anos caso Marcos Rogério saia candidato e vença a disputa pelo governo de Rondônia.

 

Bastidores da posse

O articulista que vos escreve esbarrou pelos corredores do Senado Federal com diversas personalidades da política rondoniense, dentre elas Williames Pimentel, ex-secretário de Saúde; Neirival Pedraça (MDB-Porto Velho); Santana (prefeitura de Porto Velho); Samuel Araújo (primeiro suplente do senador Marcos Rogério); Robério (prefeitura de Porto Velho), Walter Silvano (ex-Iperon), Expedito Júnior (PSDB), Iacira Azamor (ex-Caerd), Isis Queiroz (ex-Sugesp governo de Rondônia) dentre outras dezenas de pessoas.

Todos prestigiando as posses de seus respectivos parlamentares. Nos esbarramos também com Ciro Gomes (PDT-CE), João Dória (governador de São Paulo), ACM Neto (prefeito de Salvador-BA), Fernando Collor (PR-AL) e Tasso Jereissatti (PSDB-CE).

Casório em Miami

O prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB) interrompeu seus trabalhos para prestigiar em Miami (FL) o casório da filha, Beatriz Pacheco Chaves com Pedro Barbosa. A primeira dama Ieda Chaves era só alegria. O casamento foi nos EUA devido a moradia da filha ser em Miami onde estuda. O casório foi numa das muitas e belas praias de Miami. Parabéns ao casal e ao prefeito que  retorna à Capital nesta segunda.

Confúcio recebe convidados

O senador Confúcio Moura (MDB-RO) recebeu convidados especiais, família, amigos para confraternização da posse no gabinete dele. Vejam fotos:

 

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político de Rondônia, radicado em Brasília (rkuppe@gmail.com)

 

Facebook Comments