O deputado estadual Cleiton Roque (PSB-RO), durante a sessão plenária de terça-feira (7) enalteceu o desempenho da bancada federal rondoniense que disponibilizará, através de emendas, recurso no montante de R$ 156 milhões para investimentos na agricultura de Rondônia.

 

O parlamentar elogiou a iniciativa dos deputados federais e senadores de Rondônia durante a votação do Projeto de Lei Ordinária nº 557/2017, de autoria do Poder Executivo que autoriza o Estado a abrir crédito suplementar por excesso de arrecadação, até o montante de R$ 156.429.488,00, em favor da Unidade Orçamentária da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri).

 

O deputado discordou do posicionamento de alguns dos parlamentares da Casa em relação ao recurso. Segundo Roque, é preciso criticar quando se há realmente motivos para tal, no entanto, neste caso, o parlamentar frisou ser preciso enaltecer o desempenho da bancada federal de Rondônia.

 

“É um recurso que não estava previsto no Orçamento, um recurso de emenda de bancada que poderia ter ido para qualquer outro lugar, mas virá para o nosso Estado para ajudar, principalmente, os pequenos municípios rondonienses que às vezes não tem uma patrol para fazer uma recuperação”, declarou Cleiton Roque.

 

De acordo com o deputado, a maioria dos equipamentos que serão adquiridos com o recurso destinado à Seagri, atenderão as prefeituras.

 

“E nós sabemos o quanto fará diferença para as administrações municipais. Acredito que mesmo que parte do recurso fossem para atender associações, os deputados estaduais têm suas emendas individuais ao orçamento que poderiam ser investidas na compra de implementos”, ressaltou Roque.

 

O deputado agradeceu aos oito deputados federais e três senadores que compõem a bancada federal de Rondônia por terem, de fato, colocado o recurso à disposição do Estado.

 

O parlamentar ressaltou o líder da bancada no Congresso Nacional, deputado federal Nilton Capixaba (PTB), que segundo Roque, veio a Rondônia dialogar com o governo e com os deputados estaduais para tirar as dúvidas existentes.

 

“Nosso papel agora é aprovar esse orçamento e dar agilidade para que o recurso seja colocado a disposição do Estado e sejam abertas as licitações o quanto antes para contemplarmos as prefeituras com esses equipamentos agrícolas”, disse o deputado.

 

Cleiton Roque concluiu afirmando que se a liberação do Fitha acontecer de forma ágil e a entrega de pelo menos parte dos equipamentos ocorrer antes do período de chuva, segundo ele, 2017 será um ano de vitória para toda a população de Rondônia.

 

Facebook Comments