Cirurgias bariátricas vão ser retomadas em Rondônia na segunda-feira, 9, no Hospital de Base

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), vai reiniciar a realização de cirurgias bariátricas a partir da próxima segunda-feira (9), no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro (HBAP), em Porto Velho. Os atendimentos no ambulatório de alta complexidade da unidade hospital para os pacientes retornaram ainda no mês de julho, em preparação para o retorno dos procedimentos.

Conforme o cronograma, deve ser realizada uma cirurgia por semana em agosto. Já em setembro, vão ser duas, restabelecendo o atendimento normal do serviço.

O médico Osiel Jardim, especialista em cirurgia bariátrica, explicou que está sendo avaliada a possibilidade de ser realizado um mutirão. “Temos prontos, no pré-operatório, 60 pacientes e estamos felizes com a retomada do programa”.

A paciente Andréia Lima, de 41 anos, vem sendo acompanhada pelo serviço de psicologia, nutrição e demais especialidades. Ela conta que aguarda ansiosa pela cirurgia. “Minha perspectiva com essa operação é a melhora da minha saúde, que é comprometida por uma série de enfermidades”.

A diretora-geral do HBAP, Raquel Gil, fala que o retorno das cirurgias garante ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) o atendimento de qualidade. “Com a união de esforços mútuos por parte do Governo de Rondônia, Secretaria da Saúde e nossa equipe de profissionais, estamos conseguindo restabelecer nossos serviços”.

O secretário da Sesau, Fernando Máximo, ressalta que as cirurgias bariátricas são fundamentais, pois os pacientes com obesidade têm maior risco de adquirir comorbidades como: diabetes, hipertensão, colesterol e possuir déficits. “Essas cirurgias tiveram que ficar suspensas durante o processo pandêmico e foi muito ruim, mas agora vamos conseguir atender, e estamos sendo pioneiros nesse primeiro retorno pós-pandemia”, finaliza.

Fonte: Secom

Facebook Comments