seduc1A cerimônia que certificou cerca de 80 servidores da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia ocorreu na tarde de quinta-feira (8), no Centro de Educação Executiva da Faculdade Porto/FGV, com a presença do diretor de operações da FGV local, Rodrigo Campos, do secretário adjunto de Educação do estado, Márcio Félix e da secretária de Educação do Estado, Fátima Gavioli.

 

Para desenvolver seus técnicos, a Seduc mapeou a necessidade de capacitação nas áreas de Gestão de Pessoas, Gestão de Projetos, Gestão Financeira, Tecnologia da Informação e Administração Pública e encontrou na Fundação Getulio Vargas a grande chance de fazê-lo. A melhor escola de negócios da América Latina está também em Porto Velho desde 2010, por meio da Faculdade Porto, com cursos de graduação, pós-graduação, MBA e extensão, voltados para a área de Gestão, Negócios e Direito.

 

Os servidores concluíram cursos de MBA em Gestão de Pessoas, Gestão Financeira, Gerenciamento de Projetos, Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação e pós-graduação em Administração Pública.

 

A servidora pública e oradora da turma Heddlah Fonseca concluiu o MBA em Gerenciamento de Projetos. Em seu discurso ela enfatizou que as dificuldades encontradas para fazer o curso não superaram a emoção de concluí-lo. “Durante todo o tempo, rimos, choramos, aprendemos, reaprendemos e nos relacionamos. Nas idas e vindas da sala de aula, nos dias de avaliação e no dia da entrega do tão sonhado certificado. Tudo foi excelente! E esperamos aprender mais e mais a cada dia. Obrigada por tudo!”, disse ela.

 

Para Márcio Félix o projeto do governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB), de capacitar os técnicos da Seduc já está rendendo frutos. “Eu que tenho contato direto com os servidores, consigo ver na prática o aumento na qualidade no serviço. Muitos já estão caminhando para o mestrado e, acreditamos que o caminho é esse, o da capacitação. Então, é uma satisfação muito grande em fazer parte dessa cerimônia e ver que o esforço de cada um não foi em vão”, enfatiza o secretário.

 

Célia Klein, gerente pedagógica da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal, concluiu o curso de Gerenciamento de Projetos. Para ela, o aprendizado adquirido com o MBA já está contribuindo muito com a sua atuação. “Eu trabalho diretamente com o desenvolvimento de projetos, alguns bem diferentes e outros bem próximos com o que nós vimos no curso, mas independente do tipo e do formato do projeto, tem alguns conceitos que nós conseguimos estudar que a gente leva até pra vida, como a questão do planejamento, o próprio gerenciamento de custos e tempo. Então, são coisas nós que aprendemos e que mudam nosso conceito de vida, que dirá o nosso trabalho”, analisa a gerente.

 

De acordo com Klein, a conclusão do curso foi uma grande expectativa. “Não foi fácil. Algumas disciplinas exigiram muito de nós, mas nós vencemos. É tanto que há seis meses, iniciei um mestrado em Gestão Pública e estou aproveitando muito as disciplinas que vi no MBA, inclusive para minha dissertação do mestrado onde vou falar diretamente da implantação de projetos, assim como acabo levando isso também para a minha vida profissional”.

 

O diretor Rodrigo Campos falou sobre a importância para o desenvolvimento local e da capacitação dos servidores. “Parabenizado a Seduc pelo compromisso com o nosso estado, com nossos servidores para que entregue aos cidadãos um serviço de qualidade”, reflete ele.

 

Rodrigo associou a cerimônia com a recém entrega do certificado recebido pela FGV nacional nomeando a Faculdade Porto como melhor conveniada. “Veio até a calhar, então não posso deixar de ressaltar que vocês estudam na instituição mais renomada em educação executiva e também na melhor conveniada. Só posso agradecer pela preferência”, encerrou Campos.

 

Para Célia, é um grande privilégio estudar na Faculdade Porto/FGV. “Como nosso primeiro professor disse: nós somos 0,0005% da população brasileira que tem a oportunidade de estudar na Fundação Getulio Vargas”, afirma.

 

Márcia Matheus Teixeira Gouveia, chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Educação, concluiu o MBA em Gestão Financeira Controladoria e Auditoria. “Muitas coisas que estudei em sala de aula estou conseguindo colocar em prática, dessa forma eu creio que a capacitação irá, de forma geral, melhorar o serviço e automaticamente, contribuirá com o desenvolvimento local”, explica ela.

 

Sobre estudar na melhor conveniada FGV, Márcia ressalta. “A credibilidade da instituição é muito grande e isso já reforça muito a escolha de qualquer profissional. Essa abertura no mercado em Porto Velho e opções de cursos é uma tendência que, a meu ver, só melhora o mercado de trabalho e a região”.

 

seduc2Representando o governador Confúcio Moura, a secretária de Educação do Estado de Rondônia, Márcia Gavioli falou sobre a parceria com a Porto/FGV e sobre a importância do momento. “Quando cheguei na secretaria, em dezembro de 2014, solicitei a lista de todos os servidores que concluíram um MBA e até, então apenas 20 havia conseguido. Sob muita chamada do nosso governador, conseguimos através da FGV levar o maior número de servidores à conclusão do curso. Eu sei que não deve ter sido fácil, mas tenho certeza que só os fortes conhecem o gosto de uma vitória. Aqui nós temos um time de servidores muito fortes. Parabenizo a todos”, conclui a secretaria.

Facebook Comments