Cerca de 300 jovens de Guajará-Mirim concluem cursos profissionalizantes por meio do Projovem

Cerimonia de certificação do Projovem EM Guajará-Mirim
Cerimonia de certificação do Projovem EM Guajará-Mirim

Em uma parceria entre o Governo de Rondônia e Governo Federal, jovens rondonienses vem sendo qualificados para serem inseridos no mercado de trabalho através do Programa Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, que disponibilizou cursos profissionalizantes em 12 municípios de Rondônia.

Para esta fase, o Programa disponibilizou 300 vagas para Guajará-Mirim em diversos cursos, entre eles Beleza e Estética, Madeira e Moveis, Pesca e Piscicultura, Saúde, Telemática, Turismo e Hospitalidade e Vestuário. A qualificação profissional possuiu a carga horária foi de 350 horas/ aula. A cerimonia de certificação dos cursos aconteceu na Câmara de Vereadores do município.

Tiago Matos, de 27 anos, que é cadeirante, recebeu o diploma do curso técnico de Telemática. Ele já visualiza um futuro bem melhor. “Vou aplicar meus aprendizados e com muita felicidade, porque minha expectativa de vida mudou a partir deste curso”, disse.

A secretária de estado da Assistência e Desenvolvimento Social, Valdenice Domingos, enfatizou que o programa é uma grande oportunidade para os jovens, com menos condições financeiras, de ter acesso a cursos de qualificação profissional e inserção no mercado de trabalho. “O Projovem vem de encontro com a maior necessidade do jovem, porque automaticamente abre para o profissional a oportunidade de se encaixar no mercado de trabalho, que vem ficando mais rígido.” Enfatizou

O Projovem Trabalhador estimula e fomenta a geração de oportunidades de trabalho, negócios, inserção social e ainda promove a visão empreendedora dos jovens. Em Rondônia o Projovem disponibilizou cerca de duas mil vagas para diversos cursos que estimulam e garantem a empregabilidade de jovens entre 18 a 29 anos.


Fonte
Texto: Leandro Morais
Fotos: Leandro Morais
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments