Alguns cuidados são mais que fundamentais para um carro parado na quarentena. Do contrário, na hora de voltar a utilizá-lo, o usuário pode ter problemas. Abaixo, nós listamos alguns cuidados importantes para você ter com seu carro. Acompanhe!

9 cuidados necessários para o carro parado na quarentena

1. Ligue o carro toda semana

Mesmo não usando o carro muitas vezes, é importante que você ligue-o e deixe-o esquentar. Faça isso, pelo menos, uma vez por semana.

Se possível, também dirija o veículo pela vizinhança por cerca de 20 minutos. Esses cuidados vão garantir que o motor gere energia suficiente para manter a bateria carregada.

2. Eleve o carro

Quando o veículo fica muito tempo parado, seus pneus podem ser deformados. Para evitar o problema, eleve o carro.

Para isso, utilize cavaletes. Evitar o contato direto do veículo com o chão vai prevenir danos aos pneus.

Outra solução é fazer a calibragem dele a cada 15 dias. Se os pneus forem mantidos cheios, sua chance de deformação será bem menor. Siga as indicações do fabricante para essa calibragem.

3. Mantenha o carro abastecido — mas não por muito tempo

É importante deixar um pouco de combustível no carro, caso ele precise ser usado. Mesmo assim, não mantenha o álcool ou gasolina parados ali, sem qualquer uso.

Com o tempo, esses produtos criam resíduos, que vão entupir o filtro de combustível. Então, depois será preciso realizar uma limpeza profunda e até reparos.

Assim, utilize o carro algumas vezes, para que o filtro seja mantido limpo. Se isso não for possível, retire o combustível do tanque utilizando uma bomba de sucção e um reservatório próprio para combustível.

4. Mantenha o freio de mão solto

Quando o carro fica parado por muito tempo, os componentes de seu freio podem grudar. Para evitar o problema, mantenha o freio de mão solto.

Então, para garantir a imobilidade e sua segurança, trave o veículo com travas de madeira.

5. Troque o óleo do carro

O óleo do carro tem validade. Passada essa data, troque o produto do seu reservatório. Do contrário, ele poderá gerar resíduos que vão danificar o auto.

6. Desconecte a bateria do carro

Você tem um carro mais antigo, fabricado até 2015, mais ou menos? Em vez de passear com o carro para manter a bateria carregada, você pode simplesmente desconectá-la.

Basta desconectar os soquetes da bateria, um de cada vez. Comece pelo polo negativo, para evitar acidentes.

7. Faça a limpeza do ar-condicionado

Com o carro parado, o filtro do ar-condicionado costuma ficar bastante sujo. Especialmente porque ele não será utilizado neste tempo de quarentena.

Além da poeira, o não funcionamento do equipamento vai favorecer o aparecimento de fungos, bactérias e mais.

Pensando em tudo isso, ligue o ar-condicionado, pelo menos, uma vez por semana. Depois, na hora de voltar a utilizar o veículo com maior frequência, lembre-se de trocar o filtro do ar e fazer sua higienização.

Isso vai permitir que o equipamento funcione corretamente, e vai impedir a circulação de um ar contaminado dentro do carro.

8. Proteja o veículo contra a poeira

Para evitar que a pintura do veículo seja danificado, vale a pena cobrir o carro. Para isso, utilize uma capa própria.

A capa vai evitar que a poeira e outros contaminantes se acumulem na lataria. Além de proteger o veículo contra os efeitos do sol e da chuva.

Apenas cuidado para não retirar e colocar essa capa muitas vezes. O movimento constante pode arranhar a pintura.

9. Mantenha o seguro auto ativado

Pode parecer uma ótima ideia cancelar o seguro agora. Afinal, seu veículo está sendo bem pouco usado.

Porém, ao cancelar o seguro de carro, o veículo ficará totalmente desprotegido. Assim, caso qualquer sinistro aconteça, você terá que arcar sozinho com o prejuízo.

O carro pode, por exemplo, sofrer uma batida quando você for ao supermercado, ou pode ser roubado, mesmo estando estacionado na garagem.

Cidades como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS) e Porto Velho (RO) são as que possuem o maior número de roubos de carros no Brasil.

Então, em vez de cancelar o seguro, prefira renegociá-lo com a seguradora. Optar por seguros pay-per-use também pode ser uma saída barata.

Pronto! Agora você já sabe que cuidados tomar com o carro parado na quarentena. Não se esqueça que esses cuidados devem ser rotineiros, para que você não tenha problemas na hora de utilizar o veículo novamente.

Por Jeniffer Elaina, da Smartia Seguros

Facebook Comments