Candidato da Chapa 12 participa de debate em CPI no Senado Federal

0
634
Vini Miguel: a aposta da juventude

viniO mais jovem candidato ao Conselho Federal da OAB, advogado Vinícius Valentin Raduan Miguel, integrante da Chapa 12 – OAB Ativa, vai participar de uma audiência pública interativa promovida pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), do Senado Federal, que investiga o assassinato de jovens. O debate acontece nesta segunda-feira (09) e vai discutir dados e indicadores sobre homicídios de jovens nos últimos anos.

Foram convidados representantes de Organizações Não-Governamentais (ONGs) e associações de defesa da criança e do adolescente, além do especialista em direitos humanos e professor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Vinicius Valentin Raduan Miguel que também é um dos coordenadores da Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (Anced). “É muito importante participar de um evento desse tamanho. Devemos promover o debate para buscar soluções envolvendo nossas crianças e adolescentes, especialmente na questão envolvendo as mortes violentas dessa parcela tão carente da população. Vou levar os meus conhecimentos e também absorver novos dados para trazer a Rondônia”, disse Vinícius.

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), presidente da CPI, explica que é necessário reunir dados qualificados sobre o assunto para se realizar um diagnóstico preciso sobre as diversas fases das mortes violentas de jovens, a fim de propor medidas mais efetivas para o problema. “Para enfrentamento dessa questão, que envolve dinâmicas complexas, o Senado Federal pode contribuir, a partir de sua competência constitucional investigativa, chamando à discussão especialistas, pesquisadores e familiares de vítimas”, afirmou ela.

Além da presença de Vinícius Valentin, foram confirmados Sebastião dos Santos, conselheiro da organização Viva Rio; Wesley Teixeira Silva, responsável pela campanha Amanhecer Contra a Redução e o coordenador do Programa de Adolescência e Cidadania do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Mário Volpi.

Participação direta

A audiência pública terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Comentários ou perguntas podem ser feitos por meio do portal www.senado.leg.br/ecidadania e do Alô Senado (0800-61-2211). A audiência pública terá início às 19h30, no plenário 3 da ala senador Alexandre Costa.