Candidato à Presidência da Câmara conhece demandas de Rondônia

MG_1034As principais demandas do Estado, como a transposição dos servidores públicos de Rondônia para os quadros da União, melhorias da BR-364, incluindo a duplicação e a conclusão dos viadutos na entrada de Porto Velho, além da hidrovia do Madeira, que depende apenas da dragagem e sinalização para ser concretizada, foram apresentadas pelo governador Confúcio Moura nesta segunda-feira (22) ao receber o deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ), um dos candidatos à Presidência da Câmara.

Além de apontar as necessidades de Rondônia, que Eduardo Cunha disse ser esse o principal motivo de suas visitas a todos os Estados, com vistas a  levá-las à pauta da Câmara, o governador aproveitou para citar os apelos de outros Estados que compõem a Amazônia que, se atendidos, irão refletir de alguma forma no desenvolvimento socioeconômico de Rondônia.

Segundo Confúcio, entre os itens prioritários do Acre está a ligação com o Peru, cuja rodovia depende apenas da questão aduaneira, fato que mudaria as relações comerciais da região com aquele País. Já o Amazonas busca cada vez mais o fortalecimento da Zona Franca de Manaus, “um modelo inteligente de preservação ambiental”, enquanto o Pará reclama da desvalorização do preço do ferro a partir da Lei Kandir, que dispõe sobre o imposto dos Estados e do Distrito Federal, nas operações relativas à circulação de mercadorias e serviços (ICMS). A mesma lei também tem gerado prejuízos à comercialização de minérios no Mato Grosso. Para Roraima, Confúcio disse ser necessário buscar solução para a questão agrária, com a estadualização das terras para assentamentos nas áreas conhecidas como Lavrado. A questão mineral é o foco também do Amapá, como maior produtor nacional de manganês.

Visita Eduardo CunhaEduardo Cunha disse estar confiante em ser o maior bloco para a eleição da Mesa Diretora, em função do apoio de pelo menos 167 deputados de partidos diferentes, como PTB, Democratas, Solidariedade, PSC, além do PRB e PHS, que já se manifestaram favoráveis.

O parlamentar, que estava acompanhado do senador Valdir Raupp, presidente nacional do PMDB; deputados federais, Marinha Raupp (PMDB-RO), Marcos Rogério (PDT-RO), Darcísio Perondi (PMDB-RS), Pedro Chaves (PMDB-GO), Felipe Bornier (PSD-RJ) e Athur Lira (PP-AL), além de Carlos Henrique, coordenador da campanha, foi recepcionado também pelo suplente de senador, Tomás Correia, presidente estadual do PMDB; o chefe da Casa Civil, Emerson Castro; e o chefe de Gabinete, Waldemar Albuquerque.

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Edmilson Knightz
Decom – Governo de Rondônia

Facebook Comments