Candidata afirma que vai doar 80% do salário se for eleita vereadora em Ji-Paraná; documento foi registrado em Cartório

0
820

prbrechoNuma atitude inédita e ousada em Ji-Paraná (RO) a candidata ao cargo de vereadora Priscila do Brechó (PDT) registrou em Cartório que vai doar a maior parte do salário parlamentar caso seja eleita em 2 de outubro. A iniciativa dela causou alvoroço nas rodas de conversas da cidade, distante 380 quilômetros da capital Porto Velho.

Para assegurar o que pretende fazer com a doação da maior parte do vencimento oficial de vereador do município caso seja eleita, Priscila do Brechó diz que vai dar publicidade como gastou o saldo remanescente demonstrando mensalmente em mural de local público e nas redes sociais.

A promessa foi registrada em Cartório
A promessa foi registrada em Cartório

“Acredito que o vereador deva receber um salário e meio para desenvolver as funções para as quais fora eleito. Entendo que o valor pago aos vereadores atualmente em Ji-Paraná é elevado”, argumenta a candidata, ao registrar uma Escritura Pública Declaratória no mais antigo Cartório da comarca acompanhada de duas testemunhas. “O documento que a candidata registrou em Cartório tem validade legal”, afiança o advogado Yuri Rabelo.

 

brecho7“A ideia é ótima, mas é difícil acreditar que caso ela se eleja vá mesmo ficar só com parte do salário como pagamento mensal”, duvida a eleitora Márcia Martins. No documento registrado em Cartório, a candidata se compromete a doar a maior parte do salário mensalmente a instituições de caridades e a comunidades carentes do município de Ji-Paraná e seus respectivos Distritos.

A balconista Ana Maria Aguiar entende que a atitude da candidata à vereadora pode ser o rumo que os políticos brasileiros precisam tomar. “Penso que devemos dar o voto de confiança em quem se apresenta com propostas de mudanças na política no País, especialmente no que diz respeito à redução dos altos salários pagos pelo povo aos parlamentares”, opina a balconista.

Em maio deste ano, a Associação de Defesa dos Direitos da Cidadania (ADDC), apresentou a entidades de classes locais um “Projeto de Iniciativa Popular” que fixa o salário dos vereadores de Ji-Paraná ao do magistério. A medida é uma ação de atividade da cidadania e que busca ajustar a atividade pública com os princípios de justiça.

“Todos devem contribuir para reduzir os gastos do dinheiro com estrutura pública e assim, garantir mais recursos para atender as necessidades do cidadão, objetivo primordial e constitucional dos impostos que todos pagamos”, disse o advogado Caetano Neto, que esteve à frente da ADDC.

De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE/RO), 234 candidatos concorrem às 17 cadeiras da Câmara Legislativa. A cidade tem população de 130.419 habitantes e 78.376 eleitores. O salário de vereador em Ji-Paraná passa de R$ 8 mil.