CAFÉ DE RONDÔNIA – Dia 14 de março inicia a Missão Robustas Amazônicos em Cacoal

0
1299
Café produzido em Rondônia

Especialistas em café de diversas regiões e produtores dos estados do Espirito Santos, Bahia e Minas Gerais serão alguns dos participantes da Missão Robustas Amazônicos que acontecerá no dia 14 de março, em Cacoal e que segue até o dia 18, com visitas técnicas em propriedades e viveristas de diversos municípios de Rondônia, entre eles Nova Brasilândia, Rolim de Moura e Cacoal. Os membros da missão também iram conhecer o Campo Experimental da Embrapa/RO, em Ouro Preto do Oeste.

O Estado de Rondônia é o segundo maior produtor de café Conilon do país, com quase 2 milhões de sacas, e o quinto maior do Brasil, no geral. O desempenho rondoniense deve-se basicamente à substituição das lavouras tradicionais pelas lavouras com técnicas de plantio, manejo e produção modernos e principalmente pela utilização de mudas de café melhoradas geneticamente (clonais), que mantêm as características genéticas da planta matriz e garante a homogeneidade da lavoura, com maior tamanho de grãos, maior uniformidade de maturação dos grãos, melhor qualidade e maior produtividade.

Basílio disse que o CONDER aprovou a destinação de R$ 4,2 milhões para aquisição de 3 milhões de mudas de café clonal.

O Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Basílio Leandro de Oliveira, disse que durante a 10ª reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder) realizada na manhã desta quinta-feira (8) e presidida pelo governador de Rondônia, Confúcio Moura, foi aprovada a destinação de R$ 4,2 milhões para aquisição de 3 milhões de mudas de café clonal.

‘‘Antes, Rondônia produzia 17 sacas por hectare e hoje tem propriedades que chegam a 180, mas a média é de 70 sacas por hectare. Temos 17 municípios produtores, o que já representa um grande salto’’, avalia o governador apontando os investimentos do Estado em distribui mudas durante a realização da reunião extraordinária do Conder.

A Missão Robustas Amazônicos é mais um evento em prol do café produzido no estado, realizado pelo Governo de Rondônia por meio da SEDI em parceria com a EMBRAPA/RO. “A visita desse grupo de especialistas em café em nosso estado vai gerar mais visibilidade ao café produzindo em Rondônia, com isso ganharemos mais investimentos, tecnologia e geração de empregos”, finalizou o superintendente da SEDI, Basilio Leandro de Oliveira.

Texto e fotos Marcelo Gladson