Bumbódromo de Guajará-Mirim é revitalizado e será entregue à comunidade na sexta-feira

0
848

Na expectativa de dar uma destinação adequada e racional à estrutura do Parque do Bumbódromo de Guajará-Mirim, o Governo de Rondônia realizou sua completa revitalização. A nova estrutura de eventos e lazer que contempla além da área de shows, um conjunto de equipamentos para atividades físicas como pista de caminhada, quadra de esporte e campo de futebol, entre outros, será entregue oficialmente à cidade na sexta-feira (25).

Duelo da Fronteira é realizado no bumbódromo

Utilizado uma única vez por ano durante as apresentações dos Bois Bumbás – Malhadinho e Flor do Campo -, com o grande show na fronteira, a estrutura do Bumbódromo geralmente ficava obsoleta durante todo o resto do ano, o que propiciava a ação de vândalos, que depredaram todo o patrimônio, danificando as instalações físicas do parque de eventos, destruindo as áreas de coberturas e todas as instalações sanitárias.

Na verdade, não basta revitalizar ou reconstruir a estrutura do parque se não há quem a mantém em segurança e em bom estado de conservação. Por este motivo a Superintendência de Gestão e Gastos Públicos (Sugespe) determinou a execução da reforma e revitalização do espaço, ao mesmo tempo que reuniu a sociedade local, suas instituições, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e os dirigentes dos próprios grupos folclóricos, que em última análise serão os responsáveis pela manutenção e segurança, já que terão suas sedes dentro das instalações do Parque do Bumbódromo.

Segundo Isis Queiroz, superintendente da Sugespe, o Governo de Rondônia, por determinação do governador Confúcio Moura, tem feito grande esforço para ampliar suas ações para atender as demandas da sociedade. Foi com este objetivo que a Superintendência executou um conjunto de serviços que vão da limpeza propriamente dita da área, com a retirada de entulhos, terraplanagem, construção de pistas de caminhada, quadra e campo de futebol, e os serviços elementares de iluminação, drenagem e instalação do portão de entrada do parque.

Revitalizada, a estrutura do Bumbódromo será utilizada como espaço multe eventos, conforme explicou a superintendente da Sugespe, de modo que seja exemplarmente utilizada, especialmente pela Unir, na realização de feiras culturais e eventuais práticas acadêmicas, conforme ficou acordado. Assim como a Unir, tanto a comunidade quanto os dirigentes dos grupos folclóricos terão a oportunidade de utilizar o espaço para a realização de atividades variadas e de shows.


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Sugespe
Secom – Governo de Rondônia