“Brasileiros são vítimas de um presidente que se acha médico”, ataca Lula

Em postagem feita nas redes sociais nesta quinta-feira (23/7), o ex-presidente Lula (PT) criticou a postura do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), por defender e disseminar o uso da cloroquina no tratamento da Covid-19: “Os brasileiros são vítimas de um presidente que se acha médico e agora deu pra receitar remédio”, provocou o petista.

O medicamento passou a ser apontado pelos bolsonaristas como possível tratamento contra a Covid-19. As pesquisas científicas, porém, não comprovam sua eficácia nesse sentido.

Os principais organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS), não recomendam o uso da cloroquina contra o coronavírus antes de resultados mais robustos das pesquisas científicas e aponta paras os riscos de efeitos colaterais e complicações adversas.

O petista também comentou sobre o envio de comprimidos do remédio dos Estados Unidos para o Brasil.

Durante o mês passado o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que continuaria enviando cloroquina e hidroxicloroquina ao Brasil mesmo após a Food and Drugs Administration (FDA), principal autoridade de vigilância sanitária norte-americana, ter revogado a autorização emergencial para seu uso contra a Covid-19.

De acordo com documento publicado pela FDA, “Não é mais razoável acreditar que as formulações orais de hidroxicloroquina e de cloroquina podem ser eficazes”.

No fim de maio, os americanos anunciaram o envio de 2 milhões de doses de hidroxicloroquina ao Brasil.

Fonte: Metropoles

Facebook Comments