Blog do Kuppê- bastidores da política e do poder

0
718

BLOG DO KUPPÊ

Por Roberto Kuppê

 

Desfile de moda

mani3Ontem nas ruas das principais cidades brasileiras aconteceu um grande evento de moda. A imprensa disse que eram manifestações contra Dilma, mas, o que se viu ontem  foi um desfile de moda, com roupas de grifes customizadas ao melhor estilo carnaval fora de época quando foliões endinheirados compram abadás caríssimos para se divertirem nas ruas. Um amigo disse ao colunista: “Só vi gente bonita e rica. Não vi um pobre no meio da multidão”.

Fasano

No Rio de Janeiro, as manifestações tomaram conta de Ipanema e Leblon. Antes do início, algumas pessoas que chegavam em carrões importados, deram uma paradinha para almoçar no Fasano de Ipanema, com direito a manobrista e segurança reforçada.

Nada a ver

As manifestações de ontem nada tem a ver com as realizadas em junho de 2013, quando teve povo protestando com legitimidade. Os “protestos” de ontem, na verdade, foram tentativas de um terceiro turno, já que os “manifestantes” eram eleitores de Aécio Neves.

Agripino

agripi2E por falar em Aécio, o senador José Agripino (DEM-RN)  foi visto ontem na manifestação em favor do impeachment da presidenta, Dilma Rousseff. Agripino Maia, presidente do Democratas, será investigado em inquérito pedido pela Procuradoria Geral da República sob suspeita de ter embolsado R$ 1 milhão de reais de propina para facilitar um esquema corrupto no Rio Grande do Norte. É deste naipe.

Tiro pela culatra

Sabem o que vai acontecer após as manifestações de luxo de ontem ? A presidenta Dilma vai mandar para o Congresso Nacional um pacote de medidas para combater a corrupção! E sabe o que os deputados e senadores vão fazer? Não vão aprovar, claro. A maioria dos corruptos está no Congresso.

Em Porto Velho

mani6Não foi diferente. Na capital, manifestantes endinheirados também exibiram modelitos e peças de grifes customizadas. Óculos e bolsas de marca completavam o traje dos manifestantes. Em meio aos protestos, anotamos a figura do médico Hiran Gallo, representante de uma classe que mais enriquece no Brasil e que mais detesta a política social de Dilma que privilegia os pobres.

Amorim

O ex-deputado federal e ex-senador Ernandes Amorim (Ariquemes), foi preso ontem durante manifestação contra a corrupção. O cavalo, digo Amorim, estava montado em um malhado quando achou que ia se dar bem no manifesto. Amorim é conhecido pela truculência e pelas enes vezes que foi cassado e preso por…corrupção.

Casal Raupp

O casal número 1 da política rondoniense, foi visto no aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho, embarcando para Brasília num voo da TAM na madrugada de domingo. O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB, com certeza não quiseram ficar em Rondônia durante o domingo, dia das manifestações contra a corrupção. Raupp consta na lista de Rodrigo Janot, acusado de receber ilegalmente recursos de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato.

Confúcio

O governador de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) não foi citado durante as manifestações contra Dilma. Confúcio aguarda o julgamento dos recursos impetrados contra a cassação do mandato dele. Ele acha que passa por mais este teste, o qual ele se refere como quarto turno. O terceiro turno ocorreu quando ele foi conduzido coercitivamente para prestar esclarecimentos na Polícia Federal sobre favorecimento à empresas.

TRE muda

O colunista esteve na sexta-feira a tarde nas instalações do TRE de Rondônia no CPA (Centro Político Administrativo), na capital do Estado. Foi recepcionado por Jacob Rebouças que informou que até meados de abril eles se mudam para uma nova sede, alugada ou comprada. O TRE funciona hoje em instalações cedidas pelo governo de Rondônia, após a enchente de 2014 que alagou as dependências da sede do órgão.

Hermínio

O deputado estadual Hermínio Coelho (PSD), confirmou informação da coluna, sobre a estada dele e de mais dois casais, no motel Delírius. A confissão foi em plenário, quando o parlamentar coletava assinaturas para criar uma CPI contra o governo. Ao mesmo tempo em que  espargia seu veneno contra o governador, ele tentava explicar a presença dele na ménage a trois no referido motel. Disse ele que foi lá só para ver a decoração, que nada demais aconteceu. Não foi isto que as fotos tiradas na noite de orgia mostraram.

Hermínio 2

Bom, a CPI não foi criada porque ele não conseguiu o número de assinaturas suficiente. Cadê a moral? Claro, deputados ficaram boquiabertos com a explicação nada convincente de Hermínio. Só falta saber agora quem pagou a conta do motel. Se foi Hermínio ou a Assembleia Legislativa.

Vagas ociosas

O colunista assistiu sábado, em Porto Velho,  ao programa Amazônia Entrevista, apresentado por Paulo Don Daniel Benito, que abordou dentre outras coisas, sobre as vagas ociosas nas universidades públicas do Brasil, com destaque a Rondônia. O que são vagas ociosas? Vagas que não foram ocupadas. Por exemplo: num curso que poderia ter 40 alunos tem apenas 30 matriculados. As dez vagas estão livres e deveriam ser preenchidas de alguma maneira, seja pelo critério de cotas, pelo ProUni, etc. Mas, o fato é que vagas ociosas dão prejuízos às universidades públicas. É como um avião de passageiros voar com a metade ou menos de sua capacidade. O custo é o mesmo. Portanto, ocupar as vagas ociosas deveria ser uma prioridade dos governos.

Blog do Kuppê

O Blog do Kuppê retorna nesta semana com as noticias mais quentes do Estado de Rondônia e do Brasil. O blog foi desativado em outubro de 2010 após anos de sucesso em Brasília, sendo citado por renomados articulistas e revistas como Época e o site político Congresso em Foco.

 

(*) Roberto Kuppê- é articulista do Mais RO

A coluna será atualizada durante todo o dia, ou a qualquer momento que um fato mereça registro.