AVAÍ E RONDONIENSE FICAM NO EMPATE NO ESTADUAL SUB-17

0
1059
Equipe treinou forte ao longo da semana sob o comando do técnico Lima    Foto: Divulgação / reprodução TV

O Avaí de Porto Velho (RO) estreou ontem, sábado, no no Campeonato Rondoniense Sub-17, diante do Rondoniense, no CT do adversário, que é o atual campeão estadual da categoria. O jogo terminou empatado em 0x0, somando um ponto cada um.

O AVAÍ

São seis times que participam do Campeonato Estadual Juvenil, com encerramento previsto para o dia 11 de novembro. É o projeto de parceria que o Avaí Futebol Clube de Florianópolis (SC) tem em Rondônia em busca de revelação de talentos. Um braço importante do Leão da Ilha, fortalecendo sua marca na região há mais de quatro anos. Recentemente o presidente Francisco José Battistotti visitou Porto Velho para conhecer todo o projeto e teve reuniões com autoridades locais.

O grande responsável pelo projeto do clube no Norte do País é o cônsul do Avaí em Rondônia, Roberto Luiz das Dores, que está à frente do projeto naquele estado. Segundo ele, a meta é atingir todos os municípios. Cabe destacar que os irmãos Renanzinho e Luanzinho, este último integrando a equipe principal do Avaí, com jogos na Série A, titular da equipe de Claudinei Oliveira, aos 17 anos, e que foram revelados em Rondônia e chegaram da região há alguns anos.

O técnico da equipe juvenil do Avaí em Rondônia, ex-jogador Lima, está confiante numa boa estreia. “Estamos treinando forte e o grupo motivado para buscar a vitória. Todos animados e ansiosos para este sábado largar bem”. O goleiro Ryan Mezabarba, que nem sabe ainda se será titular, também é só expectativa. “Não vejo a hora de fazer a estreia”, disse. O preparador físico Leandro Filho deu trabalhos ao longo da semana para a garotada e diz que o time vai correr bastante. O volante Leandro Neto diz que quer fazer um bom campeonato e ser olhado pelos avaliadores, quem sabe não possa defender no futuro a equipe principal do Leão da Ilha.

Técnico Lima preparou a equipe para enfrentar o campeão estadual Fotos: Reprodução TV

Volante Leandro Neto também confiante numa boa estreia

A história do Avaí Futebol Clube teve início em 1923 quando o comerciante Amadeu Horn conheceu um grupo de garotos que costumava jogar bola na Rua Frei Caneca, no bairro Pedra Grande (atual Agronômica), em Florianópolis.

O comerciante, apaixonado por futebol, resolveu realizar o sonho dos meninos e decidiu presenteá-los com um conjunto completo de “ternos” como eram chamados na época os uniformes. O material continha, além de bola e chuteiras, camisetas listradas em azul e branco, calções e meias azuis. Uma curiosidade que talvez alguns torcedores não saibam é que as cores foram escolhidas em homenagem ao Clube de remo, Riachuelo.

Fundação do Avahy Foot-ball Club

No dia 1º de setembro de 1923, em uma reunião na casa do Sr. Amadeu Horn, os jovens atletas decidiram, em conjunto com o comerciante, fundar um clube de futebol. O nome do novo time seria “Independência” e teria como presidente o próprio Sr. Amadeu Horn.

Quando tudo já estava praticamente decidido, o Sr. Arnaldo Pinto de Oliveira chegou à reunião trazendo novas ideias e acabou influenciando os participantes a mudar o nome do time que estava sendo fundado. O argumento do Sr. Arnaldo era que Independência seria um nome complicado para a torcida gritar em apoio ao time e até terminar de falar “Independencia” o outro time já teria empatado o jogo. Como estava lendo um livro sobre a história do Brasil, ele propôs o nome Avahy, em referência à Batalha do Avahy.