Ausências são questionadas em campanha da OAB Rondônia

ernanodairhelioDiferentemente das campanhas anteriores, onde se via toda a advocacia abraçando a campanha que elege o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Rondônia, e os presidentes das subsecções em vários locais deste Estado, a campanha deste ano tem se pautado por uma série de questionamentos, tais como falta em debate e de debate de ideias, ofensas entre os membros das chapas concorrentes, mas o que está caracterizando esta eleição é a ausência do processo eleitoral de uma série de figuras que já estiveram à frente da Ordem e outras que ainda estão na atual gestão.

 

Ernande Segismundo tem o apoio do ex-presidente da OAB, Maquiavelli
Ernande Segismundo tem o apoio de Ivan Machiavelli

Na chapa “OAB ATIVA”, capitaneada pelo advogado Ernande Segismundo, não foram vistas as figuras dos militantes de longa data nas plagas da Ordem dos ex-presidentes Orestes Muniz e Hélio Vieira, bem como do importante advogado da região de Ji-Paraná e que tanto prestou serviços à OAB/RO, Ivan Machiavelli.

Ernande ladeia três ex-presidentes da Ordem: Odair Marini, Helio Vieira e Orestes Muniz
Ernande ladeia três ex-presidentes da Ordem: Odair Marini, Helio Vieira e Orestes Muniz

Estas importantes pessoas há muito estiveram a frente da advocacia rondoniense e sempre fizeram questão de estar presente nas chapas, ouvindo as reivindicações dos advogados, fazendo compromissos e respondendo as questões que eram debatidas, tanto que estiveram à frente nas eleições passadas do grupo que hoje tem Ernande Segismundo, mas nesta campanha ficaram em posições subsidiárias.

 

Por lado da chapa comandada pelo advogado e Juiz Eleitoral Juacy Loura Junior “ADVOGADO NÃO FOGE A LUTA” não há que se falar em ausências, posto que uma boa parte dos seus membros eram dissidentes do grupo Um Novo Tempo e acabaram por preferir seguir um caminho diverso daquele grupo original, apresentando outras ideias e agregando outras pessoas.

 

Mas já pelo lado da chapa “TODOS PELA ORDEM” capitaneada pelo atual Presidente da OAB/RO, Andrey Cavalcante, muito sentidas são as ausências de algumas pessoas que  ajudaram a elegê-lo e que neste quase três anos estiveram à frente das principais pasta da Ordem, como o Secretário-geral, Michel Fernandes, o Secretário-geral adjunto, Walter Gustavo Lemos, e o Conselheiro Estadual e Diretor Acadêmico da Escola Superior de Advocacia (ESA), Vinicius Lemos, bem como de uma série de outros Conselheiros Estaduais importantes que também estão ausentes desta chapa, como o advogado Paulo Rogério José, que recentemente foi relator no Conselho Seccional da reforma do Regimento Interno da OAB/RO, e do advogado Noel Andrade, grande liderança na região de Pimenta Bueno.

 

O que muito se pergunta é, o por quê desses nomes importantes não aparecerem nos palanques de nenhuma dessas chapas?! “OAB ATIVA”, “TODOS PELA ORDEM” e “ADVOGADO NÃO FOGE A LUTA”? Seria uma questão destas chapas desprestigiar aqueles já carregaram ou ainda carregam o nome da Ordem, como brasão institucional, ou seriam em razão de outros interesses destes grupos que acabaram por não incluir estas figuras importantes. O certo é que estas ausências são sentidas e os grupos aos quais eles pertenciam não explicaram as razões de tais apartações.

Facebook Comments