AUGUSTO BRANCO ENTRE OS 10 POETAS MAIS RELEVANTES DO SÉCULO XXI 

 

Poetas do mundo da música, do cinema e da TV dominam a lista 

 Os poetas, mais do que o tempo presente, são representantes do pensamento que vigorará no futuro, tal modo que as obras literárias produzidas agora terão maior influência dentro de 10 ou 20 anos. Conhecer os pensamentos dos poetas de hoje, portanto, é ter um vislumbre dos dias de amanhã, e isto pode ser matéria de estudo para filósofos, sociólogos, juristas, historiadores e políticos de agora e do futuro. 

 Deste modo, um estudo procurou identificar quais os poetas mais relevantes do século XXI, levando em consideração a propagação de sua obra tanto para o público em geral, quanto em sites especializados em literatura, trabalhos acadêmicos, e o referenciamento de tais poetas em outras obras literárias. O estudo analisou apenas os poetas brasileiros em atividade neste século XXI, cujas biografias estão na Wikipédia, e a lista dos 10 poetas mais relevantes desta época conta com nomes como Pedro Bial, Bráulio Bessa, Adélia Prado, Bruna Lombardi e Augusto Branco.  

 Veja o ranking a seguir por ordem de relevância: 

 1º AUGUSTO BRANCO

Autor dos livros da coleção VIDA, publicados no Brasil e em Portugal, Augusto Branco é o poeta mais citado em sites especializados em literatura no Brasil; ele tem sua obra referenciada em mais de 70 livros de outros autores, e é muito popular no universo das fanfics. O poeta surpreende ao encabeçar a lista, uma vez que não está na grande mídia nacional. 

2º ADÉLIA PRADO

A poetisa recebeu da Câmara Brasileira do Livro, o Prêmio Jabuti de Literatura, com o livro “Coração Disparado” e é campeã de referências em trabalhos acadêmicos dentre os poetas e poetisas em atividade no século XXI. 

3º BRUNA LOMBARDI

Além de atriz, produtora, apresentadora e roteirista, Bruna Lombardi é uma das poetisas mais referenciadas entre outros escritores. Quando lançou seu primeiro livro ‘No ritmo dessa festa’, ela apresentou seu livro à editora de forma anônima. O livro foi aprovado, mas achavam que ela era homem, refletindo o machismo vigente na época. 

4º Arnaldo Antunes – o poeta é ex-vocalista do Titãs 

5º Bráulio Bessa – poeta que tem quadro no programa Encontro com a Fátima, na Globo 

6º Fabrício Carpinejar – poeta e apresentador da tv Gazeta 

7º Pedro Bial – o poeta é apresentador da tv Globo 

8º Gregório Duvivier – poeta, ator, youtuber, e colunista da Folha de São Paulo 

9º Sérgio Vaz – poeta e produtor cultural 

10º Elisa Lucinda – a poetisa é atriz e tem uma longa carreira na tv, teatro cinema  

O quadro a seguir mostra a pontuação dos poetas nos critérios da pesquisa. O estudo procurou identificar o impacto da obra literária destes poetas na sociedade, especialmente no mundo literário, acadêmico e nas mídias sociais. Muitos destes poetas fazem parte do meio da TV, música e cinema, mas foram consideradas apenas os resultados pertinentes às suas obras literárias.

*Pesquisa realizada por DH Analysis & Media

Facebook Comments