ATUALIZADA- Coluna do RK- Bastidores da Política Nacional e Regional

0
187

Por Roberto Kuppê (*)

 

Amada amante

Um ex-deputado federal de Rondônia, que se diz temente a Deus (crente), mantém em Brasília uma segunda companheira (até onde a vista alcança). Há dois anos o colunista flagrou o ex-parlamentar na Representação do Governo de Rondônia, na capital federal. Ele havia empregado a moça no órgão. Servir café era a função dela. Na época, o governador era Daniel Pereira, mas a amada amante continuou no cargo já no novo governo.

Amada amante 2

A coluna não citará o nome por questões de respeito à moça. Mas, não se trata de Nilton Capixaba (PTB-RO). Capixa está na Papuda cumprindo pena junto com o Geddel e outros políticos sem vergonha.

Os gastadores

Os três deputados de Rondônia que maias gastaram verbas públicas do gabinete foram estes da foto. O mais atuante parlamentar de RO não está entre os que mais gastaram. Eles podem gastar o que puderem, dentro do limite da lei, mas tem que fazer algo pela população, como votar a favor do povo. 90% da bancada de RO votou pela reforma da Previdência que retirou direitos. Votaram também pelo fundo partidário bilionário.

Prefeitáveis

Porto Velho terá um sem número de candidatos à sucessão de Hildon Chaves (PSDB), que é o favorito à reeleição. Além dos tradicionais candidatos, surge mais um nome. Não um nome qualquer. Um nome que veio lá de baixo, de baixo mesmo. Galgando cada centímetro dos degraus do poder. Trata-se do novo advogado Raimundo Moraes, o Bike Som. Raimundinho que acaba de receber a carteira da OAB, será um osso duro de roer. Já foi chamado para ser vice de vários pré-candidatos.

                                      Prefeitáveis 2

Quem está mirando também no Palácio Tancredo Neves (prefeitura de Porto Velho), é o advogado criminalista Breno Mendes. Ex-assessor da prefeitura, foi presidente da EMDUR, Breno Mendes está com a popularidade em alta. Vai enfrentar o ex-chefe? Só o tempo dirá.

                             Ji-Paraná de Jesualdo Pires

O ex-prefeito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires (PSB), não poderá concorrer a mais um mandato, mas a esposa dele, Lílian Pires, pode. A sucessão municipal de Ji-Paraná deverá ser uma das mais concorridas e difícil de saber quem será o próximo prefeito. A saber. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes (PSDB), deverá disputar o Palácio Urupá com apoio do mega político Expedito Júnior (PSDB). Jesualdo Pires, que obteve mais de 195 mil votos para o Senado, deverá indicar a esposa dele, Lilian Pires.

                                              Confúcio Moura

No último sábado (25), uma comitiva de lideranças políticas do MDB de Rondônia, conduzida pelo vice-presidente nacional da legenda, senador Confúcio Moura, esteve no Cone Sul do Estado no intuito de fortalecer o partido, aglutinar novos correligionários para
as eleições municipais deste ano e debater com a população, empresários e
produtores rurais, projetos econômicos para a região. Em Cabixi, o debate avançou sobre a federalização da “Estrada da Integração”, que pode se tornar uma das mais importantes rodovias do sul do estado, e proporcionar o desenvolvimento do Vale do Guaporé e de todo o oeste de Mato Grosso, que abrange os municípios de Pontes e Lacerda, Comodoro e Vila Bela da Santíssima Trindade, onde há uma grande produção de grãos. De acordo com o senador, com a ajuda das prefeituras, pecuaristas e produtores rurais da região construíram aproximadamente 200 Km de estrada, que interliga Rondônia a Mato Grosso. Atualmente, quase toda a produção de soja e milho que sai do oeste de Mato Grosso, com destino a Porto Velho, passa pelo município de Cabixi.

                                     Guajará-Mirim

O colunista vai transferir o título de eleitor para Guajará-Mirim, mas não vai sair candidato a nada. Apenas para dar uma força para João Santos, o Kinho da Barbearia, primo deste que vos escreve. JS é do Partido Verde, que em GM é comandado pela advogada Dr. Taíssa, pré-candidata a prefeita da Pérola do Mamoré. GM terá uns cinco candidatos a prefeito, incluindo o atual, Noronha (DEM).

Coronavírus

O número de mortes pelo coronavírus chegou a 170 na China e atingiu todas as regiões do país nesta quinta-feira (30). Isso porque foi confirmado o primeiro caso da doença no Tibete, até então, o único local que estava livre. O coronavírus já infectou mais de 7.7 mil pessoas em todo o mundo, em pelo menos outros 15 países, como Japão, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, Alemanha e França. Nenhum paciente contaminado fora da China morreu. No Brasil, o Ministério da Saúde revelou, em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (29), que há nove suspeitos em investigação nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo, Paraná e no Ceará.  Existem famílias brasileiras infectadas na China. Bolsonaro disse que vai deixa-las lá: “não vale o risco trazê-los de volta para o Brasil”.

Censura e mordaça

O deputado Enio Verri (PT-PR), que assume a liderança da bancada petista na Câmara na volta do recesso legislativo, afirma que o partido tentará convocar o procurador que denunciou o jornalista Glenn Greenwald a dar explicações. A preferência é que a convocação seja na CPMI (comissão parlamentar mista de inquérito) das Fake News, mas outras comissões são avaliadas.

Amazônia em chamas

O governo Bolsonaro revogou o decreto 6.961, de 17 de setembro de 2009, que estabelecia o zoneamento agroecológico da cana-de-açúcar e impedia a expansão do cultivo na Amazônia e no Pantanal. Pesquisadores alertam que, além da revogação do decreto, há planos de produzir mais óleo de palma como biocombustível em Roraima, com a inauguração de uma usina de processamento em abril passado e, no oeste do estado do Amazonas, estão previstas novas estradas que podem abrir áreas anteriormente inacessíveis para plantações de palma, impulsionando outros ciclos de desmatamento.  Segundo os pesquisadores, há um consórcio anunciado pelo governo com investimentos de R$ 4,4 bilhões em seis estados amazônicos – Amazonas, Acre, Amapá, Mato Grosso, Rondônia e Roraima – para instalação usinas de energia alimentadas por etanol de milho.

                              Tião Viana

O colunista encontrou o ex-governador do Acre, Tião Viana (PT-AC), na Barra de São Miguel, Alagoas. Tião estava de férias com a família. Foram dez dias de turismo numa das regiões mais bonitas do Brasil. Na foto, Tião passei de barco de turismo, onde conheceu a praia do Gunga. O ex-governador nunca tinha ido antes às Alagoas. Gostou e recomenda.

Governo dos ricos

A população em situação de rua disparou 60% em quatro anos na cidade de São Paulo. Em 2015, as pessoas nessa situação eram 15,9 mil. O número saltou para 24.344 pessoas em 2019. Os dados são do ainda inédito Censo da População em Situação de Rua, que foi realizado pela Prefeitura de São Paulo e será lançado nesta sexta-feira (31). O levantamento mostra a relação entre o salto no número de pessoas na rua e a alta na taxa de desemprego!

                                                     Eu vou!

O Partido dos Trabalhadores celebra em 2020 quatro décadas de existência e, para exaltar a luta ao lado do povo brasileiro, o Festival PT 40 anos anunciou parte de sua programação, que conta com atrações culturais e muito debate político. Entre os principais destaques, estão a mostra competitiva de filmes “História Vivenciadas na Trajetória do PT”, que vai contar a história de lutar do PT nas cidades e periferias brasileiras, além do debate sobre o sentido da política transformadora no mundo de hoje entre os ex-presidentes Lula e Pepe Mujica, que retornou a política e ocupa o cargo de senador no Uruguai. O Festival começa na sexta-feira 7 de fevereiro e, após a abertura da feira de expositores, tem início a mostra de filme. Já no sábado (8), antes da esperada conversa entre Lula e Mujica, os dois ex-ministros das Relações Exteriores Celso Amorim (Brasil) e Jorge Taiana (Argentina) fazem um profundo debate sobre o atual cenário na América Latina e da luta por uma nova ordem internacional. Ainda no mesmo dia, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, agita o público presente no Armazém da Utopia.

                                           Isso a Globo não mostra

Mais uma revelação bombástica: o miliciano Adriano da Nóbrega, chefe do Escritório do Crime, e um dos principais suspeitos de assassinar Marielle Franco, também recebia parte dos salários desviados do gabinete de Flávio Bolsonaro na Alerj; escândalo cresce e torna praticamente insustentável a permanência de Sergio Moro no governo

(*) Roberto Kuppê é jornalista e articulista político no eixo RJ, DF, AL e RO