Atletas e dirigentes reconhecem governo de Rondônia como impulsionador do esporte

0
347


jir-taekwondo-premeacao-seringueiras_04_09_16_foto_daiane-mendonca-20

Atletas participam de jogos em Ji-Paraná

A iniciativa do Governo de Rondônia em custear as despesas de deslocamentos, hospedagem e alimentação das delegações esportivas participantes dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), em Ji-Paraná, refletiu no posicionamento positivo de atletas e dirigentes em favor da impulsão do esporte no estado promovido pela Superintendência Estadual da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), pasta responsável pela organização do evento esportivo no interior.

Todas as delegações estão hospedadas nos principais hotéis da cidade e contam, gratuitamente também, com os deslocamentos dos hotéis às praças esportivas e de alimentação instalada no Centro de Convivência do JIR, no Esporte Clube Vera Cruz. “Toda essa logística foi pensada e comprada pelo Governo de Rondônia em benefício do atleta”, afirma o secretário do JIR, Edvaldo Botelho.

“Essa iniciativa do governo estadual fomenta o desenvolvimento esportivo e social. A integração entre as equipes e o convívio social é salutar para o crescimento do esporte em Rondônia”, opina Franck Lopes, o presidente da Federação Rondoniense de Taekwondo.

“Patrocinar as competições, assim como já fez em todas as etapas dos Jogos Escolares de Rondônia (Joer), o governo demonstra maturidade favorecendo os atletas e melhorando a qualidade do esporte em Rondônia”, entende o árbitro e handebol João Henrique.

“Tirar dinheiro do bolso para custear despesas de viagem, alimentação, hospedagem e deslocamento na localidade sede do evento inviabiliza o desenvolvimento do esporte”, diz Adilson Alves, mais conhecido como professor Gaivota em Ouro Preto do Oeste, onde mantém academia e ensina capoeira. “A qualidade da alimentação é imprescindível para o desempenho do atleta”, pontua o professor Gaivota.

“A estrutura deste evento me impressiona. São muitas modalidades esportivas e muitos atletas sendo custeados pelo governo. Isso é importante porque o gestor público está se voltando e apoiando o esporte em Rondônia”, avalia a goleira de handebol Marciele Silva, da equipe de Porto Velho, satisfeita ao deparar com a trave do gol adequada para o esporte que pratica. No handebol a trave do gol deve ser quadrada e não arredondada como no futsal.

jir-taekwondo_03-09-16_prof-antonio-teles_seingueiras_foto_daiane-mendonca-13

Professor Antônio Teles, de Seringueiras

“É um gasto que a maioria dos atletas não consegue pagar. Por isso deixam de participar das competições. O governo está de parabéns por esse mecanismo de impulsão ao esporte de alto rendimento”, disse a lutadora de taekwondo Fernanda Ornachi, de Seringueiras.

Para o ala Daniel, do basquete de Porto Velho, os prefeitos deveriam se espelhar no comportamento do governo estadual e investir mais no esporte municipal. “Se cada gestor municipal apoiar o esporte, novos talentos surgirão. E quem mais ganha com isso é a própria cidade”, diz o ala.

Jéssica Laynne é a chefe de hospedagem da delegação de Cacoal e está satisfeita com a receptividade em Ji-Paraná. “Não só a qualidade da hospedagem nos hotéis, mas vamos ser sinceros, a alimentação balanceada faz uma diferença para os atletas”, disse Laynne, que também elogiou o sistema de deslocamento das equipes para as praças de esportes e de alimentação.

O professor Antônio Teles acompanhou a equipe de taekwondo de Seringueiras e disse que normalmente o atleta não tem condição de custear as próprias despesas e, por essa razão, abandona o esporte. “Com esse apoio do governo é bem capaz que novos talentos sejam revelados em Rondônia para o Brasil e o mundo”, observa Antônio Teles.

Os Jogos Intermunicipais começaram no sábado (3) e seguem até domingo (11) em várias praças esportivas de Ji-Paraná envolvendo a disputa de 14 modalidades individuais e coletivas e integrando 2,4 mil atletas, dirigentes e comissões técnicas de 24 cidades. O evento conta com a parceria da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria de Esportes e Turismo.


Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments