Assembleia Legislativa sedia parlamento mirim no Deputado por Um Dia

0
314
Projeto de autoria do deputado Jesuíno Boabaid empossou 24 estudantes de escolas estaduais como parlamentares durante um dia


A Assembleia Legislativa realizou nesta sexta-feira (1) o evento “Deputados por Um Dia”, onde alunos matriculados em escolas do Estado e eleitos democraticamente por seus colegas podem exercer, por um dia, o papel de legisladores de Rondônia.

O programa, de autoria do deputado Jesuíno Boabaid (PMN), tem como objetivo incentivar os jovens estudantes a entender melhor os Poderes e cargos e, consequentemente, trazer uma consciência política mais ativa e desenvolvida.

Pela manhã foi feita a sessão de posse dos deputados mirins, onde estiveram presentes o deputado Jesuíno Boabaid e o deputado Léo Moraes (Podemos). “Nós parabenizamos a todos os presentes e as instituições. Hoje o Parlamento é de vocês”, declarou Boabaid.

Léo Moraes parabenizou a iniciativa do colega parlamentar. “Quero agradecer a todos os parlamentares que participaram da aprovação, pois esse projeto aproxima o cidadão mais legítimo à vida pública, que são os jovens. Vocês não são apenas nosso futuro, mas também o presente”.

Posterior à sessão de posse, os trabalhos parlamentares foram iniciados pelos deputados por um dia, começando pela organização das chapas para eleição da Mesa Diretora. Vencedora, a Chapa 2 compôs a Mesa Diretora com Eliardo Vicente (PDE) eleito presidente da Assembleia; David Oliveira (PCB), 1º vice-presidente; Elias Rodrigues (PJR), 2º vice-presidente; Alex Tomaz (PCB) como 1º secretário; Emanuel Souza (PJR), 2º secretário; Aníbal Neto (PJR), 3º secretário; e Lauanda Honório (PCB), 4ª secretária.

À tarde, os deputados mirins realizaram a sessão extraordinária Deputado por Um Dia e na tribuna, agradeceram o deputado Jesuíno Boabaid pela oportunidade e a experiência oferecida pelo projeto de autoria do parlamentar. Projetos, elaborados pelos deputados por um dia, foram votados e aprovados, simbolicamente, em primeira e segunda discussão e votação.

Ao final da sessão, o deputado Jesuíno Boabaid foi convidado a fazer uso da palavra. O parlamentar disse ter se sentido honrado em poder oferecer a oportunidade dos alunos vivenciaram o Poder Legislativo por um dia e disse esperar que a experiência tenha sido gratificante como foi, para ele, propor o projeto e colocá-lo em prática.

O deputado agradeceu o apoio de todos os servidores da ALE que colaboraram para a organização do Parlamento Mirim e convidou os deputados por um dia a conhecerem as instalações do novo prédio da Assembleia Legislativa. O parlamentar encerrou afirmando que os jovens ainda podem fazer a diferença na sociedade.

“Não percam as esperanças. O poder emana do povo, temos possibilidade de fazer mudanças”, declarou Jesuíno Boabaid.

O secretário legislativo, Carlos Manvailer, responsável por orientar os deputados mirins durante todo o processo, parabenizou a todos e enalteceu a iniciativa do deputado Jesuino Boabaid, autor do fato inédito na Assembleia Legislativa. Manvailer disse esperar que esta tenha sido a primeira de outras oportunidades para trabalhar a consciência política dos jovens.

ALE/RO – DECOM – Juliana Martins

Fotos: Gilmar Jesus

Facebook Comments