Asfaltão é bicampeã do Carnaval de Porto Velho

0
1146

Com o enredo “Não sei se é sonho, utopia, ou ilusão, vou cumprir minha missão”, a escola de samba Asfaltão se tornou bicampeã do carnaval portovelhense, conforme demonstrou a apuração das notas dos jurados, realizada na tarde do último domingo (07), no Parque dos Tanques. Segundo Jorge dos Santos, o “Jorjão”, presidente da Fundação Cultural do Município de Porto Velho (Funcultural), os desfiles das escolas de samba de Porto Velho foram realizados com sucesso, apesar de algumas dificuldades surgidas no sábado, com os desfiles das três escolas do grupo de acesso, e especialmente no domingo, nos desfiles das escolas do grupo especial. “Os objetivos das escolas do grupo de acesso foram atingidos com menos dificuldades do que as do grupo especial, porque na sexta o clima ajudou, enquanto que no sábado as chuvas atrapalharam muito. Mas, apesar disso, as metas foram cumpridas, as escolas utilizaram bem o espaço e houve muitos elogios à estrutura montada para o espetáculo”, disse o presidente.

As chuvas do sábado provocaram muitos atrasos. A programação previa o início dos desfiles às vinte horas, mas somente por volta da meia-noite é que puderam ser iniciados. “Houve várias reuniões com as diretorias das escolas para sabermos se deveríamos desistir ou não do evento, mas as próprias escolas se decidiram por não adiar. Entenderam que um adiamento poderia trazer  grandes transtornos para todos os envolvidos com o carnaval deste ano. Também o Corpo de Bombeiros impedia as atividades debaixo da chuva, que somente por volta das onze horas começou a dar tréguas. As atividades puderam ser iniciadas somente por volta da meia-noite”, explicou Jorjão.

As escolas do grupo de acesso desfilaram entre às vinte horas da sexta-feira (5) e a madrugada do sábado, mas por não terem concordado com os resultados da apuração, entraram com recursos para revisão das notas dos jurados, de forma que somente após a resolução da questão é que se poderá saber quem venceu e quem perdeu no Carnaval 2016. Quanto às escolas do grupo especial, a Armário Grande ficou em quarto lugar e deverá desfilar no grupo de acesso no próximo carnaval, a Diplomatas alcançou a terceira colocação, a São João Batista ficou em segundo lugar e a Asfaltão sagrou-se campeã, como aconteceu em 2012, último carnaval com desfiles de escolas de samba em Porto Velho.

O presidente da Funcultural disse que as diretorias das escolas aprovaram o Parque dos Tanques como local dos desfiles e elogiaram a estrutura montada para o espetáculo, somente foi muito lamentada a pouca participação popular. “Tudo serviu, acima de tudo, como um grande aprendizado para todos nós acerca do potencial daquele local para acolher aos desfiles. Quanto a estrutura, os camarotes, a preparação da avenida, a iluminação, o som, enfim, toda essa parte de suporte ao espetáculo, só ouvi elogios e algumas pessoas chegaram mesmo a comentar que este deve ser considerado um dos melhores carnavais já realizados na cidade. Uma pena foi a pouca presença da população. A qualidade dos desfiles merecia o aplauso da sociedade portovelhense”, afirmou.

Segundo Waldson Pinheiro, da Ala de Compositores da Escola de Samba Asfaltão, a chuva atrapalhou muito os esfiles, mas apesar disso aconteceu um grande carnaval na cidade. “Sempre há o que melhorar.  A sonorização do ambiente estava boa, mas o carro de som poderia ser melhor. A estrutura, no geral, estava de boa qualidade, mas ainda havia alguns espaços com lama que atrapalhavam a concentração das escolas, enfim, temos muito o que elogiar e há também pontos que podem ser melhorados, mas o principal é que conseguimos realizar um bom carnaval neste ano”, disse o diretor da Asfaltão.

Por Renato Menghi | Fotos: Medeiros e Roseval Guzo