criNo Município de Presidente Médici/RO, conflitos sociais vivenciados por crianças e adolescentes são minorados com a prática de esportes e artes diversas. O resultado é a consolidação de valores e princípios morais aceitáveis da sociedade. Os garotos assimilam regras, limites, respeitabilidade e a boa convivência dentro da família e fora dela. As atividades são aplicadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social – Sembeas.

 

De acordo com o secretário da pasta, Rodrigo Costa, os beneficiários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são crianças e adolescentes em estado de vulnerabilidade social devido à carência financeira ou de perdas referenciais familiares entre outros como o trabalho infantil. Eles formam o “Grupo Conviver”, que conta com envolvimentos educativos de incentivo positivo nos turnos da manhã e tarde.

 

O serviço é coordenado pela pedagoga Girlâne Gomes, que ressalta que o ambiente educacional é tomado por atividades que atraem os envolvidos por serem divertidas e preencherem o espaço vago do tempo em que os garotos não estão na escola. “Aqui eles têm aulas de dança, teatro, música, fanfarra e também fazem lindas pinturas para exposição. O programa contempla vários estilos como a Capoeira também”, disse.

 

Segundo Rodrigo Costa, o serviço está entre as prioridades da prefeita Lurdinha do Sindicato, que tem ampliado atendimentos no setor social. Para o gestor, investimentos na prática de esportes e artes são primordiais à formação do caráter com qualidade de vida e dignidade social. “Esses acolhimentos nos dão a sensação de que estamos cumprindo com a tarefa de humanização e construção de uma sociedade mais saudável”, observou.

 

Autor: Willian Luiz/Assessoria 

Facebook Comments