apos-vivencia%2c-alunos-criam-projetos-de-spa-para-idosos-e-estimular-qualidade-de-vida-1

Preocupados com a saúde e o bem-estar dos idosos e para encerrar as atividades da disciplina de Empreendedorismo, os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental projetaram, através de maquetes, o que poderia ser um “Spa para Idosos” ideal e expuseram na Feira de Empreendedorismo que ocorreu nas duas unidades do Colégio Objetivo, nos dias 17 e 18 de novembro.

A professora de Empreendedorismo, Luzinete Gomes conta como surgiu a ideia da feira. “Após os alunos ainda no 8º ano conhecerem a realidade de alguns internos que vivem no Lar do Idoso, em Porto Velho, nasceu a proposta inicial para que eles projetassem um local que oferecesse mais qualidade de vida para as pessoas com idade avançada, diferente do que eles puderam perceber na visita que fizeram”, explica.

Entre as maquetes construídas está a dos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental da Unidade Jardim das Mangueiras, André Moura, Luan Tierry, João Torres e Lucas Gandolfo que foi construída em 3D. “A ideia seria construir longe da cidade para evitar barulhos e também possibilitar futuras expansões. Além disso, seria um local com bastante acessibilidade para cadeirantes e, claro, seguro com grades e câmeras. Demos a ele um nome bem genérico que é Clínica para Idosos. Um local com atendimento de qualidade e com a colaboração de vários especialistas”, explica André.

Para o bem-estar dos idosos e familiares, os meninos não pouparam em áreas verdes. “Eles teriam locais próprios e naturais para piqueniques e se diversão com a família. Fizemos também uma área de plantio para os que buscam alimentos mais orgânicos, onde primeiro eles plantam para depois escolher o que comer”, detalha João Torres.

Lucas Gandolfo fala sobre a importância do esporte e como desenvolveram essa parte no projeto. “Sabemos que o esporte é muito importante para os idosos e uma das modalidades que proporciona melhor condição física é a natação, então em nossa clínica teremos piscina e profissionais específicos para eles. Além disso, teremos quadras e locais próprios para atividades físicas. O diferencial de nosso spa é que o idoso não seria apenas alojado lá e, sim um local para diversão em família”, revela ele.

André explica como produziu a maquete. “Para o projeto virtual nós usamos o Sketchup, um programa de modelagem em 3D que torna ainda mais real nosso trabalho e não tivemos grandes dificuldades em utilizá-lo. Foi uma forma que encontramos de fazer algo diferente da maquete física”, conclui o aluno.

Para a professora Luzinete Gomes o objetivo foi alcançado. “O resultado disso tudo foi excelente porque tivemos trabalhos belíssimos, onde os alunos souberam utilizar bem a criatividade. Além disso, pude comprovar que os alunos assimilaram o que foi proposto, não só na Feira como em tudo que foi transmitido para eles ao longo do ano. Fiquei muito feliz”, avalia ela.

Fonte: assessoria

Facebook Comments