Após 16 anos, ponte sobre o Rio Jamari é entregue à população de Itapuã do Oeste

0
1384

Depois de 16 anos de espera, neste sábado (4), às 17 horas, enfim, será entregue oficialmente a ponte sobre o reservatório da Usina Hidrelétrica Samuel, no Rio Jamari, em Itapuã do Oeste. O Prefeito Moisés Cavalheiro fez um vídeo convidando a população para uma pequena carreata para marcar a data histórica.

A história da execução das obras de recuperação estrutural e conclusão da ponte se arrastou por mais de 15 anos e só vem a somar na vida de toda a população, tanto para a economia como para a qualidade de vida. Ela é de suma importância, pois 70% da economia e agricultura do município de Itapuã do Oeste fica do outro lado do rio.

Uma balsa era o meio de transporte para realizar a travessia que era custeado pela Eletronorte. A ponte resolve também um antigo passivo deixado pela construção da Usina Hidrelétrica Samuel no município.

A obra finalizada marca também todo um trabalho de luta e dedicação da ex-deputada Marinha Raupp e do ex-senador Valdir Raupp, que desde 2010 até o final de seus mandatos acompanharam a situação da ponte, buscando junto ao Ministério de Minas e Energia e a Eletronorte uma solução.

Em 2015, o deputado estadual Jean Oliveira promoveu uma audiência pública onde tratou do assunto, ocasião em que Marinha Raupp esteve presente junto com a procuradora da República Gisele Dias ouvindo a população.

De lá pra cá, os parlamentares acompanharam todo trabalho para retomada das obras, que passou por um processo de judicialização até a Eletronorte reassumir o compromisso de concluir a obra.

Em junho de 2017, o presidente da Eletronorte firmou compromisso de reassumir as obras da ponte. Um cronograma foi definido considerando o período de estudos, diagnóstico, projetos básicos e executivos.

Entre agosto e setembro de 2017, uma empresa contratada pela Eletronorte esteve no município fazendo o diagnóstico da estrutura existente para definir a contratação do projeto.

Em abril de 2018, técnicos da Eletronorte estiveram na Sedam, em Porto Velho, para verificar os documentos necessários para instalação da obra. Em junho, a Sedam emitiu as licenças prévia e de instalação para a Eletronorte iniciar o processo licitatório.

Definida esta etapa, a empresa vencedora elaborou o plano de ação para as obras. E no dia 12 de dezembro de 2018, o então senador Raupp e a deputada Marinha participaram na sede da Eletronorte, em Brasília, da assinatura do contrato que viabilizaria as obras de reconstrução da ponte.

Fonte: Mais RO