Ao menos nove pessoas morrem em consequência de chuvas na França e Itália

0
183

Região teve um recorde de chuva para um período de 24 horas: foram 630 milímetros, cerca de metade do que chove em um ano inteiro.

Pelo menos nove pessoas morreram por causa de enchentes que devastaram vilas no sudeste da França e noroeste da Itália, de acordo com um balanço publicado nesta segunda-feira (5).

Busca por desaparecidos continua na França e na Itália após passagem da tempestade Alex

Chuvas fortes atingiram a região na sexta-feira. Além das mortes, elas destruíram casas e estradas.

Resgate de helicóptero na região de Ornavasso, na Itália, em 4 de outubro de 2020 — Foto: Divulgação  Vigili del Fuoco/Via Reuters

Sete corpos foram encontrados no domingo. A maioria estava em uma região da Itália, mas alguns deles podem ter sido levados da costa da França.

“O que vivemos é extraordinário, estamos acostumados a ver imagens de desastres como este em outros continentes, às vezes com certo distanciamento, e agora é algo que nos afeta”, disse à AFP o prefeito do departamento de Alpes-Maritimes, Bernard González.

Recorde de chuva

Foram registrados 630 milímetros de chuva em 24 horas em um ponto da Itália. É mais do que metade da chuva de um ano inteiro, em média.

Nas dez horas mais críticas de chuva, foram 500 milímetros, segundo o primeiro-ministro francês, Jean Castex.

Mais de mil bombeiros foram convocados na França. As escolas estão fechadas.

No sábado, 21 pessoas declaradas desaparecidas pelas autoridades italianas foram encontradas no lado francês. Segundo jornalistas da AFP, os contatos continuam difíceis até por telefone em muitos dos vales do interior de Nice.

Fonte: G1