Animação inspirada no distrito de Nazaré estreia neste sábado, 08

Animação inspirada em Nazaré, distrito do baixo Madeira em Porto Velho, estreia neste final de semana. Nazaré: do verde ao barro é um  filme de Juraci Júnior, que faz um mergulho na história de formação da comunidade e a relação de seus moradores com a natureza e, especialmente, com o movimento do rio. A obra conta com trilha original de Tullio Nunes, músico e produtor musical nascido em Porto Velho, mas criado no distrito; aquarelas da poeta e ilustradora Roberta Marisa; e montagem, animação e finalização de Rone Mota. A estreia acontece no sábado (08), através do YouTube, às 19h.

 

O distrito de Nazaré é conhecido por ser um importante polo cultural de Porto Velho, com seu tradicional festejo do mês de junho e a festa da melancia, que atrai turistas até de outros países, exaltando a cultura ribeirinha, com mostra de danças, comidas e músicas inspiradas no dia a dia da comunidade.

“A atmosfera que encanta a tantos visitantes é o pano de fundo de uma saga beradeira, a trajetória de uma família cabocla, recém-chegada do Amazonas e que encontra neste pequeno distrito o seu lugar de morada”, explica Juraci, que tem uma relação próxima com a comunidade e, em especial, com o grupo musical Minhas Raízes. As ilustrações que dão vida ao roteiro foram feitas em aquarela e animadas em pós-produção. Não há diálogos verbais e a história é contada pelas imagens e trilha sonora, composta exclusivamente para o filme. A montagem conta com audiodescrição para cegos.

 

Ainda de acordo com Juraci Júnior, a obra propõe uma representação da vida cabocla e sua relação de respeito com a floresta. “Uma potente valorização da ancestralidade, da vida simples, da terra, dos rios, da colheita e de como a cultura, enraizada do coração de um povo, cria uma atmosfera única, transformando o meio em que vivem de maneira sustentável”, revela.

A estreia havia sido programada para acontecer na comunidade, com exibição e oficina ao ar livre, entretanto, com o avanço dos casos de Covid e as novas variantes do vírus, foi adaptada para uma versão online. No sábado, acontece a oficina “Ilustrando Histórias”, que traz o tema identidade para a criação das pinturas e é voltada à toda família.

 

Após a oficina, às 19h, acontece a exibição do curta e, em seguida, a equipe técnica bate um papo ao vivo sobre o processo de produção do filme e curiosidades.

 

O filme “Nazaré: do verde ao barro” foi contemplado no Edital nº 78/2020/ SEJUCEL-CODEC – 1ª Edição Jair Rangel “Pistolino” do Edital de Chamamento Público para Produção Audiovisual. Lei Federal 14.017/2020 – Lei Aldir Blanc.

Serviço:

Lançamento do filme animação Nazaré: do Verde ao Barro

Quando: Sábado, 08 de maio, às 19hh

Onde: YouTube.

Informação e entrevistas: 69 98419-8410

 

Facebook Comments