A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (10) um reajuste médio de 0,11% para as tarifas de energia em Rondônia. Os índices variam de acordo com o tipo de consumidor.

Para quem recebe energia em alta tensão, como as indústrias, por exemplo, a redução será de 0,27%. Para a baixa tensão, haverá uma alta de 0,24%. As tarifas dos consumidores residenciais terão uma redução de 0,78%. As novas tarifas vigoram a partir de sexta-feira, 13.

A Energisa Rondônia atende 639 mil unidades consumidoras no estado.

Relator do caso, o diretor Sandoval de Araújo Feitosa informou que a empresa havia solicitado uma Revisão Tarifária Extraordinária (RTE), em substituição ao reajuste tarifário anual. Diferentemente do reajuste anual, a RTE permite reavaliar a base de remuneração da companhia.

Mas, de acordo com Feitosa, os requisitos exigidos para uma RTE não foram atendidos. O pedido, de acordo com ele, foi indeferido, mas ainda será avaliado pelo próprio diretor, em processo em separado.

NO ACRE

Na mesma sessão, a ANEEL decidiu reduzir a tarifa das contas de luz da Energisa no Acre.  A redução foi de 4,44% para consumidores alta tensão e 4,20% para os consumidores de baixa tensão.

O deputado federal Mauro Nazif elevou o tom de críticas contra os diretores da Aneel durante a audiência pública, mas o reajuste foi mantido.

Mais informações podem ser obtidas no site da agência reguladora do setor (www.aneel.gov.br).

Facebook Comments