Alunos da rede estadual de Ariquemes representam Rondônia nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica em Pernambuco

0
569

Entre este sábado (8) e a próxima quinta-feira (13), os alunos do curso de robótica educacional da Escola Estadual Heitor Villa Lobos, de Ariquemes, vão representar Rondônia nas Olimpíadas Brasileiras de Robótica (OBR), em Recife (PE).

Governador Confúcio com os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz

Governador Confúcio com os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz

Na terça-feira (5), os alunos Gabriel Teixeira Manfrinato e Kevin Ferreira Cruz, do 3º ano do Ensino Médio, apresentaram ao governador Confúcio Moura a nova versão do projeto Robô Resgate trojan 1.8, que vai concorrer na OBR.

Manfrinato explicou que o Robô Resgate já participou de quatro olimpíadas, sendo três nacionais e uma estadual, todas com versões diferentes, sempre melhoradas.

Na nova versão, o Robô Resgate ganhou celeridade nos movimentos, tornando eficiente e possibilitando a conquista do primeiro lugar. “Esperamos passar na fase nacional e poder representar nossa escola, estado e o País nas olimpíadas mundiais que acontecerão no Japão em abril de 2017”, destacou o Manfrinato.

Como incentivo, o governo de Rondônia forneceu aos alunos as passagens áreas de ida e volta a Recife, e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Ariquemes realizou ação entre os associados para arrecadar recursos para as despesas com alimentação, transporte e hospedagem dos alunos durante os quatro dias.

Para a orientadora do curso de robótica educacional, Sandra Regina Viola, é muito importante para o futuro de Rondônia hoje ter um governo que invista na educação e acredita no potencial dos jovens.

Confúcio parabenizou os alunos e disse que é um orgulho muito grande para ele, em vê-los representar o estado, pediu para registrar o momento. “Investir em educação é investir no futuro dos jovens, e no futuro de Rondônia”, disse o governador ao parabenizá-los.

ESCOLA TRANSFORMADA 

A Escola Heitor Villa Lobos de Ariquemes passa por reformas e ampliações com a finalidade de ser transformada no primeiro Centro de Estudo Tecnológico da Região Norte, uma unidade dedicada a formar jovens em tecnologia da informação games, jogos eletrônicos roteiros, multimeios, multimídia, tudo relacionado com o mundo da ciência da computação da informática com foco no ensino médio profissional.

“É um projeto emblemático. Eu quero que o jovem saia desta instituição dominando a tecnologia e pronto para o mercado de trabalho”, afirmou Confúcio.

Leia mais:
Alunos de Rondônia se preparam para a 12ª Olimpíadas Brasileira de Matemática
Alunos da rede pública rondoniense lançam foguetes em direção à Olimpíada Brasileira de Astronomia


Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom – Governo de Rondônia