Aluno Atleta do IDEB é lançado em Ariquemes, com mais de 1,3 mil estudantes da rede municipal e autoridades do Vale do Jamari

“O projeto mais importante para uma cidade é o investimento na qualidade da educação das crianças, na alfabetização na idade certa, para abrirmos o caminho para o crescimento verdadeiro do nosso país”, disse o senador Confúcio Moura , durante a abertura do lançamento oficial do projeto “Aluno Atleta do IDEB” em Ariquemes, na sexta-feira (4).
O evento reuniu mais 1,3 mil estudantes e profissionais da educação da rede municipal, e autoridades de toda a região Vale do Jamari. De acordo com o senador Confúcio, idealizador do projeto, os resultados das ações vão além do objetivo inicial, que é a elevação da nota do Índice do Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), e que trarão reflexos positivos para o futuro do país, porém, é uma ação que deve ter o envolvimento de todos – pais de alunos, prefeito, professores, diretores escolares, parlamentares municipais, estaduais e federais.
“Estamos lançando hoje um grande programa educacional em Ariquemes, a pedido do prefeito, Thiago Flores, no sentido de ajudar o município a desenvolver educação de qualidade, começando com o projeto Aluno Atleta do IDEB ”, destacou Confúcio, ao explicar que dedica seu mandato à educação.
Para o vereador Zul Pinheiro, parceiro do projeto, investir em educação é colocar na mão das crianças a possibilidade de elas tomarem para si a decisão de escolher o futuro para suas vidas. “Nós queremos educação de verdade, educação que dá possibilidade de nossas crianças sonharem. Para nós, é uma honra muito grande Ariquemes fazer parte de um projeto tão grandioso”.
Os deputados estaduais Jhony Paixão, Adelino Follador e Chiquinho da Emater elogiaram a iniciativa e entraram como parceiros do projeto. “Tratar essa avaliação como um atleta, motivando nossas crianças a estar fazendo essa disputa saudável, para ser o melhor em sala de aula, só pode trazer coisas boas. Essa iniciativa só poderia ter saído de uma pessoa como Confúcio”, ressaltou o deputado, Jhony.
A Prova Brasil que tem objetivo de avaliar o rendimento da educação pública no país, será aplicada em Ariquemes, no final de outubro a 168 alunos do segundo ano, por amostragem, 1,4 mil do 5º ano, e 197 matriculados no 9º , do ensino fundamental.
De acordo com a secretária de educação do Município, Cleuzeni Maria de Jesus, Ariquemes obteve notas acima da média proposta no IDEB do 5º Ano do ensino fundamental, há dez anos, período em que Confúcio foi prefeito da cidade. “Este ano, a meta é obter um resultado ainda mais positivo nas duas categorias”, afirmou.
A proposta do projeto é promover uma disputa saudável entre os alunos de maneira a alavancar a média IDEB. “Esse projeto é um compromisso firmado por representantes políticos em liberar e investir recursos para as demandas da educação. Com o envolvimento de todos, tenho certeza que dentro de poucos dias veremos resultados positivos.” Pontuou Thiago Flores.
Também participaram do evento, os prefeitos de Monte Negro, Evandro Marques, de Cacaulândia, Edir Alquierce e seu vice, João Caetano, vereadores e secretários municipais de educação de vários municípios do Vale do Jamari, além do superintendente do Sebrae, Daniel Pereira.

Ariquemes tem Mascote Idebinho

O mascote Idebinho criado pela equipe da Secretaria de Educação do Município foi desenvolvido para estimular um melhor aprendizado e confiança aos alunos para as avaliações externas, visando a elevação IDEB entre os alunos do 5° e 9° anos do ensino fundamental.
A secretária de Educação, Cleuzeni Maria de Jesus explicou que a ideia do personagem lúdico é uma forma de chamar atenção e motivar os alunos que irão participar da Prova Brasil. “Com os alunos motivados, eles terão um olhar mais comprometido com todas as nossas ações desenvolvidas, para que assim, consigamos melhores resultados e consequentemente êxito em ultrapassar a nossa meta do IDEB”, observou.

 

Assessoria de Comunicação

Facebook Comments