25 C
Porto Velho
terça-feira, agosto 9, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

Agroindustria de abate de suínos e produção de derivados é inaugurada em Rolim de Moura

Ronaldo e Marisa Machado afirmaram que estão realizando o maior sonho de suas vidasRonaldo e Marisa Machado afirmaram que estão realizando o maior sonho de suas vidas
Ronaldo e Marisa Machado afirmaram que estão realizando o maior sonho de suas vidas

Na região da Zona da Mata já são 25 agroindústrias legalizadas nas mais diversas atividades, 17 em processo de legalização e última foi inaugurada na sexta feira (20), no município de Rolim de Moura, na Linha 184, km 06 lado Sul. Trata-se do abatedouro de suínos Frigo Machado, de Ronaldo Batista Machado, que administra o empreendimento juntamente com a esposa, Marisa, e as filhas, totalizando seis famílias trabalhando e produzindo carne e seus derivados: linguiça, defumados, torresmo, banha, morcela e farofa. Diariamente são abatidos de 18 a 20 animais, aproximadamente 48 a 50 mil quilos por mês, produção que é vendida nas feiras de Rolim de Moura, Santa Luzia e Pimenta Bueno.

“Com o apoio da Emater-RO [Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural], conseguimos realizar este sonho, que é a construção e montagem do nosso abatedouro”, afirmou Meire Machado, que gerencia a agroindústria, completando que, com a orientação e apoio dos técnicos da Emater-RO, montaram o projeto estrutural da indústria e através do Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf) conseguiram R$ 260 mil, enquanto o governo estadual investiu mais de R$ 204 mil em equipamentos. “É uma emoção sem descrição para nós, que nunca saímos da roça, estarmos hoje empreendendo e inaugurando o nosso próprio negócio”, ressaltou Meire.

Albertina Maragoni, coordenadora regional da Emater-RO na Zona da Mata, enfatizou que o Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária (Prove), coordenado pela Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), e executado pela Emater-RO em parceria com outros órgãos, tem incentivado os pequenos produtores rurais a industrializar e comercializar seus produtos. “Hoje estamos abertos para quem quiser empreender. É só nos procurar”, afirmou Albertina.

Mary Braganhol, adjunta da Seagri, disse que um dos maiores desejos do governador Confúcio Moura é cada vez mais expandir e dar condições aos agricultores familiares de produzir mais e crescer na sua própria terra. “O Frigo Machado é um exemplo disso”, citou.

Também participaram do evento, Iloir Miguel-Kiko, secretario-executivo do governo; Rodnei Paes, superintendente da Juventude, Esportes, Cultura e Lazer; Jurandir Vieira, prefeito de Santa Luzia d’Oeste; Vantoir do Posto, prefeito de Alta Floresta d’Oeste; a deputada Marinha Raupp; senador Valdir Raupp; e Luiz Shock, prefeito de Rolim de Moura.

 

FONTE – Secom


Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,429FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles