30 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 12, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

AGRICULTURA FAMILIAR – Produtores da agricultura familiar assinam contrato do Programa Nacional de Crédito Fundiário em Rolim de Moura

Um grupo de 17 famílias de agricultores do município de Rolim de Moura foi beneficiado na manhã deste sábado, 16, com a assinatura de contratos de adesão ao Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Outras nove famílias receberam as escrituras de suas terras. O evento foi realizado no Auditório da Faculdade São Paulo. O valor aplicado no programa é de  R$ 3.876.600,00.

O jovem casal Ueberson Lopes Barbosa e Franciele Ribeiro foi um dos beneficiados com o programa. Para Barbosa, a assinatura da proposta representa a realização de um sonho. “A gente sempre sonha em tem um pedaço de terra para proporcionar uma vida melhor para a nossa família. Nós estamos casados há 5 anos, mas agora é que vai começar a nossa vida de verdade, pois é deste pedaço de terra que vamos tirar o nosso sustento e, futuramente, o dos nossos filhos também”, declarou emocionado.

Em Rondônia, o PNCF é gerido por meio da Unidade Técnica Estadual (UTE) da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com sindicatos rurais e prefeituras. O programa é coordenado pela Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), vinculada à Casa Civil da Presidência da República.

Consolidado no Estado desde 2011, o programa vem contribuindo para o fortalecimento da agricultura familiar porque oferece a oportunidade de adquirir um pedaço de terra a famílias que já sobrevivem no meio rural, mas que ainda não tiveram oportunidade de acesso à terra. Além disso, colabora para a diminuição dos conflitos agrários, combatendo a pobreza rural e melhorando a qualidade de vida e geração de renda da família no campo.

Filho de camponês, o governador Daniel Pereira destacou a importância do momento para a vida das famílias presentes. “Essa medida é de fundamental importância, pois contribui para o fortalecimento do Estado por meio da agricultura. Rondônia ocupa a sexta posição em rebanho bovino e é o maior produtor de peixe em cativeiro do Brasil. E vamos crescer ainda mais”.

Ao finalizar, o governador destacou a importância da educação e disse que os agricultores precisam manter seus filhos em sala de aula.

O evento contou com a presença do superintendente do banco do Brasil em Rondônia, Felipe Zanella, de autoridades municipais, estaduais e representantes da bancada federal.

 

Leia mais:

 Imóveis de 200 famílias carentes de Cerejeiras são legalizados com títulos definitivos do governo estadual

 Crédito Fundiário fomenta novos produtores da agricultura familiar a ter a própria terra em Colorado

 Nova estação de tratamento sanitário deve atender cerca de 100% de Cacaulândia; mais de R$ 10 milhões foram investidos


Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Adenilson Florentino
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,430FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles