Ação da Cidadania promove eventos da campanha Natal sem Fome em todas as regiões do país neste final de semana

0
860

De Norte a Sul do Brasil, de 3 a 5/11,  Natal sem Fome vai lembrar aniversário de 82 anos do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, exibir o documentário sobre sua história e promover eventos como lançamento da Campanha numa aldeia Pataxó em Porto Seguro, no Sul da Bahia. Pela primeira vez, Natal sem Fome tem apoio de duas agências da ONU: UNESCO no Brasil e FAO. Agência Africa assina campanha trazendo de volta os ideais de um país sem fome, defendidos pelo sociólogo e idealizador do Natal sem Fome, Betinho.

População poderá doar alimentos não perecíveis nos eventos e também  por meio de hotsite e postos de arrecadação até o dia 16 de dezembro

A ONG Ação da Cidadania, fundada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, promove neste final de semana, de 3 a 5/11, eventos da Campanha Natal sem Fome em todas as regiões do País, de Roraima até o Rio Grande do Sul. A  campanha, retomada após 10 anos, tem a parceria de duas agências da ONU, a Representação no Brasil da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura(UNESCO no Brasil) e a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO).

Em Porto Seguro, no sul da Bahia, a Campanha será lançada, no dia 4/11, na Reserva Indígena da Jaqueira, uma aldeia pataxó. No dia 3 de novembro, Betinho faria 82 anos e, para lembrar a data, o documentário “Betinho – a esperança equilibrista”, de Victor Lopes, será exibido em várias cidades. No Rio, a exibição será no dia 3/11, com entrada franca, na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, no Centro, a partir das 18h30, com participação de Victor Lopes em debate com o público após a sessão. Como ingresso será pedido 1 kg de alimento para a Campanha Natal sem Fome. O filme, parceria entre a Globo Filmes e Documenta Filmes, foi lançado em 2015 , quando Betinho faria 80 anos.

A grande mobilização nacional conta a participação de 17 cidades: Rio de JaneiroBrasíliaPorto AlegreSanta MariaSalvadorPorto Seguro, JuazeiroRecifeSão LuizJoão PessoaFortalezaBelo Horizonte,Arapongas (PR), TeresinaBoa VistaMaceió e Aracaju. Em todas as cidades haverá coleta de alimentos.

 

Nas praças:

Porto Seguro, sendo o berço do Brasil, possui um diferencial espetacular com relação a todos os outros destinos brasileiros. A mesa de ponto de partida do Natal Sem Fome no Sul da Bahia, no dia 4/11, vai acontecer em uma legítima aldeia indígena de Porto Seguro. Os habitantes originais dessas terras, que estão muito bem representadas na Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira. Localizada a apenas 12 quilômetros do centro da cidade, a reserva preserva a história e os costumes dos índios Pataxó e proporciona ao visitante uma experiência única, daquelas que fazem rever valores e lembrar pelo resto da vida. A mesa vai ser montada em genuína tradição Pataxó.

Em Fortaleza, nesta sexta-feira, dia 03 de novembro, o Inec – Instituto Nordeste Cidadania, parceiro local da Ação da Cidadania, realizará mutirão de Lançamento da Campanha Natal Sem Fome no bairro do Bom Jardim. Haverá concentração na Praça da Paróquia de Santa Cecilia a partir das 09h, Na região Nordeste, o Inec mobilizará mais de sete mil pessoas que trabalham nos seus quadros para engajamento na Campanha. Só no Estado do Ceará são mais de duas mil pessoas. A arrecadação nacional de alimentos conta ainda com o hotsite www.natalsemfome.org.br

Sobre a Campanha:

A campanha, criada pela Africa, tem o objetivo de impactar e chamar a atenção da população para a volta da Fome. Os números são assustadores: 11% da população mundial, sendo que sete  milhões de brasileiros (de acordo com pesquisa do PNAD/IBGE) passam fome. As ativações da campanha começaram no dia 15/10 nas redes. As ativações nas redes sociais trazem o Betinho, idealizador da campanha Natal Sem Fome e o icônico prato prateado vazio. O engajamento de grandes artistas e influenciadores faz a campanha ganhar mais visibilidade, assim como o resgate do inesquecível filme da campanha de 1994 com o prato prateado vazio, que volta para a televisão impactando as pessoas para a volta da fome no Brasil. A campanha, neste ano, será realizada até o dia 20/12 com ações em out of home e presentes nos maiores portais. O propósito da ação é arrecadar a maior quantidade possível de cestas básicas e entregar para quem não tem o que comer na semana do Natal.

Assessoria de Imprensa

Ação da Cidadania

George Patiño

(21)  98758-7282/ 2233-7460

[email protected]