Neste mês, são realizadas, em todo o país, programações voltadas para a promoção e conscientização da segurança e da saúde no ambiente de trabalho em alusão ao Abril Verde. Em Porto Velho, o Departamento de Vigilância em Saúde, vinculado à Secretaria Municipal da Saúde (Semusa), aderiu à iniciativa. Segundo a técnica Ivanice Velasques Gonçalves, da Vigilância Epidemiológica, é importante fazer com que esta mensagem chegue ao maior número de pessoas.

“Nós apoiamos aderindo à campanha e incentivando as empresas e instituições a realizarem palestras, debates, seminários, campanhas publicitárias e outras mobilizações para conscientizar a população a respeito da saúde e segurança nos ambientes de trabalho. As vítimas devem ser vistas, não como números, mas como trabalhadores que saíram para a jornada diária e não retornaram às famílias”, diz Ivanice.

O Abril Verde foi criado para que seja estabelecida uma nova cultura de redução e eliminação de acidentes no trabalho e doenças ocupacionais. O movimento é caracterizado no calendário nacional com o laço da cor verde, que corresponde à Segurança no Trabalho.

CUIDADO

O enfermeiro e coordenador do Serviço de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Valdir Alves do Nascimento, destaca que a Semusa não poderia ficar de fora de uma ação tão importante à saúde dos trabalhadores. “Temos a programação das campanhas de saúde anuais, que acompanham as que são organizadas pelo Ministério da Saúde (MS)”, explica.

Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) de Porto Velho tem um profissional capacitado para viabilizar a prevenção de acidentes e riscos biológicos. Há um fluxo que inicia quando um servidor é acidentado com perfuro-cortante, por exemplo. Inicialmente é feito um relatório e o servidor é encaminhado para exame minucioso e humanizado.

Um dos projetos voltados para a saúde do servidor da Semusa é o Ambulatório de Saúde do Servidor/CIPA. “Este ambiente foi criado para atender, diagnosticar, tratar e acompanhar a recuperação e reabilitação para que o retorno do trabalhador seja feito de forma segura”, explica Valdir Alves.

O conceito vigente no âmbito da secretaria tem a informação e a prevenção como pilares e a pandemia de Covid-19 é um exemplo da forma como é aplicado. “Temos ainda o acompanhamento médico, coleta de exames e monitoramento do servidor”, acrescenta Valdir, lembrando que ainda são executados atendimentos na área de psicologia por agendamento telefônico.

MOVIMENTO

O Abril Verde foi instituído por iniciativa de sindicatos canadenses e levou em consideração um acidente em que 78 operários morreram quando a mina em que trabalhavam, no estado da Virgínia (EUA), explodiu, em 28 de abril de 1969.

O movimento foi endossado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2001. No Brasil, em maio de 2005, foi promulgada a Lei N°. 11.121, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

 

Fonte: Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)

Facebook Comments