A melhor saída para o prefeito é enfrentar os seus detratores…

0
660

itataRETICÊNCIAS POLÍTICAS… –  Por Itamar Ferreira (*)

A melhor saída para o prefeito é enfrentar os seus detratores…

 

… e ele tem feito isso com tenacidade e determinação. Ocorre que nesta data inaugural de junho renomado um colunista portovelhense publicou em sua prestigiada coluna que “A melhor saída para o prefeito é a renúncia”; imediatamente intuí que se tratava do alcaide da nossa maltratada Capital…

… mas, para surpresa minha, a preocupação do eminente escriba não era com Porto Velho, embora em seus argumentos ele tenha dito que na cidade “Não  há investimentos. Desemprego, sujeira, ruas esburacadas e mato os por todos os lados”. Convenhamos, não se poderia fazer uma descrição mais perfeita da nossa Capital…

… sua preocupação viajou de 479,1 km e aportou em Cacoal, para pedir a renúncia do alcaide daquela cidade. Ora, o colunista nutre notória antipatia pela legenda da Estrela vermelha e seus filiados, mesmo assim se autonomeou ultimamente conselheiro-mor, sendo que dia sim e o outro também ele dá conselhos sobre o que seria melhor para o partido e para os petistas…

… essa nobre preocupação do colunista me fez lembrar parte da letra de uma musica de Cazuza, “sobrevivendo da caridade de quem me detesta”. Mas não é só isso, além desses conselhos “bem intencionados”, o prefeito da Capital do Café ainda tem que conviver com um intenso fogo amigo, comandado pela paladina edil Maria Simões e sua camarilha…

… considerando que o principal motivo para o pedido de renúncia seria a “Operação Detalhe”, pois se mato alto e  buraco cassasse prefeito poucos sobrariam no Brasil, há que se questionar: da categórica afirmação do delegado que preside a citada operação, de que “não temo qualquer indicio da participação do Prefeito Franco nos crimes investigados”, qual terá sido a parte que o escriba teve mais dificuldade de entender? Enquanto isso…

… a principal algoz do prefeito, a vereadora paladina da moralidade Maria Simões, teve seu nome encaminhado oficialmente à Câmara de Vereadoras pela Polícia Civil, em 15/05/05, como investigada em crime de falsidade ideológica, a pedido do Ministério Público, por fatos relacionado à Nossa Clínica, da qual ela seria sócia. A Clinica poderia estar envolvida com contratos sob suspeição com a prefeitura de Rondolândia-MT onde o irmão da vereadora, coincidentemente, é secretário municipal…

… indaguei do prefeito Padre Franco, qual era a resposta dele para o eminente escriba salvador da pátria cacoalense e ele foi categórico em responder: “Flangar non flectar!”. Meu latim é sofrível, para não dizer inexistente, mas certamente o erudito colunista, sábio segundo suas próprias palavras, há de saber o significado. Entretanto, para não deixar na curiosidade a meia dúzia de leitores da coluna, se tantos, pesquisei o significado que é: podem até me quebrar, mas envergar e curvar jamais!