A FÓRMULA DO SUCESSO DE CONFÚCIO MOURA

0
2415
Confúcio Moura continua, segundo assessor próximo
Por Augusto Branco (*)

A atual gestão do Governo de Rondônia tem sido reconhecida e premiada em nível nacional como uma das melhores do Brasil. Este é o resultado da visão e do empenho de um governador à frente de seu tempo, Confúcio Moura, que profissionalizou e modernizou a gestão pública, dando espaço para que pessoas com qualificação adequada conduzissem o Estado por águas tranquilas em meio ao turbulento mar da crise que assolou o país: os Técnicos.

Confúcio Moura permitiu que os técnicos do Governo de Rondônia dessem vazão às suas ideias, simplificando processos e adotando boas práticas de gestão, especialmente através do prêmio Boas Ideias. Mais que isso, o Governo de Rondônia oferece o maior programa de formação continuada do Estado, através da Escola de Governo. Diversas consultorias e cursos de renome nacional e internacional foram oferecidos aos servidores, a citar Falconi, FGV, Fundação Lemman e Amana Key, qualificando ainda mais os técnicos das Secretarias de Estado.

O resultado deste investimento se refletiu nos excelentes índices de boa governança apresentados pelo Estado nas mais diversas esferas, com destaque para as finanças do Estado, comandadas pelo Secretário Wagner Garcia, que se mantém equilibradas e no azul, com folha de pagamento de servidores em dia, contratos com fornecedores devidamente pagos, e dinheiro em caixa para fazer mais investimentos.

Destaca-se ainda o excelente trabalho da Superintendência de Assuntos Estratégico – SEAE, que foi fundamental para o gerenciamento de crises como as enchentes do Rio Madeira e rebeliões no Urso Branco. A SEAE, liderada pela Rosana Cristina, também é responsável pela modernização na tramitação dos processos dentro do governo, inaugurando a era do governo digital, extinguindo o uso de papel para movimentação de documentos oficiais, gerando grande economia para o governo e agilizando as ações governamentais. É também responsabilidade da SEAE um dos principais projetos deste governo, a Infovia, projeto executado pela Dtic, que está iluminado com fibra optica todo o Estado de Rondônia, o que possibilitará que tenhamos internet veloz em todos os municípios – um projeto audacioso que foi finalista do Prêmio Excelência em Competitividade, oferecido pela CLP, juntamente com a renomada publicação internacional The Economist.

O Prêmio Excelência em competitividade de 2017, aliás, teve como vencedor outro projeto do Governo de Rondônia, o PDES – Plano de Desenvolvimento Sustentável de Rondônia, que foi desenvolvido sobre a tutela do Secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, George Braga, o qual explica que mais do que uma estrutura de planejamento, o PDES converte-se num modelo de gestão que vai atravessar os próximos 15 anos, garantindo o desenvolvimento sustentável de Rondônia até o ano de 2030, sem sofrer interrupção e com todo zelo com os recursos naturais, a biodiversidade e com o meio ambiente em geral.

No governo Confúcio Moura, portanto, as ações de natureza técnica ganharam vazão para se desenvolver num ambiente favorável, com grande tranquilidade garantida pelo belo trabalho de Emerson Castro à frente da Casa Civil, que conseguiu harmonizar todos os poderes – Executivo, Legislativo e Judiciário – em prol do progresso de Rondônia.

Vê-se, portanto, que o trabalho sério e compromissado de profissionais técnicos do governo, aliados a visão e dinamismo do governador de Rondônia foi o grande propulsor do excelente desempenho da gestão Confúcio Moura, uma fórmula que deve continuar sendo utilizada para que Rondônia permaneça nos trilhos do desenvolvimento.