A CASA CAIU: JUSTIÇA CONCEDE DIREITO DE RESPOSTA A CONFÚCIO NO PROGRAMA DE EXPEDITO

0
923

devbate

A Coligação Rondônia no Rumo Certo, que apoia Confúcio Moura à reeleição, terá pelo menos um minuto de direito de resposta, por dia, no programa eleitoral do candidato Expedito Junior. A decisão é da Justiça Eleitoral, que julgou falsas as acusações contra Confúcio, exibida no programa eleitoral do candidato Expedito Junior.

O programa de Expedito, veiculado em quatro dias consecutivos, acusou Confúcio de “ter sido condenado a três meses de prisão”, o que não é verdade, de acordo com os autos do Supremo Tribunal Federal (STF). Outra acusação, feita contra o candidato do PMDB e refutada pela Justiça, é de que Confúcio teria alugado um apartamento da mulher de um homem conhecido por Beto Baba, preso na “Operação Apocalipse”. Esta acusação também não procede, de acordo com a Justiça.

A terceira acusação, refutada pela Justiça, é a de “suspeita de superfaturamento nas obras do Espaço Alternativo construído em Porto Velho”.  A obra não foi embargada e nem foi superfaturada, como diz o programa do adversário, conforme relata o conselheiro Valdivino Crispim, do Tribunal de Contas de Rondônia. “Não há irregularidade alguma que possa comprometer o empreendimento até os dias atuais”, ressalta o conselheiro.

As acusações a Confúcio foram feitas pela primeira vez no programa do dia 15 de outubro de 2014, entre 19h e 20h.  A peça publicitária negativa contra o candidato do PMDB, foi utilizada reiteradas vezes e mostrava uma mão apontando os dedos em contagem de um a quatro, sendo que cada dedo correspondia a uma das acusações. Ao final, a mão se virava, borrada de preto, enquanto o locutor perguntava: “você acha que isso é ter mãos limpas”?

A Justiça Eleitoral considerou o pedido de direito de resposta de Confúcio procedente por entender que as acusações contra Confúcio são falsas, inverídicas e tiveram a pretensão de enganar o eleitorado em relação à reputação de Confúcio Moura e, certamente, desequilibrar o pleito eleitoral em favor do adversário.

Em relação ao Espaço Alternativo de Porto  Velho, trata-se de uma matéria também veiculada no site www.tudorondonia.com.br, postada no dia 14 de outubro, as 8h06. Texto plantado com o objetivo claro de subsidiar o horário eleitoral do candidato Expedito com inverdades. Ainda em relação às obras do Espaço Alternativo, de acordo com a Assessoria Jurídica, estão em franco desenvolvimento, sem nenhuma irregularidade sequer.

As acusações foram veiculadas no dia 15 de outubro de 2014, no horário eleitoral, entre 19h e 20h, tendo sido reeditadas durante quatro programas. De acordo com a decisão do TRE-RO, por causa dessas veiculações, ao todo, Confúcio Moura terá 4 minutos de direito de resposta nos programas do candidato adversário.

 

Área de anexos

Visualizar o anexo DIREITO DE RESPOSTA.png

DIREITO DE RESPOSTA.png